Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje é dia de Santo Antônio!

(nasceu a 15/08/1195 em Lisboa,
faleceu a 13/06/1231 em Pádua)


Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos.

 Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo), Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.



Santo Antônio é o aliado das pessoas que querem casar, no entanto o santo casamenteiro não é muito bem tratado por aqueles que esperam seus “favores”. Pode-se dizer que é o santo mais judiado da paróquia. Ele costuma ser afogado, vendado, colocado de cabeça para baixo e tudo o que se possa imaginar pelas fiéis que desejam um marido.

Sua fama de casamenteiro começou por volta de 1790, em Portugal. Em um momento de nervosismo, uma moça pegou a imagem de Santo Antônio e jogou pela janela de sua casa. A imagem acertou a cabeça de um rapaz, que foi atendido pela família da moça. Os dois acabaram se conhecendo, se apaixonaram e casaram.
Penso que Santo Antônio até pode arranjar o marido, ou namorada ou namorado, mas com certeza ele não se responsabiliza pelo marido (namorado, namorada, esposa ) arranjado...

Simpatia de Santo Antônio para quem que seu amor seja correspondido (especial para o Hosaka fazer para a princesa):

Pegue um pedaço de papel branco e coloque-o sobre um prato. Desenhe um coração do tamanho do fundo do prato. Depois, recorte o desenho. Nas 3 primeiras linhas escreva o nome da pessoa que você quer. Nas 3 linhas seguintes escreva o seu. Coloque o desenho do coração no fundo do prato, derrame um pouco de mel sobre ele, bem como algumas pétalas de rosa branca. Acenda uma vela branca no meio do prato, deixando-a queimar totalmente. Quando a vela acabar de queimar, firme o pensamentona pessoa desejada. Reze a Oração de Santo Antonio. Guarde o prato por sete dias. Depois, lave as pétalas e coloque-as na igreja do Santo. O prato com o coração deve ser deixado num jardim.


Oração de Santo Antônio:
(precisa para a simpatia)
ORAÇÃO - Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e  afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.Santo Antonio, rogai por nós.(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)



Obs: Nós, Espíritas, não acreditamos nisso.




(Selma)

14 comentários:

  1. Dra. Selma, não só os espíritas não acreditam nessas asneiras, qualquer pessoa que não tenha estrume em lugar do cérebro não pode acreditar nesses absurdos do Catolicismo.
    Mas muitos espíritas, como aquele imbecil lusitano, acreditam em absurdos, como espírito guia que foi cônsul romano que nunca existiu e que a NASA oculta por motivos escusos as descobertas em Marte que confirmariam as asneiras do Emperucado.
    Aquele lusitano é tão imbecil quanto esses dois católicos do antigo GD, sem falar na Nihil, que é outra idiotinha de carteira assinada.

    ResponderExcluir
  2. Adilson, vc já assistiu o desenho animado Blue, onde há uma arara azul que tem medo de voar?

    ResponderExcluir
  3. Que é que tem essa arara azul, dra. Selma? Ela acredita na Josefa Musselina ou é devota de Sto Antônio e Sta Teresa? Que eu saiba, não existem araras em Portugal nem no Japão.

    ResponderExcluir
  4. Credo... Nada a ver a arara com a Josefa ou os santos do Hosaka... Foi só uma pergunta.
    Assisti o filme e gostei... Veja também para esquecer a Josefa por uns instantes.

    ResponderExcluir
  5. Adilson,

    ...vou pular a parte sobre minha pessoa.

    Estou só desejando te contar que o sr.Hosaka não tem o dever de te agradar.

    (que vive aborrecido com as "posturas" dele,não?
    e que vive aborrecido com todo mundo que não
    é joão...

    que chato,não...)

    (fiuuu...)

    ResponderExcluir
  6. Estava me esquecendo :

    Olá, Hosakinha André Malinha! Ardendo muito esse teu rabicózinho de católicuzudinho ? Faça como o papa: de meia em meia hora leve uma enrabadinha do guarda suiço, o Hans , hehehe.... Auf wiedersehen ! guten nacht !

    ResponderExcluir
  7. Olá,sr.Fambins.

    Como vai sua... ah -nem sei mais...

    ResponderExcluir
  8. "segunda mensagem para o Adilson'.


    Estou estressada com meu "hoje",e você poderá ser um ouvido para minha prosa.
    Você,que deve estar dependurado no varal.
    (O Contravocê está num balde,com água e sabão.)

    Eu sou bobona mesmo,e por saber disso,eu quase virei atéia,quando bem jovenzinha.

    Se existe uma grande maldade que a natureza fez ao mundo,foi a criação dos limites mentais,que incapacitam,e mesmo- infernizam a vida das pessoas.
    Que as impedem de ser o que gostariam,que as impedem de ser o que precisam,que lhes atrapalha todos os momentos da vida,que limita evoluções,progressos e melhorias,que expõem os seres a humilhações na frente do espelho, e a críticas de pessoas que não entendem,e que vêem nos erros alheios,atos falhos.

    Que semeiam acidentes,culpas, remorsos, que inviabilizam a filosofia,a religião,o perdão e a esperança.

    Que produzem a violência nas ruas e nos lares.

    º
    º
    º
    Vocês - "joões", tem uma boa vida.
    Ainda não foram tocados pela Fada Azul.
    Nem queiram ser tocados por ela.

    º
    º
    Vontade de gritar em algum lugar, satisfeita.
    Obrigada ao(s) que escutaram.

    ResponderExcluir
  9. A maluquetinha diz que é budista, mas nem sabe que no budismo não existe a ideia de um Deus infinito e único.
    A única coisa que eu gostaria de perguntar a ela seria: se ela fosse uma mulher gostosa e sem celulite, como a mulher samambaia, ela daria pra um cara feio e com cara de retardado como o jogador dentinho, mesmo com a conta bancária dele?
    Acho que o Hosaka vai perguntar se eu acho que a maluquinha tem celulite, porque bunda mole eu acho que ele acha que ela tem. Quem já viu mulher gordona de bunda durinha, hein, Hosaka-san?

    ResponderExcluir
  10. Hã...

    ...eu voltei,para não ficar.

    Só o budismo hinayana costuma ser ateísta,e o único templo desse budismo no Brasil,fica aí na sua cidade,que é o Rio de Janeiro, sr.Adilson.
    Aliás, no restante e no mais...

    ...vou continuar comendo minhas fritas de supermercado,e não quero nem saber...

    ... acho que o sr.Hosaka não pensa mal das gordas.
    Acho.(rs)

    ResponderExcluir
  11. Ué... Por que não quer ficar? Explique mais para nós sobre budismo hinayana...
    Batata frita é uma delícia, e te garanto que o Sr Hosaka come um montão delas... rsrs
    Gosto daquelas do MacDonalds.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Estava me esquecendo :

    Olá, Hosakinha André Malinha! Ardendo muito esse teu rabicózinho de católicuzudinho ? Faça como o papa: de meia em meia hora leve uma enrabadinha do guarda suiço, o Hans , hehehe.... Auf wiedersehen ! guten nacht !

    ResponderExcluir