Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cartas de uma Morta (tentando explicar)

O livro “Cartas de Uma Morta” foi o segundo livro psicografado pelo Chico Xavier, e é atribuído ao espírito Maria João de Deus (mãe de F.C.Xavier), de 1935.
 Desse livro há uma 8ª edição, de 1978, da LAKE, SP/SP, a cargo do Departamento Editorial Caminheiros do Bem. Nessa obra encontramos dois capítulos referentes a Saturno e a Marte:

Saturno:
- Saturninos são incontestavelmente superiores aos terrestres; não há vícios, nem guerras; utilizam a eletricidade na sua plena possibilidade;
- Têm habitações de estilo gracioso;
- A autora espiritual viu seres estranhos, extraordinariamente feios, evolucionando-se nos ares, em "gracis movimentos";
- Os habitantes dedicam-se mais à espiritualidade;
- As moléstias incuráveis lhes são desconhecidas;
- A vegetação: é diferente da terrena, pois é azulada;
- Os mares são rosados.

Marte:

- Habitantes: têm grande espiritualidade: sem guerras, só vibrações de paz;
- Os homens são mais ou menos semelhantes aos terrícolas, mas os seus organismos possuem diferenças apreciáveis: além dos braços, têm ao longo das espáduas umas ligeiras protuberâncias, a guisa de asas, que lhes prodigalizam interessantes faculdades volitivas;
- O ar é muitíssimo mais leve; conhecem os enigmas profundos da eletricidade, que usam com maestria;
- As edificações são análogas às da Terra;
- A vida em Marte é mais aérea - poderosas máquinas;
- Embora existam oceanos, há pouca água; sistemas de canalização; poucas montanhas.

Devido –principalmente – a esses comentários, O Adilson233 e outros antiespíritas “pegam no pé” dos espíritas. O que nós, Espíritas, teríamos a dizer em nossa defesa? Por que Chico escreveu (através do espírito de sua mãe) essas características referentes a esses planetas, sendo que aparentemente nada disso se encontra neles?



Eu digo que é notória a importância literária de Chico no movimento espírita mundial. Com certeza o Chico tirou da amargura, angústia e mesmo das trevas do egoísmo e imperfeição, milhares de pessoas. Essas conquistas não têm preço; é impossível avaliar o bem que ele e seus mensageiros proporcionaram.
A sua vida , sua auto-entrega, a pregação espírita, seu amor pelos semelhantes, o sentimento de perdão que  encarnou, são verdadeiros hinos que levaram e levam muitos às lágrimas.
Não tem como dizer que Chico foi charlatão. Que eu saiba ele não enriqueceu rapidamente, ou melhor, nunca enriqueceu. Nunca arrumou, também, nenhum “laranja” para encobrir sua riqueza.

Mas, porque teria Chico escrito tais comentários sobre Marte? O que teria acontecido?
Sinceramente, não sei.
Chico não era Deus. Era mortal como todos nós, portanto sujeito a falhas.

Considerando o Livro Cartas de Uma Morta, podemos  pensar o seguinte:

1.  Será que a própria mãe de Chico teria mentido para ele?
2.  Será que foi um espírito brincalhão que se passou pela mãe do Chico?
3. Falha na comunicação mediúnica?
4. Será que  Chico não estava escrevendo a mensagem de um espírito, mas sim algo originado em algo  que tenha lido sobre a sociedade marciana e inconscientemente  poderia tê-la  reproduzido, acreditando que estava sob a influência de um espírito?

Talvez Chico tenha sido influenciado por ter lido o livro “Urânia” (de Camille Flamarion)  ou a enciclopédia “Tesouros da Juventude”, muito popular na década de 1930. Dizem que ele tinha ambos os livros em sua casa.   Talvez. Ele estava começando a psicografar seus livros naquela época...

Calma! Estou tentando explicar.



(Selma)

18 comentários:

  1. Selminha, louvo tua atitude, mas acho que vc está dando pérola aos porcos.

    Por mais que vc explique ou justifique, o numeral SEMPRE vai voltar ao mesmo argumento, pois é irracional.

    Aproveite melhor seu tempo, visitando os videos que postei no meu bloguinho hj.... boas músicas.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo comentário, dra. Selma, como eu já disse, a senhora é espírita, mas não é idiota, fato muito raro, raríssimo.
    A quarta opção é a mesma da Psicologia e da Psiquiatria. Não existem espíritos. Os pseudomédiuns recebem mensagens de seu subconsciente sugestionado. A maioria sofre de alguma forma de esquizofrenia.
    Mas como é que se vai convencer quem quer ser enganado?
    Aquele idiota de Portugal vai continuar a achar que a NASA oculta o que descobriu em Marte "por motivos escusos". O pobre coitado acredita mesmo que o Emperucado recebia mensagens de espíritos e ninguém vai convencê-lo do contrário, nem a NASA.
    Mas eu tenho outra pergunta para a senhora:
    Por que os espíritos atravessam qualquer corpo sólido, mas não "afundam" no solo? Por que só o chão lhes oferece resistência? A senhora nunca pensou nisso, não é?
    Fico aguardando.

    ResponderExcluir
  3. AOS MEUS AMIGOS ECOLOGISTAS.
    Quem vai salvar o mundo vão ser os jovens idealistas.
    Existe o bem e o mal, existe o Livre-Arbítrio.
    Deus não predestinou o homem a destruir a vida na Terra.
    O homem pode fazer escolhas morais.
    Pode sempre escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.
    Não existe destino imutável.
    Vejam.

    Estudo: oceanos apresentam sintomas de extinção em massa
    20 de junho de 2011 • 13h05 • atualizado às 14h07

    Comentários
    306

    1. Notícia

    *
    1. Reduzir
    2. Normal
    3. Aumentar
    * Imprimir

    Submetidos a uma série de pressões, do aquecimento à pesca predatória, os oceanos apresentam sintomas preocupantes, presentes nas fases anteriores de extinções em massa sofridas pela Terra, advertiu um painel de especialistas em relatório apresentado nesta segunda-feira.

    Depois de analisar os efeitos acumulados de todas essas pressões, 27 especialistas de seis países exibiram um quadro preocupante. As conclusões foram tiradas depois de uma reunião realizada em abril na Universidade de Oxford, cujo relatório é a síntese dos trabalhos.

    "Os resultados são chocantes", resume Alex Rogers, diretor científico do Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos (Ipso) que organizou o seminário junto com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e a Comissão Mundial das Áreas Protegidas (CMAP).

    "Considerando-se o efeito cumulativo que a humanidade causou aos oceanos, chegamos à conclusão de que as consequências são bem mais graves do que cada um de nós acreditava", acrescentou. Esse painel científico concluiu que "a combinação das pressões exercidas criou condições que são encontradas em cada uma das extinções em massa de espécies da Terra anteriores".

    Durante meio bilhão de anos, cinco extinções em massa foram registradas após calamidades naturais, durante as quais mais de 50% das espécies existentes desapareceram.

    Entre os sinais vermelhos estão o aquecimento dos oceanos e sua acidificação que causa a hipóxia (baixos níveis de oxigênio). "Eles constituem três fatores que são encontrados em cada uma das extinções em massa da história da Terra", indicaram os especialistas.

    O painel ressalta que os níveis de carbono absorvidos pelos oceanos "já são bem mais elevados hoje do que na época da última extinção em massa das espécies marinhas, há cerca de 55 milhões de anos, quando mais de 50% de alguns grupos de animais de águas profundas foram exterminados".

    Os "oceanos do mundo inteiro correm o grande risco de entrar em uma fase de extinção das espécies marinhas", alertam. Globalmente, o relatório considera que "a velocidade e a taxa de degradação dos oceanos são bem mais rápidas do que tudo o que havia sido previsto".

    Eles estão preocupados com a pesca predatória, que "causou uma redução de alguns recursos haliêuticos comerciais em mais de 90%", ou ainda o fluxo de nutrientes agrícolas "que já causou um declínio espetacular do estado dos oceanos".

    "Novas pesquisas sugerem que os poluentes, entre eles os retardadores de chamas químicas e os perfumes sintéticos encontrados nos detergentes, podem ser observados até nos mares polares", e até nos peixes, alertam.

    O oceano é "o maior ecossistema da Terra, que mantém nosso mundo em condições suportáveis" para a vida, lembram os especialistas, que pedem "insistentemente a adoção urgente de um melhor sistema de administração do alto mar, ainda pouco protegido, mas que representa a maior parte dos oceanos do mundo inteiro".

