Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O que é a morte?

O que é a morte?

As tentativas científicas, ou mesmo religiosas, de conceituá-la vão falhar indefinidamente... Sabe-se que ao morrer cessam todas as atividades biológicas do corpo. Mas não se sabe exatamente o que o indivíduo sente com isso... Apesar de alguns relatos de “Experiências de Quase Morte”.




O que acontece após a morte?
As pessoas ressuscitam ou reencarnam?
Ou acaba tudo?



Nas religiões a morte não representa o fim
As crenças cristãs dizem que é uma passagem, uma transcrição para uma nova vida. Espiritismo e Judaísmo acreditam que é uma etapa na evolução do espírito.
Um cético (no sentido mais estrito) acredita que após a vida, nada existe. Não há arrependimento, não há saudade, não há lamentos.


O paraíso é usado como forma de controle do que se faz em vida. Somente aqueles que se comportaram de um modo coerente com sua
religião é que podem merecê-lo.
Aqueles que foram “pecadores” têm outro destino. No caso do catolicismo, você pode fazer todas as “maldades” que desejar em vida, desde que no último segundo se arrependa verdadeiramente.
A idéia da vida após a morte é uma forma inteligente de controlar o comportamento das pessoas.



  • Filosofia - A sobrevivência do espírito humano à morte do corpo físico e a crença na vida e no julgamento após a morte já era encontrada na filosofia grega, em especial em Pitágoras, Platão e Plotino. Já Sartre, filósofo francês defendia que o indivíduo tem uma única existência. Para ele, não há vida nem antes do nascimento e nem depois da morte.

  • Doutrina niilista - Sendo a matéria a única fonte do ser, a morte é considerada o fim de tudo.


  • Doutrina panteísta - O Espírito, ao encarnar, é extraído do todo universal. Individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, com a morte, à massa comum.

 
  • Dogmatismo  Religioso - A alma, independente da matéria, sobrevive e conserva a individualidade após a morte. Os que morreram em “pecado” irão para o fogo eterno e os justos, para o céu, gozar as delícias do paraíso.

  • Budismo -prega o renascimento ou reencarnação. Após a morte, o espírito volta em outros corpos, subindo ou descendo na escala dos seres vivos (homens ou animais), de acordo com a sua própria conduta.


  • Hinduísmo – a alma se liga a este mundo por meio de pensamentos, palavras e atitudes. Quando o corpo morre ocorre a transmigração. A alma passa para o corpo de outra pessoa ou para um animal.


 

  • Islamismo  - Alá (Deus) criou o mundo e trará de volta a vida todos os mortos no último dia. As pessoas serão julgadas e uma nova vida começará depois da avaliação divina. Esta vida seria então uma preparação para outra existência, seja no céu ou no inferno.

  • Espiritismo - Defende a continuação da vida após a morte num novo plano espiritual ou pela reencarnação em outro corpo. Aqueles que praticam o bem, evoluem mais rapidamente


  • Igreja evangélica - Acreditam no julgamento, na condenação (céu ou inferno) e na eternidade da alma.

  • Igreja  Adventista do Sétimo Dia - os mortos dormem profundamente até o momento da ressurreição. Quem cumpriu seu papel na Terra recebe a graça da vida eterna, do contrário desaparece.

  • Igreja Batista -Crêem na morte física e na morte espiritual.


  • Catolicismo - A vida depois da morte está inserida na crença de um Céu, de um Inferno e de um Purgatório.
  • Judaísmo - Crê na sobrevivência da alma, mas não oferece um retrato claro da vida após a morte, e nem mesmo se existe de fato.


 

  • Candomblé- Vê o poder de Deus em todas as coisas e, principalmente na natureza. Morrer é passar para outra dimensão e permanecer junto como os outros espíritos, orixás e guias.


  • Umbanda - Sofre influências de crenças cristãs, espíritas e de cultos afros e orientais. Como não existe uma unidade ou um 'livro sagrado', alguns umbandistas admitem o céu e o inferno dos cristãos, enquanto outros falam apenas em reencarnação e Carma.


2 comentários:

  1. Selma, agora são vinte e uma horas e cinquenta de dois minutos de sexta feira, 03 de dezembro.

    Como eu ainda não sei falar sobre o novo budismo que começo a conhecer, mandarei um link.
    (fui lá a primeira vez, nos últimos dias)

    Já tenho "refúgio" e assim que ficar inclinada, vou me refugiar, ou "batizar" nos preceitos, tbm, e por ora, vou conhecer uma ordem nova.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Shingon

    ResponderExcluir
  2. vou fazer mais uma tentativa de linkar.

    se eu não conseguir, recomendarei aos interessados abrirem a página na barra acima.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Shingon< >

    ResponderExcluir