Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Verão Marciano



West Village é um dos bairros mais charmosos de Nova York. Os prédios de tijolinhos e as calçadas largas reservam boas surpresas, como restaurantes e lojas.
West Village - NY


A livraria é uma delas. Estantes bem organizadas, livros meticulosamente distribuídos, avisos indicando quais as opções da loja. Uma estante mostra os livros mais vendidos. Em outra estão os livros em liquidação. Só que a livraria vende apenas um título: o Verão Marciano.
Pilhas e pilhas de livros, a mesma história, o mesmo título, o mesmo autor. Andrew Kessler teve a ideia de abrir a loja de um livro só para promover a primeira publicação dele.


"Quando eu terminei o livro, mesmo com toda a animação, eu me dei conta de que eu sou um autor desconhecido, sem apoio de editora. Fiquei preocupado, achando que meu livro não teria lugar merecido nas prateleiras de grandes livrarias e resolvi abrir uma loja para mim", diz ele.


Os moradores do West Village acharam tudo normal. "Tem uma loja aqui no fim da rua que vende apenas sal e chocolate", conta uma moradora.


                                                                                




Verão Marciano não é um livro de ficção. Andrew conta que teve a chance de estudar e acompanhar os trabalhos da equipe que mandou a sonda Phoenix para o pólo norte marciano. Ele estava lá, quando os cientistas vibraram com a descoberta de gelo e água em Marte.


Uma moradora do Village viu as fotos e gravuras, ouviu o resumo do próprio autor e decidiu comprá-lo.


O projeto de autopromoção deu muito certo, mas mesmo assim Andrew recebeu um aviso de despejo. A dona da loja encontrou um inquilino mais de acordo com as ambições capitalistas de Nova York. Ele terá que fechar a livraria.
Andrew está pensando em abrir novas livrarias de um só livro em outros lugares da cidade, ou, quem sabe, outros países. "Estou aceitando pedidos de franquia”. Mesmo se o projeto de franquia não der certo, esse novaiorquino de outro planeta diz que vai descobrir outro jeito para sempre divulgar a importância das pesquisas espaciais.



Do Portal G1 (Jornal Hoje)




Selma




Um comentário: