Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Amizade

A amizade:

Segundo a Wikipedia, “Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.”
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade )

Cita a famosa amizade dos Três Mosqueteiros.

Não desconsiderando o verbete, dei-me a pensar sobre o assunto, mais especificamente sobre o que nos leva a considerar outra pessoa como Amigo, assim como a natureza dessa relação.

No meu caso específico, encontrei durante a vida pessoas com quem me afinizei de imediato, porém a relação permaneceu superficial, apesar do papo gostoso, do interesse mútuo. Por outras, me deu anseios ao conhecer certas pessoas, as quais com o tempo, se mostraram dignas e se tornaram excelentes amigos, se é que haja amigos que não sejam excelentes. A propósito, separo as pessoas da minha relação entre “conhecidos” e “amigos”. Amigos são raros.

Como exemplo, hoje em dia tenho um amigo, a quem detestei num primeiro momento e até mesmo nos seguintes, rsrsrs.. mas com o tempo se tornou um grande amigo, a quem inclusive nos tratamos por “irmão”.

Deste nosso mundinho virtual, aqui há este fenômeno, as “amizades virtuais”, as quais eu não diferencio das “amizades reais”, uma vez que a única diferença é o meio de comunicação, se em um é presencial, o outro não se torna menos legítimo, por usar um meio de comunicação. Nem por isto menos real. Se assim fosse um “amigo real” deixaria de sê-lo, ao se mudar para o Canadá, e só termos contato com ele por telefone. O fato de virmos a conhecer pessoalmente um amigo virtual, não o torna "mais" amigo, um amigo melhor. Apenas muda a forma de contato. É claro que conversar olhando nos olhos, ouvindo a respiração, e toda a linguagem corporal, poder secar as lágrimas ou dar um beijo é extremamente desejável, mas não fundamental para que a amizade seja verdadeira.

No nosso querido, amado e idolatrado GD, acostumamos a conversar, concordando ou não com seus pontos de vista, com diversos personagens, que ao longo do tempo foram se tornando “pessoas”, pois não dá para se manter a máscara levantada durante todo o tempo. Assim, fui conhecendo o estado de espírito de alguns, mantive contatos off-gd e fiz grandes amizades. Se elas são virtuais ou não, para mim é apenas um rótulo, uma convenção. São amigos bem reais. Com estes, aprendi a compartilhar o riso e a dor, ouvir e contar intimidades, mesmo as mais sórdidas... aquelas que não se assumem nem diante do espelho... rsrsrsrs... é no grau de confiança e lealdade que se mede a amizade. Quando temos a liberdade de baixar a guarda, sabendo que o outro não vai nos julgar. Me senti muito honrado em ouvir coisas do tipo “nunca contei isto a ninguém” ou "não contei para ninguém ainda”... esta “exclusividade” dada pela maneira como honramos até então a amizade, nos dá este privilégio.

Alguns podem não estar entendendo bem aonde quero chegar. Não quero chegar a lugar algum, apenas pequena digressão sobre um fenômeno do relacionamento humano, aqui particularizado na minha experiência.

Agradeço aos amigos que aqui fiz, as manifestações de sincera amizade, recíproca.

Grande dia a todos.

Abraço fraterno!

5 comentários:

  1. Sr.Marciano Alado, apesar do meu jeito dócil- no começo, trouxe para a realidade virtual meu grande embaraço real vinculado à minha comunicação.
    Algo que foi "reprimido" na vida concreta.

    Isso acabou passando.
    E devido à chance de autenticidade que temos na web.
    Minha gramática melhorou- o que costumava truncá-la, era essa minha inibição excessiva.
    As pessoas notaram que ando falando melhor.

    Eu também agradeço aos meus ótimos contatos da web.
    Tem pessoas nas quais idem eu consigo encorajar a autenticidade.

    Mas, eu agradeço também à existência de uma realidade virtual,tremenda experiência humanizadora dos contatos humanos que temos vivido nos tempos atuais.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi a mensagem do Marciano Alado. Ele vai dar um tiro na cabeça, depois dessa mensagem de despedida, ele vai sair do Blog da Selma para entrar na História?

    Amizade é apenas uma palavra bonita, como tantas outras palavras bonitas como afeto, carinho, compreensão e assim vai. Mas eu lembro do tempo do antigo GD, bastou um camarada dar um pum e o GD passou com acusações para todos os cantos, uma mais fedida que a outra,

    Eu discordo do Marciano, o GD não foi o palco de raras amizades, é que a TV estava com programas bem piores que os nossos comentários e por falta de opção passamos muito tempo juntos, um conhecendo as sutileza do outro, e o que o Marciano chamou de Amizade eu prefiro chamar de Fatalidade do Destino.

    Se alguém gostou das coisas que eu escrevi, isso não representa uma prova de amizade, mas sim o de que dei um duro danado para melhorar a minha gramática!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Japa!

    Fique tranquilo, pois apesar de eu ser um feliz possuidor de uma Colt .45, obviamente de uso privativo e devidamente registrada, sou muito da paz, e só a uso como esporte, queimando dinheiro num stand de tiro. Sou bom nisto. Se um dia eu resolver entrar atirando no GD, não vai ficar um para contar história, mas esta não é minha natureza.

    Como disse no texto, falei sobre a minha experiência. Eu posso dizer com certeza que fiz Amizades no GD, dessas com A maiúsculo. Nunca usei o GD para melhorar minha ortografia, a argumentação talvez. Mas nunca entrei por falta de opção, mesmo porque sempre tive Sky com trocentos canais, agora a HD que grava a programação, e mantive por um bom tempo um pequeno harém, o que me ocupava bastante as noites... rsrsrsrs... Também mntenho o bom hábito da leitura, pelo menos uns 5 a 6 livros não espíritas por ano, agora que estou lendo pouco... a vista já não é mais a mesma coisa. Quando não tiver o que fazer, procure o amigo Saramago, excelente companhia.

    A despeito disto tudo, fiz Amizades nos sucessivos GDs, tenho outros amigos virtuais, de origens diversas, algumas pessoas conheci pessoalmente, outras apenas no universo virtual.
    Pode ser que eu seja excessão, um gedeauta sortudo, ou tenha um dom, o de fazer amigos.

    Fraterno Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gilsinho : Frank Nihil Hosaka, trago-lhe um abração por trás do Brandão.
    Hosaka : Uauuu, mas quem que é esse Brandão ???
    Gilsinho : É aquele um que te catracou atrás do portão ! hehehe

    ResponderExcluir