Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Margaret Mead: O lado prático dos Tabus

Margaret Mead, a notável antropóloga americana, sempre preferiu observar os povos primitivos para produzir seus trabalhos científicos. Que abrangeram pontos variados da cultura e da Psicologia, do comportamento sexual, do caráter, das mudanças culturais. Mas, mesmo com toda essa experiência, ela se espantou com o grau da objetividade do nativo de Nova Guné a quem ela interrogousobre o tabu do incesto. Margaret esperava um longo falatório sobre a ira, dos deuses, pesados castigos para a tribo ou para a pessoa incestuosa. Mas o nativo, de senso muito pratico, mirando o horizonte do alto do monte Arapesh, onde eles se encontravam, explicou placidamente: "Se você se casar com sua irmã, você não terá cunhado. Com quem você vai trabalhar? Com quem você vai caçar? Quem ajudará você?"

Super Interessante

5 comentários:

  1. Foi vc quem postou esse texto, Hosaka?

    ResponderExcluir
  2. Ardendo muito esse teu buzanfã de católicuzão ? Faça como o papa: de meia em meia hora leve uma enrabada do guarda suiço, hehehe.... Auf wiedersehen, guten morgen !

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe vai ser hoje que a dra. Selma comentará o "Cartas de Uma Morta"...será que ela vai dizer o que acha de o Emperucado pseudopsicografar sobre a vida no sistema solar e a ciência desmentir tudo?
    Ela é uma peruquete de primeira, tem até foto do gatão saradão arrombadão V-Veadão na parede do consultório (segundo dizem as más línguas).
    Outro fã de carteirinha do Emperucado é o V-V-aiVolta. O lusitano bobalhão acredita até na fraude da materialização da Josefa Musselina.
    Acho que todos já viram essa foto: Um V-V-eadão de pé, desmunhecando, uma farsante fingindo-se de espírito tapada por musselina dos pés à cabeça para não ser reconhecida, e um outro impostor sentado com fita de musselina caindo pelos dois cantos da boca...uma vergonha!
    Mas tem idiota que acredita!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hosakão André Peg. ! Ardendo muito esse teu rabicózão de católicuzudão ? Faça como o papa: de meia em meia hora leve uma enrabadona do salsichão do guardão suiço, o Hansão , hehehe.... Auf wiedersehen , guten tagen. ...

    ResponderExcluir