    ResponderExcluir
  4. O ERRO DOS PROTESTANTES.
    Os protestantes americanos são contra a Ecologia.
    Dizem que não devemos nos preocupar porque Deus dará tudo o que o homem precisar, usam a Bíblia para justificar essa heresia.
    Será que os protestantes estão dizendo a verdade ou livre-interpretaram a Bíblia Sagrada para propagar sua idolatria a mammon e a destruição do meio ambiente?
    Vamos ver o que a Bíblia diz na verdade.
    É verdade que Deus prometeu ao homem que a terra daria tudo o que o homem precisasse.
    Mas os protestantes não dizem que Deus colocou uma condição para isso.
    Deus ordenou ao homem cuidar da natureza.
    O SENHOR Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e GUARDAR.(Gênesis, 2,15)
    Os jovens acham que foi o homem que criou a Ecologia mas foi Deus, está na Bíblia.
    Se o homem proteger o meio ambiente, o homem vai ter tudo o que precisa para ter uma vida confortável e feliz, água, alimentos, ar puro.
    Isso não é a Ecologia?
    Os jovens precisam saber que a Ecologia está na Bíblia, Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. É um bom trabalho, Selma. Não sabia que a mãe do Chico é coautura da controvertida tese dos habitantes em Marte. Pelo menos o seu texto deixa claro que não foi o Chico que afirmou isso, ele é apenas um carteiro; mas eu acho pouco provável que a mãe de Chico tenha visto Marte. Eu, por exemplo, sei que o Japão existe, mas se Deus mandasse o meu espírito para Tóquio, eu não teria a menor condição de identificar a cidade, primeiro porque não sei ler ou ouvir japonês. Então, como é que a mãe do Chico sabia que estava vendo Marte, se nenhum homem jamais pisou lá? Isso não faz sentido.

    Faria sentido sim se Divaldo Franco recebesse o espírito de Chico Xavier e descrevesse o Adilson como um safado, sempre dando uma de metido, morando no litoral paulista, com filhos, casado pela segunda vez e trabalhando numa empresa bastante conhecida no Brasil.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sr. Hosakão André Peg. ! Ardendo muito esse teu rabicózão de católicuzudão ? Faça como o papa: de meia em meia hora leve uma enrabadona do salsichão do guardão suiço, o Hansão , hehehe.... Auf.wiedersehen, guten nacht.

    ResponderExcluir
  7. Não tem como dizer que Chico foi charlatão. Que eu saiba ele não enriqueceu rapidamente, ou melhor, nunca enriqueceu. Nunca arrumou, também, nenhum “laranja” para encobrir sua riqueza.

    Isso aí é a opinião da dra. Selma, opinião de peruquete, de mulher.
    Que é que eu quero dizer com "opinião de mulher"?
    As mulheres não pensam com a cabeça, mas com o coração. Só porque um canalha enganador se fazia passar por amoroso e desprendido, ela vai achar que a "materialização" da Josefa Musselina não foi impostura? Isso é lógico? Mulher que gosta de cães acharia que Hitler era bonzinho, se soubesse que ele amava os cães...
    Espíritos não existem, e a dra. Selma teve de citar boas obras do Emperucado, porque NÃO PODE apresentar NADA que comprove a mediunidade do impostor.
    Quer dizer que devemos acreditar em mensagens malucas de médiuns, se estes fizerem obras de caridade e não buscarem lucro com seus livros?
    As mulheres e aqueles que tem cérebro feminino, como o japinha, acham que sim.

    ResponderExcluir
  8. Vou continuar aguardando a opinião da dra. Selma sobre o fato de os videntes verem os espíritos caminhando sem afundar no chão, embora atravessem paredes.
    Por que só o solo oferece resistência aos corpos imateriais dos espíritos?

    Quando um espírita idiota como aquele lusitano ouve algum esquizofrênico dizer que viu um espírito caminhando, nem lhe passa pela cabeça que isso é uma aberração, porque o chão não devia oferecer resistência aos espíritos, assim como a água não oferece a nós. Dizer que espírito caminha sobre o solo é o mesmo que dizer que um vivo caminha sobre a água.
    Mas eles são burros demais para notarem essa contradição.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho, os espíritos não atravessam o chão porque possuem vontade própria e porque não querem. É muito simples e não requer explicação.
    O solo não oferece resistência. Em alguns livros do Chico, os espíritos atravessam o solo. Leia mais.

    ResponderExcluir
  10. para que prevaleça o 'ar puro' em detrimento da peçonha mental que o 233 destila de forma ininterrupta, convem esclarecer que há as posições REAIS do VaiVolta quanto aos assuntos
    que por aqui vão sendo expostos, e ha as invenções vomitadas por esse macacão233 tentando enfiar o VaiVolta nesses dejetos mentais expelidos pela lixeira 233

    sim, para que não haja confusões convem que se saiba que JAMAIS o VaiVolta colocou a questão NASA/FCXavier, na maneira como esse monte de esterco233 quer fazer crer. JAMAIS!!...

    Aliás, a posição do VaiVolta quanto ao impoluto medium FCXavier é bem simples e já conhecida por todos os que têm andado por estes espaços de debate: "Ele é um medium com enormissima produtividade mediunica explanada em muitissimos
    documentos lirerarios mas não só literários...

    e... é bem NATURAL que mentes do tipo malvado tal qual a do 233, se embrenhem/empenhem em ataques diabolicos á santidade (outros por muito menos assim são reconhecidos, por que não o Chico?) de FCXavier

    repito... é muitissimo NATURAL que assim decorra o manifestar da mente233.

    até...
    VaiVolta

    ResponderExcluir
  11. O V-V-aiVolta, o galeguinho otário, não disse se acredita na NASA, ou se acredita no Chiquita Peruca, o impostor que participou da fraude de materialização da Josefa Musselina. Aliás, o impostor também "materializou" o cônsul que nunca existiu com um assecla de dois metros de altura, sem saber que os antigos romanos eram baixinhos, como descreve Júlio César em "De Bello Gallico". Se soubesse, escolheria um comparsa mais baixo.
    Afinal, galego otário, quem disse a verdade, a NASa ou a Chiquita? Quem é o mentiroso?
    Tome uma posição clara, covardão!

    ResponderExcluir
  12. Dra. Selma, se os espíritos podem caminhar sobre o solo porque querem, por que é que nós, embora queiramos, não podemos caminhar sobre as águas? Não seria a mesma coisa? Onde fica nosso "livre-arbítrio"?

    ResponderExcluir
  13. Olá, Hosakuardido André ! Ardendo muito esse teu rabicózinho de católicuzudinho ? Faça como o papa: de meia em meia hora leve uma enrabadinha do guarda suiço, o Hans , hehehe.... Auf wierdesehen , guten tagen.

    ResponderExcluir
  14. para que conste...

    ... evidentemente que confio no trabalho da NASA e de forma alguma me perpassa pela mente por um momento que seja que aquela organização estaria a esconder o que quer que fosse, relativo ao que foi PSICOGRAFADO por FCXavier...
    ... esta ideia absurda, é fruto da mente viciosa do manipulador 233 que tenta ganhar publico entre os menos atentos às posições que cada um vai evidenciando por estes sitios de debate...

    ... mas, ao confiar como confio na NASA, não quer dizer que tenha de colocar em causa a mediunidade de FCXavier (leia-se bem, digo 'mediunidade' e não 'infalibilidade') pois uma coisa não tem nada a ver com a outra....

    Ou seja, o que quero dizer é que foi mesmo através da mediunidade que lhe era manifestamente inerente que Chico Xavier colocou em letra o que colocou, sem qualquer responsabilidade calculada "maleficamente", numa tentativa perfida de enganar fosse quem fosse....

    e... sim, acredito na materialização do Espirito Josefa "musselina" já que na foto está lá o FCXavier para a credibilizar, funcionando tal qual um selo que autentica um documento perante a sociedade....

    Temos portanto naquela foto as condições necessárias para nos apercebermos de sua veracidade: medium/ectoplasma/materialização/credibilização....
    e acredito ainda que, Emmanuel, foi realmente um Espirito que acompanhou FCXavier durante o tempo que esteve por cá trabalhando em prol da divulgação da VIDA ESPIRITUAL...

