Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Você tem o gene 24?

Você tem o gene 24? Não, não torça o nariz, não é nada disso que  está pensando. Foi descoberto esse gene como o responsável pelo fácil despertar pela manhã. Quem não tem, detesta acordar cedo...

A mudança para o horário de verão é uma tortura para você, só ao pensar que terá que levantar “uma hora” mais cedo?

 

 

Confesso que para mim é.

Leia o artigo abaixo e entenderá melhor a questão.

 

 

Cientistas identificam gene que regula ritmos diários do ciclo vigília-sono

Gene CG4857, apelidado de 24, altera o ritmo vigília-sono estudado na mosca da fruta, tornando mais difícil o despertar

 

Cientistas da Universidade Northwestern, Illinois (EUA), descobriram mecanismo das engrenagens essenciais do relógio circadiano. Eles identificaram que a perda de um determinado gene CG4857, apelidado de 24, altera o ritmo vigília-sono estudado na mosca da fruta, tornando mais difícil o despertar.
O relógio circadiano, entre outras coisas, regula quando um organismo acorda e quando dorme. Embora o estudo do Northwestern tenha sido realizado usando a mosca Drosophila melanogaster (aquela mosquina da banana e das frutas em geral), os resultados têm implicações para os seres humanos.



O que é relógio circadiano?
Ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, ou relógio circadiano designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano ou de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar.
O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre -  por exemplo -  a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura
.O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálamo na base do cérebro e acima das glândulas pituitárias.



Pesquisas recentes expandiram o sentido do termo, demonstrando que os ritmos circadianos estão também relacionados às marés, ao ciclo lunar e também à dinâmica climática da Terra através das correntes eólicas e marítimas, em especial se observado com relação aos animais migratórios. Dessa forma, a dinâmica circadiana não se reduz a uma questão fisiológica, mas também a uma conjuntura astronômica, geológica e ecológica.

"A função de um relógio é dizer ao seu sistema que o sol está nascendo e é hora de levantar", disse Ravi Allada, que conduziu a pesquisa. "As moscas sem o gene 24 não eram muito ativas antes do amanhecer. O equivalente em seres humanos seria alguém que tem dificuldade de sair da cama pela manhã".

Período (per) é um gene nas moscas de fruta que codifica uma proteína, chamada PER, que por sua vez regula o ritmo circadiano. Allada e seus colegas descobriram que 24 é criticamente importante para a produção dessa proteína-chave do relógio. Quando o gene não está presente pouca proteína é encontrada nos neurônios e o ritmo vigília-sono da mosca é perturbado.

Os mecanismos fundamentais conhecidos do relógio circadiano, tanto em moscas quanto em seres humanos, envolvem o processo de transcrição, onde o RNA é produzido a partir de DNA. Uma parte do sistema de controle da chamada retroalimentação transcricional também é importante.
Na tentativa de identificar os componentes do relógio, os investigadores identificaram um jogador novo no sistema, o gene 24. Em vez de operar no processo de transcrição, eles descobriram que o 24 opera no processo de tradução: tradução de proteínas de RNA.

O gene parece promover a conversão do período de RNA para a proteína. "Esse gene realmente define um novo mecanismo pelo qual os relógios circadianos funcionam", disse Allada. "Descobrimos que 24 tem um papel muito importante e essencial na tradução de uma proteína-chave do relógio".
Os pesquisadores acreditam que é provável que um mecanismo semelhante ao descrito para o gene 24 da mosca será evolutivamente conservado e encontrado em seres humanos.





(isaude.net)



(Selma)

3 comentários:

  1. E TEM TRATAMENTO PARA ESE MAL OU ALGO QUE ATENUE ?

    ResponderExcluir
  2. Poli, não se preocupe com isso, em ciências, sempre é bom aguardar a continuação das pesquisas.

    Quer saber?

    Tenho certeza que a disciplina de um horário de sono, regula a dispensação dessas proteínas pelo organismo, e regula o relógio corporal.
    Eles vão dizer isso.

    Eu tenho a impressão de que é isso o que ocorre.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anônimo! Tenho lido vários artigos sobre o gene 24, e parece que não tem remédio para esse problema. É o que a Nihil disse no comentário acima, tem que haver disciplina no horário do sono, alimentação correta e muita força de vontade. Visto que não é uma doença.
    Abraço!

    ResponderExcluir