Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama matou Osama?

As forças dos Estados Unidos finalmente encontraram, na noite deste domingo (1º de maio), o líder da Al Qaeda não em uma caverna nas montanhas do Afeganistão, mas com sua mulher mais nova em um complexo de 1 milhão de dólares em um resort de verão perto da capital do Paquistão, segundo autoridades norte-americanas.
Uma equipe americana conduziu um ataque com helicóptero sobre a instalação na tarde de domingo, disseram as autoridades. Depois de 40 minutos de combate, Bin Laden e um filho adulto, uma mulher não identificada e dois homens foram mortos.
De acordo com a imprensa americana, o corpo de Bin Laden teria sido sepultado no mar de acordo com a lei e a tradição islâmicas.
As práticas islâmicas requerem que o corpo seja enterrado nas 24 horas posteriores ao seu falecimento.
Segundo disseram fontes oficiais ao canal ABC, a decisão foi tomada porque encontrar um país disposto a sepultar o terrorista mais procurado do mundo parecia uma missão complicada demais.
De acordo com a rede, após ter o corpo de Bin Laden sob custódia, os americanos o levaram ao Afeganistão em helicóptero e confirmaram sua identidade.
Um funcionário dos Estados Unidos disse que o cadáver foi sepultado no mar às 2h, hora de Washington (3h, em Brasília), “de conformidade com a prática islâmica”.
O jornal The New York Times também afirma que o corpo de Bin Laden foi "enterrado no mar", sem oferecer mais detalhes, ao mesmo tempo em que a rede CNN, citando um funcionário da administração dos EUA, explicou que o cadáver do líder da Al Qaeda foi sepultado "segundo a tradição islâmica".
"Um alto funcionário de segurança nacional acrescentou que se tinham várias confirmações de que o corpo era o de Bin Laden, incluindo imagens do corpo e do rosto", acrescentava a CNN, embora o oficial não tenha explicado se foram realizados teste de DNA.
Já segundo o jornal britânico The Guardian, havia o medo de que sua suposta sepultura em terra se transformasse em um santuário para os islâmicos. No entanto, o temor é, provavelmente, sem fundamento, uma vez que os costumes do Islã rejeitam tais coisas. Mesmo os reis da Arábia são enterrados em sepulturas sem identificação.

Já o sepultamento no mar é comum na religião, embora vários sites muçulmanos digam que ela é permitida em certas circunstâncias.
Uma delas é quando o cadáver enfrenta uma viagem longa, na qual o corpo pode se decompor antes de o navio chegar à terra. A outra é quando existe um risco de inimigos cavar uma sepultura de terra, exumar ou mutilar o corpo - uma regra que poderia plausivelmente ser aplicado no caso de Bin Laden.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na madrugada desta segunda (2) (horário de Brasília) a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda quase dez anos depois dos atentados de 11 de Setembro nos EUA, liderados por ele.
A imprensa americana começou a veicular a morte do homem mais procurado do mundo no final da noite deste domingo (1º). A confirmação oficial veio momentos depois, na voz do presidente.
- Hoje, sob minhas ordens, os Estados Unidos lançaram uma operação contra aquele complexo, em Abbottabad, no Paquistão. Um pequeno grupo de americanos coordenou a operação com extrema habilidade e capacidade. Nenhum americano ficou ferido, eles [militares] tomaram cuidado para não haver vítimas civis. Depois de um tiroteio, eles mataram Osama bin Laden e tomaram a custódia de seu corpo.
Em um discurso emotivo, dirigido ao povo americano e transmitido ao vivo para o mundo inteiro, Obama relembrou o drama das famílias de pessoas mortas durante os atentados de 11 de setembro de 2001.
- Há quase dez anos, sofremos o pior ataque de nossa história. Um dia que nunca sairá de nossa memória. Hoje, para as famílias que perderam alguém na guerra ao terror, podemos dizer que a justiça foi feita.

 (R7 Notícias)


A velha pena de Talião, “olho por olho dente por dente” continua viva e mais forte do que nunca em nossos tempos modernos. Após noticiada a morte de bin Laden, houve festa e comemoração pelos americanos e em outras partes do mundo.
“ Se  o homem  foi responsável pela morte de milhares de americanos em um atentado terrorista, é normal que haja essa comemoração...” Li esse comentário em alguns dos sites que noticiaram o fato na internet.


Mas ninguém viu nada que desse certeza absoluta da morte de bin Laden. Apenas ouvimos Obama dizendo que houve a morte.
Será que morreu mesmo?
Será que não mataram um barbudo qualquer achando que era ele?
Não seria uma maneira de Obama se promover? Por que faltam tantos detalhes? Há uma suposta foto de Osama morto que circula na internet faz tempo.
Rumores correram na internet sobre possíveis fotos e videos de Osama Bin Laden morto que não foram liberados para divulgação, e provavelmente nem serão... se é que existem.

E sobre esse sepultamento no mar? Sinceramente, eu gostaria que algum muçulmano explicasse se realmente isso está certo.



(Selma)


6 comentários:

  1. Dra. Selma, a minha maior preocupação é saber se algum dia existiu mesmo esse tal de Bin Laden. Alguma coisa semelhante à ida do homem a Lua!

    ResponderExcluir
  2. Sei não... esse negócio de morto sem corpo... tá me cheirando a armação da CIA. Se descobrirem uma fraude desta magnitude, o Osama cai, pq americano não é bobonauta como brasileiro, e não desculpa uma safadeza assim.
    No mínimo a "inteligência" americana pegou um sósia.. rsrsrs... Hitler e Mussolini usaram vários, só para lembrar.

    ResponderExcluir
  3. Corigindo: o Obama cai...
    Osama, Obama... tudo do mesmo saco. Quem escreve a história são os vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dona Leontina Custódio!

    A Sra não acredita que o homem foi à Lua? Mas aposto que acredita que o Robô esteve em Marte e não encontrou vida lá... Acertei? Paradoxal, não?
    Tsc...tsc...tsc...

    ResponderExcluir
  5. sim, dra. Selma, como acredito em Papai Noel, Duende,Bruxa da Branca de Neve, Saci Pererê, Xupa Cabra etc. etc. Essa estória de Marte foi é uma tremenda "robada" dos americanos, kikikikikikikikiki

    ResponderExcluir
  6. o Bin Laden trabalhou naquele filme : Men in black. Ele era o Etsão, hehehe

    ResponderExcluir