Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ateus se saem melhor em teste sobre religião

       Um questionário foi aplicado em 3.400 pessoas (The New York Times).




Conhecido como um povo tradicionalmente religioso, os americanos mostraram que têm pouco conhecimento do assunto, mostrou uma pesquisa feita pelo Pew Forum sobre Religião e Vida Pública. Mais de 3.400 pessoas foram chamadas a responder 32 questões de múltipla escolha sobre Bíblia, cristianismo, figuras religiosas conhecidas e os princípios constitucionais que regem a religião na vida pública.

Alguns dos temas abordados foram: Onde Jesus nasceu? O que é o Ramadã? Que textos inspiraram a reforma protestante? Que figura bíblica liderou o êxodo do Egito? Qual é a religião do Dalai Lama? E a de Joseph Smith? E a de Madre Teresa?

Em média, os participantes erraram metade das respostas, inclusive quando o assunto dizia respeito a sua própria fé. Os que apresentaram melhor desempenho e conhecimento sobre o tema eram ateus ou praticantes de dois grupos minoritários: judeus e mórmons. O resultado é o mesmo até quando considerados fatores como idade, raça e educação.

Essas conclusões podem surpreender alguns, mas não Dave Silverman, presidente do grupo Ateístas Americanos, fundado por Madalyn Murray O'Hair. "Tenho ouvido, muitas vezes, que os ateus sabem mais sobre religião do que as pessoas que se dizem religiosas. O ateísmo é um efeito do conhecimento", destaca.

Grau de dificuldade - O questionário tinha perguntas consideradas fáceis, no geral, para representar a amplitude de conhecimento dos entrevistados sobre religião. No entanto, algumas questões mais difíceis foram feitas no intuito de identificar quem era muito bem informado sobre o assunto.
Perguntas sobre a Bíblia e o cristianismo, foram respondidas com mais precisão por mórmons e protestantes evangélicos. Já em questões sobre islamismo, budismo e judaísmo, quem teve um desempenho melhor foram os ateus, os agnósticos e os judeus.
Como esse é o primeiro estudo do tipo, de acordo com o pesquisador Greg Smith, não é possível comparar se o conhecimento atual é melhor ou pior que o da população do passado. As entrevistas foram realizadas em inglês e espanhol, entre maio e junho.

Confira alguns dados da pesquisa:
- 53% dos protestantes não conseguiram identificar Martinho Lutero como o homem que começou a reforma de sua religião
- 45% dos católicos não sabem que a Igreja ensina que o pão e o vinho consagrados na comunhão não são apenas símbolos, mas realmente o corpo e o sangue de Cristo
- 43% dos judeus não sabiam que Maimônides, um dos maiores filósofos do judaísmo e autoridade rabínica, era judeu
- 51% dos entrevistados sabiam que Joseph Smith era mórmom
- 82% das pessoas questionadas sabiam que Madre Teresa era católica



(Selma)

5 comentários:

  1. É muito burro quem fez esse teste. Nenhum católico sabe o que é catolicismo. Nós vamos para a Paróquia para conversar com Deus, e não para se preparar para um teste de múltipla escolha.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hosaka ! Ardendo muito esse teu buzanfã de católicuzão ? Faça como o papa: de meia em meia hora uma colherinha de ....spher.......hehehe

    ResponderExcluir
  3. Dra. Selma, qual o seu comentário sobre a experiência do copo que eu citei? Se os "espíritos" de repente não respondem mais porque os "médiuns" não sabem mais a posição das letras, não fica demonstrado que mediunidade não passa de animismo?
    Dois jornalistas inventaram um parente morto e consultaram o emperucado, coitado, e ele recebeu uma mensagem do parente que nunca existiu.
    Espíritos não existem.

    ResponderExcluir
  4. "Dois jornalistas inventaram um parente morto e consultaram o emperucado, coitado, e ele recebeu uma mensagem do parente que nunca existiu."
    Hum... Onde encontro mais informações sobre esses dois jornalistas?

    ResponderExcluir
  5. O ateísmo não ocorre em função de um "maior conhecimento".
    Os tipos ateus e agnósticos,por se sentirem "muito diferentes" dos outros,estudam mais as pitakas alheias.

    Os que deveriam se interessar mais por elas,que são os crentes,- não se interessam tanto,pois julgam não ter dúvidas nesse tema.
    Pensam que já possuem um "deusinho no coração".

    Idem a atitude deísta pode ser fabricada por algumas ansiedades relacionadas a sobrevivência- e problemas nessa parte,limitam o tempo para estudar.
    O que significa que muitos de nós demoramos para saber algumas coisas.

    Entre ontem e hoje por ex, eu não consegui começar a leitura de um livro do budismo Vajrayana, porque tive que chamar um técnico para configurar o pc.

    Mas, o problema está "atenuado" por enquanto, e daqui a pouco,vou poder começar a ler o livro.

    ResponderExcluir