Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

O iPad e o Ubuntu 11.04

Ubuntu é um sistema operacional para computadores, notebooks e netbooks, e você pode obter uma cópia pela Internet (se a sua banda larga for decente) ou comprar a revista Arquivo Linux n. 41 onde você encontrará o CD com a cópia do Ubuntu versão 11.04 (leia-se abril de 2011) por apenas R$ 14,00.

O Ubuntu não é fácil de usar. Eu achei muito confuso a interface gráfica da versão 11.04, assim eu pedi para ele trabalhar no modo clássico, que lembra bastante o Windows.

O Ubuntu também não tem programas que sincronizem as informações do iPad com o PC, se bem que ele consegue enxergar algumas pastas que o Windows não consegue exibir na janela do navegador Explorer. E, por tabela, o Ubuntu também não tem como atualizar o sistema do iPad, quando a Apple disponibiliza uma nova versão.

Aṕarentemente, o Ubuntu torna a vida do iPad mais difícil e torna mesmo. Apesar disso, foi estudando o Ubuntu é que consegui chegar na página http://gaigalas.net/Artigos/UbuntuServidorPHPMySQL.html onde aprendi a instalar um servidor Web no PC, é o melhor tutorial que já vi e que fala de um assunto tão complexo. Claro que gastei um fim de semana inteiro para aprender a configurar e entender um pouco a estrutura do Ubuntu, mas valeu a pena. Depois que consegui chegar na última tela do tutorial, fui no navegador do iPad e coloquei o IP da máquina onde estava instalado o Ubuntu, e lá estava a minha primeira página Web que montei com as minhas próprias mãos, eu me senti realizado. Claro que isso só é o começo. Ainda não tenho a menor ideia de como usar o MySQL, de como manipular a linguagem PHP e depois disso tudo tornar o iPad um cliente MySQL através do Safari.

Enfim, o meu sonho é transformar o iPad de uma fonte de consulta para um editor de dados e informações. Graças ao Ubuntu e ao Fórum do Ubuntu, eu consegui achar o começo do caminho. O duro é que você tem que ler e ler muito.

Mensagem de Frank K Hosaka no Fórum do iPad

4 comentários:

  1. Olá, Sr Católico, eu li a tréplica, e o seu filho tem toda razão, estamos falando de assuntos diferentes. Uma coisa é usar os recursos nativos do Ubuntu e outra bem diferente é usar os recursos mais avançados do Ubuntu e do Linux.

    Eu sei que existem profissionais que fazem com Linux computadores com redes mais estáveis, mas o tema que venho apresentado é para aquele simples mortal que não consegue encontrar sequer um bom técnico de computador na cidade onde mora.

    O Ubuntu traz um pouco de democracia no mundo da informática, mas exige muito mais do usuário, coisa que o Windows nunca chega a pedir. Não é a toa que o usuário do Ubuntu leva a fama de nerd, ou simplismente é abandonado no meio do caminho.

    O meu caso é diferente. Eu gosto a beça do Windows, mas não tenho mais dinheiro para atualizá-lo. Logo, o Ubuntu é a minha única saída para permanecer conectado no mundo digital, a menos que a Microsoft faça um diferenciado para quem ganha pouco, como eu.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o problema do Sr. é que não sabe se expressar.
    Até agora eu não entendi o que o Sr. quer fazer com as planilhas e o base e o Sr. não respondeu se o que o meu filho achou que o Sr. quer fazer é o que ele acha.
    Não acho que o Ubuntu seja mais complicado que o Windows, acho o oposto.
    Os sistemas em linux são mais simples porque o código é aberto, qualquer um pode ver, no Windows não, o código é fechado e criptografado para não ser copiado nem entendido, por isso o Windows é mais pesado e precisa ser maior para fazer as mesmas coisas.
    E se tiver algo que não faz tem que pedir para Microsoft fazer porque o código é fechado.
    No Linux você faz o que quer.
    O Sr. baixou o apache que é um software livre, porque não usou o servidor de web da Microsoft?
    Nesse caso não faz diferença, 60% dos sites usam o apache que é livre e aberto e só 20% usam o servidor web da Microsoft mas qualquer micro com windows, linux ou outro SO acessam qualquer site.
    Se fosse o oposto se a Microsoft fosse a dominante acharia um jeito de dificultar o acesso de micros que não usam Windows, essa é a razão do software livre é importante.
    O Sr. disse que prefere o visual do Ubuntu antigo, está dizendo Gnome. Essa é outra vantagem do Linux, o sr. pode escolher a interface gráfica que quiser, Gnome Kde e Unit são as que já vem com o Ubuntu mas existem muitas outras, é só instalar.
    O Sr inclusive pode deixar o Ubuntu com a aparência do MAC ou do Windows e muitas outras visualizações
    Pode até criar uma só sua, hehehe.
    Isso é impossível no Windows porque é fechado, o sr. é obrigado a usar a interface gráfica do windows mesmo que não goste.
    Eu não sou um usuário avançado mas vou desmistificar algumas coisas do Ubuntu para o Sr, ver como é simples e fácil de usar.
    Mas acho que se o Sr, prefere o Windows deve ficar com ele.
    Quando eu tive problemas com o programa do IR O Sr. Comunista disse que o pior motivo para trocar é por o Linux ser gratuito, eu concordo com ele.
    A vantagem do Linux é não ter vírus e poder fazer coisas que não podemos fazer com o Windows por ser fechado.
    Se o Sr. está satisfeito com o que o Windows faz deve continuar com o Windows.
    Eu troquei por que tinha problemas com virus, com drivers e com o Windows vista, Eu errei quando troquei o xp pelo vista e o meu gerente de informática queria mudar porque a manutenção dava muito trabalho.
    Antes com o Windows nós pagávamos uma consultoria externa porque aconteciam muitos problemas, hoje com o Ubuntu o meu gerente de informática resolve tudo sozinho.
    Não lembro que falou primeiro do Linux se foi a Srta. Gwen ou o Sr. Marciano Alado mas quando a Srta Gwen falou sobre o Ubuntu eu decidi experimentar e gostei, Depois de testar em casa no meu micro eu mandei tirarem o Windows da minha empresa
    Nós tivemos alguns problemas, mais pela resistência dos funcionários mas valeu a pena.
    Acho que cada um tem um motivo.
    O Sr. Marciano Alado usa Ubuntu acho que é porque trabalha com informática.
    O Sr. Comunista acho que é porque as universidades usam o Linux, é mais fácil para ele.
    A Srta Gwen disse que mudou por ideologia, por querer apoiar o software livre,
    Eu mudei por curiosidade e porque estava cheio do Windows vista
    HAHAHA acho que usa linux porque acha que é ser contra a Microsoft americana.
    O Sr. gosta muito do Windows, deve continuar usando até não gostar mais.

    ResponderExcluir
  3. Povo brasileiro unido
    blogues,sites e afins,
    esses que hoje e ontem vimos
    são enfim,
    os meus amigos,

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hosakinha André Mala! Ardendo muito esse teu rabicózinho de católicuzudinhozinho ? Faça como o papa: de meia em meia hora uma enrabadinha do guarda suiço, o Hans , hehehe.... Auf wierdesehen
    , guten tagen !

    ResponderExcluir