Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O pesadelo do supermercado

Apesar de eu ser solteiro, pois não consegui ganhar o coração da princesa, todo mês preciso ir no mercado, a minha mãe prefere o Carrefour, e hoje gastei R$ 275,97, a metade do meu salário. Para fazer o retrato desse desastre, usei o Handbase no iPad, claro que o mais fácil é o Excel do PC, mas precisava saber se os cálculos do Handbase são tão confiáveis como o cupom do Carrefour.

No cupom, todos os itens aparecem individualmente, no Handbase agrupei itens semelhantes num só registro, com o campo quantidade (com 3 casas decimais, por causa do peso da carne moída que foi de 0,436 quilos), preço com duas casas decimais, e os campos calculados Total e Acumulado também com duas casas decimais.

A primeira reconciliação não bateu. Havia um desconto promocional de R$ 1,23, pois minha mãe pegou mais de 5 biscoitos recheados, exatamente 6 deles, cada um a R$ 1,24. Mais adiante, encontrei uma diferença de R$ 0,30 - foi difícil de achar, mas com um pouco de esforço percebi que haviam 7 Pomarola Tradicional a R$ 3,39, mas um deles foi grafado a R$ 3,69. Fui conferir a sacola, e percebi que a minha mãe ou eu pegamos um Pomarola Merjicão por engano.

Depois de remontar todo o cupom, pedi para o Handbase ordenar pelo total do item, e os que mais pesaram foram as inseticidas, os cremes dentais, os sabonetes da Dove, os sapólios e a massa de tomate, mas se eu fosse agrupar por categoria certamente as bolachas, os bombons, e os chocolates pesariam a metade de tudo o que gastei, a minha mãe adora adoçar a vida de seus quatro netos, pena que ela não sabe que não existe o dia da vovó no calendário.

É óbvio que não vale a pena usar o Handbase no iPad para estudar os gastos no supermercado, principalmente porque há pouca informação no cupom, principalmente na descrição do produto, mas no meu caso aprendi que o material de limpeza que a minha mãe mais gosta de usar é o Saponáceo Radium Cremoso da Bom Bril e o Veja X14 para limpar o banheiro. Mais cedo ou mais tarde, vou ter que enfrentar o pesadelo do supermercado sem minha mãe, mas pelo Handbase já irei menos desprevenido.

iFrank

Um comentário:

  1. Ao irmos no mercado,sr.Hosaka,temos que ir com a lista,com o estômago já cheio, e com um belo óculos de grau.
    Ou fica fácil comprar aquilo em que nem se pensou.
    Não direi que podemos escolher produtos inadequados - baseados em pensamentos que depois mudarão.
    Podemos pegar o errado,só por estarmos enxergando mal.
    E se estivermos com fome.

    Enquanto isso,eu vou lendo suas mensagens sobre o uso do Ipad.
    Para ir aprendendo sobre ele.
    Por enquanto,me julgo satisfeita com meus dois pcs.
    (no sábado,comprei o segundo- que foi aquele com o qual eu irei sair sempre)
    Mas, pode ser que eu cisme alguma hora,de trocar o pc maior por um ipad já usado, se eu achar lá na rua Santa Ifigênia - até o fim do ano.

    Estou dizendo que não quero,que não quero,mas tenho certeza que se eu visse por aí,por mil reais, eu comprava.
    E vendia o notebook maior,ou o dava como parte do pagamento,ao comerciante.

    Por enquanto,vamos ficando felizes com a sorte eletrônica que temos.
    Nesse momento,estou usando o "pequeno".
    Para me acostumar ao teclado dele.

    Eu farei uso da internet , em breve,para aprender a tocar sintetizador(ou teclado eletrônico).
    Em boa hora,eu comprei "note" e "net".

    Mas,talvez o Ipad seja ainda melhor para esse fim.

    ResponderExcluir