Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

A porta estreita

Muitas vezes, ao sair do trabalho, tenho o hábito de andar pela cidade pensando no que ainda tenho para fazer.  Sou, dessa forma, uma pessoa distraída. Foi dessa  maneira que uma senhora interceptou meu trajeto e me ofereceu um panfleto onde se lia sobre a porta estreita, a porta larga, os perigos que o carnaval oferece e o endereço de sua Igreja Evangélica e também o horário do culto (seria naquele mesmo dia, às 19 horas). Na longa fila do banco, li todo o texto.  E é sobre ele que reflito abaixo.




Há mais de 2000 anos, quando Jesus esteve presente entre nós,  Jerusalém era cercada por 5 km de muralha para proteção contra os ataques inimigos. Entrava-se em Jerusalém por uma “porta larga” chamada de porta áurea que fechava todo dia ao pôr-do-sol por motivo de segurança. Os retardatários viam-se obrigados a entrar por um buraco existente na muralha que tinha o formato do fundo de uma agulha e por isso era chamada de “porta estreita”.

Provavelmente Jesus criou a parábola da Porta Estreita desses fatos, pois Ele usava os acontecimentos e costumes daquela época para ilustrar suas histórias para que melhor pudéssemos compreendê-lo.

Pela fresta da muralha era preciso que entrasse de um em um e com muita dificuldade, não era possível passar por ela sem antes se despojar da carga e dos pertences que carregavam consigo.

Jesus, presenciando esta cena, dizia que aquele que desejar alcançar a verdadeira felicidade e conquistar o Reino dos Céus terá que se despojar da pesada carga de inferioridade como o egoísmo, a inveja, a desonestidade, a vaidade, a sensualidade, a ambição e tantas outras imperfeições comuns aos seres humanos.


Muitos dizem ser a porta estreita, a que leva ao Reino dos Céus, a verdadeira felicidade. Um caminho de sacrifícios e dificuldades, mas se analisarmos as lições de Jesus veremos que esse caminho pode ser de felicidade, de harmonia e de tranqüilidade, desde que procuremos seguir o maior ensinamento de Jesus “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Esse é o caminho que conduz a redenção espiritual, é estreita porque aquele que deseja transpô-la deve se esforçar a fim de vencer suas más inclinações e poucos são os que se resignam a isso.

Por isso Jesus disse: “muitos são os chamados e poucos os escolhidos”, porque poucos se dispõem a seguir seus ensinamentos, poucos deram ouvidos a Ele.

Muitas portas são abertas para nós nas diversas existências terrenas, umas dão passagem para a vida fácil, atiçando nosso orgulho, nossa vaidade, nossa ambição, etc... Outras dão acesso à verdadeira felicidade através da ajuda ao próximo, desejando a ele o que desejaríamos para nós mesmos, e nós temos o livre arbítrio para escolher entre uma e outra, Deus nos dá a liberdade para passarmos por uma ou outra preparando nossa caminhada.

Não sei o que acontece com o ser humano. Liga-se a TV e as notícias são de filhos matando pais, de crianças sendo assassinadas por motivos fúteis, drogas e outras coisas.  Isso me entristece.

Se o mundo acabar em 2012, realmente será uma boa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário