Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

OS PARADOXOS CRISTÃOS

O cristão é uma pessoa com interessantes paradoxos da parte de Deus. Ele é tanto um vaso de barro, como o portador do tesouro; Ele tem medo, mas permanece forte; está cercado de inimigos, porém não está preso; é afligido de todas as maneiras, mas não é vencido; vive perplexo com as cosas do mundo, mas não se desespera; para ser o primeiro é preciso ser o ultimo; para vivermos em paz com o inimigo precisamos dar o outro lado da face para ser espancada; para sermos ricos, precisamos ser pobres. Aqui temos um quadro do verdadeiro cristão. E vivendo este quadro chegamos a conclusão que o cristão anda na contra mão dos princípios do mundo. Estes princípios do reino de Deus não podem ser ignorados por um ministro de Deus. Uma vez que ele administra a vida aos outros, deve compartilhar do sofrimento de Cristo e experimentar a operação da morte na sua vida para poder ter vida e ajudar as pessoas do mundo a também ter vida abundante (II Corintios 4:10) “trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos”. Lemos também em II Corintios 4:11, que nos diz: “pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal”. O que significa isso? Significa viver, chorar, sofrer, amar com paciência aqueles que Deus nos deu para deles cuidarmos. Significa servirmos no desânimo, na aflição, na decepção, no desespero, na perseguição, nos sofrimentos, nas labutas, nas noites em claro, na fome, na pobreza, e na tristeza. Quando estamos vivendo assim é que sabemos que somos servos e discípulos mais fortes e preparados para enfrentar este mundo desvirtuado pelo pecado.

Pastor Luiz Aberto

2 comentários:

  1. DEUS NOS DÁ O QUE É MAL?

    II Corintios 5:10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

    Jó 2: 10 Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.

    Muitos estudiosos teólogos renomados têm tido dificuldades nestas passagens, quando se defrontam com a palavra “mal” vinda da parte de Deus. Muitos hereges ou pessoas sem conhecimento bíblico se enroscam totalmente neste assunto e acusam Deus de violento e maligno. Em Isaias 45:7, está dito: “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas”. Diz neste texto que Deus cria o mal, mas é preciso entender que o “mal” vindo da parte de Deus não significa uma coisa ruim que Ele nos proporciona por pura maldade dele, isto é, nada de “mal” poderá vir da parte dele. Na verdade quando vivemos sem pecado recebemos sempre o “bem” da parte de Deus, mas quando pecamos passamos a receber dele a sua justiça, que por ser uma justiça que castiga é doloroso (todo castigo de alguma forma dói, pois se não doesse não poderia ser castigo). Essa justiça (em forma de repreensão ou castigo) vai doer em cada pecador submetido à justiça divina e, portanto esse é o “mal” que vem da parte dele. Um pai que usa da sua justiça em forma de repreensão, a um ato de desobediência do seu filho está usando de maldade para com ele ou somente o está corrigindo de seu erro por puro amor? Portanto acredito, pois, que o “mal” em referencia seja apenas uma repreensão da parte da “justiça” de Deus para aqueles que desobedeceram à lei do Senhor e cometeu pecado, afinal Deus é amor mas também ele é justiça (Êxodo 9: 27) “Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é [JUSTO], mas eu e o meu povo somos a ímpios”. Diz em I João 1: 9, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e [JUSTO] para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Sendo assim Deus não nos dá o “mal” por ele ser mal, mas, por ele ser justo e toda ação de justiça (correção e castigo) vai provocar dor naquele que está sendo corrigido e evidentemente não será coisa boa e sim um “mal” em nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Não deu para entender se Deus é criador de tudo, ou só do que é bom. Se ele só origina o Bem, então o Mal é criação de outro "deus", no caso, deve ser Satanás.
    Aí temos um problema que foge às mentes simplórias: Se Satanás cria alguma coisa, então ele é criador também. Deus, portanto, não é soberano, mas apenas uma espécie de "deus mais forte".
    Agora uma pergunta difícil cuja resposta não espero receber:
    Se Jesus pagou o preço na cruz no lugar daqueles que deveriam ser condenados às penas eternas, não deveria ele, então, ter sido lançado no inferno eterno?
    Em outras palavras: se Jesus se colocou no lugar do perdido, então ele deveria ter ido para o inferno eterno e ficado lá.

    ResponderExcluir