    ...de resto... até nem é nada dificil para uma mente normal, isto é, sem os preconceitos doentios tal qual a do 233, perceber que FCXavier SEMPRE teve perseguidores que tentaram violentar e desacreditar seu imenso e intenso trabalho, cuja finalidade visa facilitar o entendimento dos misterios que envolvem o enredo dos: "como/por quê/para quê/para onde..."

    ... de resto... pese embora o tempo um tanto ou quanto longo que o Chico esteve por cá, desencarnou sem que tais perseguidores alcançassem minimamente os desejos que suas
    mentes miseraveis desejariam.... :)...

    ... e já que se fala no desencarne do impoluto Chico Xavier, talvez não seja descabido relembrar aos que tudo fazem para que tal seja esquecido, aquele fato que proporcionou mais uma evidencia de quanto o impoluto medium em causa, tinha uma 'aura especial", já que lhe foi CONCEDIDO, tal como era seu desejo manifestado em devido tempo, "partir" numa altura em que a grande nação brasileira vivia um momento de intensa felicidade...
    ... e como diz o povão em sua sabedoria tão peculiar quanto simples: "contra fatos não ha argumentos".... :)...

    até qualquer dia...
    VaiVolta

    ResponderExcluir
  15. Quem rouba a mulher ou dorme com a mãe dum religioso é menos odiado que aquele que expõe ao ridículo a crença do sujeito. O V-V-aivolta e o Hosaka babam de ódio porque eu digo que seus "gurus", o Emperucado e o Magalhães são enganadores e que não existem espíritos nem santa Teresa.
    Não interessa a eles a verdade. Suas crenças tolas são seu refúgio e não querem vê-las desmentidas. Para eles, o impostor e doente mental emperucado e o mentiroso Magalhães são "impolutos" e quem não presta sou eu.
    Só rindo, hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  16. caramba... esse 233 é realmente o cumulo da pouca vergonha moral... veja-se ele a falar de ódio referindo outros quando TODO MUNDO sabe perfeita e inequivocamente quanto sua alma NÃO SABE agir doutra forma que não seja destilar ódio, mais ódio e somente ódio contra gente RECONHECIDAMENTE DE BEM(!!!!) e que estão anos luz à sua frente (dele 233) em condição moral.... (e ponha-se anos luz aí)....

    enfim... nada de surpreendente, afinal expelir descaramento (i)moralidade com NATURALIDADE, faz parte dele, 233, enquanto pessoa que se compraz
    no ódio visceral que destila....
    SEM DUVIDA ALGUMA!!!!

    fui...

    ResponderExcluir
  17. O galego disse que confia na NASA e no emperucado, mas um dissse uma coisa e a outra MOSTROU coisa bem diferente.
    Então, como ficamos?
    Bem, os espíritas ficam com seus livros escritos por esquizofrênicos que não apresentam nenhuma prova. A Psicologia e a Psiquiatria explicam a mediunidade do Chico.
    Nós, os normais, ficamos com a NASA que PROVOU que essa história de médium e de espíritos é uma ilusão.
    Quanto à Josefa Musselina, é questão de QI ver uma foto daquela e ainda acreditar. Desde quando freiras se tapam da cabeça aos pés? Só um imbecil não percebe que o objetivo dos três farsantes era impedir o reconhecimente daquela salafrária.

    ResponderExcluir
  18. esse adilson burrildo233 não tem ainda capacidade para entender que o que está em causa é se o Chico forjou ou se realmente psicografou, e... a REALIDADE NUA E CRUA APONTA PARA QUE, DURANTE TODA SUA VIDA POR CÁ, MONSTROU E DEMONSTROU QUE JAMAIS ENTRARIA CONSCIENTEMENTE EM QUALQUER AÇÃO MENOS HONESTA....

    Repete-se, MOSTROU E DEMONSTROU!!!...
    E os "mentes miseraveis" que o odiavam/odeiam JAMAIS conseguiram/conseguirão seus intentos... JAMAIS!!!.... JÁ SE TORNOU TOTALMENTE IMPOSSIVEL, como é NATURAL!!!....

    (um dia, leve o tempo que levar, o Chico terá seu lugar OFICIAL na fileira dos "especiais servidores de Cristo".... Questão de tempo mesmo)....

    ResponderExcluir