Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Natureza Viva 35- orquideas

Passarei a postar  novamente,  embora não saiba com que frequência- minha série do ano passado,  de quinhentos  títulos de orquideas,com a ajuda de um livro que contêm esses nomes.

Na verdade,o mundo dessas flores é extremamente prolifico- com suas espécies naturais,enxertos e clones,alcançando mais de vinte mil tipos,mas por ora,quinhentos nomes já estão de  bom tamanho, - eu quase acho que não vou ter tempo para postar nem esses.

Para o dia de  hoje, apenas uma aula ilustrada  será dada.

Orquídeas epífitas são aquelas  que vegetam sobre as árvores,mas  não são parasitas, pois utilizam os nutrientes  do ar e  da chuva para realizar a fotossintese. Portanto,ao contrário do que se pensa,elas não sugam a seiva da planta hospedeira.

Orquideas rupícolas vivem sobre pedras e rochas, normalmente  em altas  temperaturas. Elas não ficam agarradas a uma pedra lisa,por  exemplo. Fixam-se nos líquens e nas folhagens  decompostas  do local,e, em alguns casos, protegem as pontas das raízes do calor no limo encontrado  nas fendas das rochas.

Orquideas terrestres são as orquídeas que vivem como plantas comuns na terra,embora o número de espécies  deste habitat seja muito pequeno em relação ao das que vivem grudadas nos troncos  das  árvores. Por estarem presentes nos canteiros dos jardins, algumas espécies costumam ser utilizadas em paisagismo.


Samudra Nihil- para postar essa série,voltarei a usar o nome do monge budista que quase  morreu num poço de fogo ajardinado no reinado do imperador grego Ashoka,na India- deslumbrado pela beleza  do jardim,ao ponto de não ter temido a morte,quando enfrentou o imperador-
o que converteu o  imperador  ao budismo,e funcionou para a difusão dessa religião por toda a Ásia, de poucos  séculos  antes do calendário atual.
Vejam algumas  das flores  acima descritas(nos links  abaixo)

A todos,até breve.

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=orquídeas+epífitas&gbv=2

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=orquídeas+rupícolas&gbv=2

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=orquídeas+terrestres&gbv=2

2 comentários: