Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Foi ou não foi direto para o Paraíso?

Jesus prometeu ao malfeitor um lugar no paraíso.
A maioria das traduções [Almeida Revista e Atualizada; Almeida Revista e Corrigida; Almeida Corrigida e Fiel] traz o verso assim: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:43).

Três fatos devem ser considerados para a correta compreensão da promessa:
1. O ladrão sabia que a recompensa só seria recebida no futuro; por isso, pediu: "Lembra-te de mim quando vieres no Teu reino" (Lucas 23:42).

2. O ladrão não morreu no mesmo dia. Os soldados foram ao Gólgota ao entardecer daquela sexta-feira e quebraram as pernas dos dois ladrões. Isso era feito para evitar que os crucificados fugissem à noite. As de Jesus não foram quebradas, uma vez que já estava morto (João 19:32,33).

3. Jesus não subiu ao Céu naquele dia. Ao ressuscitar, três dias depois, disse que não subira ao Pai (João 20:17).

O verso 43 [de Lucas 23:43], a partir do original grego, seria: "Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso".
A pontuação não era usada na escrita original; foi acrescentada ao texto bíblico séculos depois.
Nesse caso, o verso sofreu um erro de tradução. O tradutor entendeu que deveria acrescentar a conjunção "que" antes do advérbio de tempo "hoje" para clarear a sentença.
No entanto, considerando a impossibilidade de Jesus estar naquele dia com o ladrão no paraíso, a pontuação correta seria: "Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso".


(Fonte: Revista Sinais dos Tempos)


O bom ladrão é um personagem sem nome, no Evangelho de Lucas. Nas traduções mais tarde, ele é chamado Dimas, Tito, ou Rakh.
A pontuação e tradução de manuscritos antigos variam no versículo 23. A maioria dos manuscritos tem "...te digo; hoje...”

O fato é que o bom ladrão parece não ter ido diretamente da cruz ao paraíso. E aí, 233?


(Selma)

17 comentários:

  1. Essa pontuação da Bíblia das Testemunhas de Jeová é forçada. Cada língua tem sua estrutura fraseológica. O grego não usava pontuação, mas não precisava tanto dela quanto o português. Nem em português se usa tal estrutura:
    "Em verdade te digo hoje: estarás comigo no Paraíso." Parece frase de retardado. Só convence quem quer ser enganado.
    Estar no Paraíso é que requer o advérbio de tempo. Para que fixar o ato de dizer e deixar o mais importante indefinido?
    Eu já expliquei. Para quem morre, o tempo não passa mais, porque morto não existe. Para o ladrão, tanto fazia ressuscitar um segundo após a morte, quanto um milhão de anos depois. É a mesma coisa. Por isso Jesus disse "hoje estarás comigo". O "hoje" é o hoje do ladrão.
    O importante é que Jesus não disse a ele: "Vais deixar esse corpo e vais voltar muitas vezes noutros corpos, até que estejas apto a estar comigo no Paraíso."
    O Ladrão pediu: "Lembra-te de mim quando estrares no teu reino." Jesus respondeu e frisou que esse "quando" seria imediato. Não seria num tempo indefinido no futuro. "Verdadeiramente eu te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."
    Vejamos a tradução literal de Young:
    23:43 and Jesus said to him, `Verily I say to thee, To-day with me thou shalt be in the paradise.'

    Adilson233

    ResponderExcluir
  2. Adilson, você entende muito de Bíblia e sabe que é difícil uma tradução correta e também uma interpretação correta do que foi dito.
    Em que podemos nos basear para dizer que esse ou aquele texto está correto? Isso sem deixar a opinião própria interferir...

    Não é difícil mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Selma, nem sempre é difícil. Um pouco de sensatez ajuda muito.
    Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
    Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso.

    A segunda frase é claramente forçada. Questão de QI e de honestidade de julgamento.
    233.

    ResponderExcluir
  4. Quem pecou, o cego ou seus pais?
    O galeguinho acha que essa pergunta feita a Jesus é prova da reencarnação. Assim ensinou Rivail, e o pobre galego otário aceita essa idiotice porque lhe falta inteligência.
    Se Jesus tivesse aceitado a validade da pergunta, Rivail estaria certo com o argumento. Acontece que Jesus rejeitou tal ideia e disse categoricamente NEM ELE, NEM SEUS PAIS.
    233.
    É sempre assim, o galego tem de tentar validar suas ideias (aliás, ideias de Rivail) com as passagens que mostram ideias errôneas corrigidas por Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Como é que você se expressa? Digamos que você vai responder a alguém que lhe pediu para enviar um e-mail quando puder, e você quer lhe dar uma resposta categórica dizendo que o fará ainda hoje.
    Qual dessas duas maneiras você escolheria?
    1)Na verdade lhe digo hoje, enviarei o e-mail.
    2)Na verdade lhe digo que hoje lhe enviarei o e-mail.

    Ora, mesmo se você fosse um lusitano retardado como o Miguel, ou um japa paulista que acredita que defunta conserta PC, nunca usaria o exemplo 1, porque não se fala assim.
    O ato de dizer não requer o advérbio. Por que quem fala precisa dizer que está falando hoje? O ato de enviar é que tem de ser determinado.
    Na cruz, Jesus não precisava dizer "digo-lhe hoje". Se fosse usar um advérbio de tempo, deveria ser "digo-lhe agora". E por que, naquela hora, à beira da morte, usaria uma forma indefinida de promessa "estarás comigo no Paraíso"?
    Se fosse é um espírita-peruquista-imbecilista como o Miguel, vai precisar de muito mais para fundamentar ilusões rivailistas com os evangelhos.
    233.
    233.

    ResponderExcluir
  6. Corrigindo:
    Se você é um espírita-peruquista-imbecilista como o Miguel, vai precisar de muito mais para fundamentar ilusões rivailistas com os evangelhos.
    233.

    ResponderExcluir
  7. O problema das pessoas é querer ser detalhistas com certos assuntos bíblicos. O que Jesus quis dizer é que o Dimas estaria com ele neste tempo agora (tempo do ocorrido) e não séculos ou milênios depois. É preciso entender que o tempo de Deus é diferente do nosso. Somos limitados por um tempo físico e Deus nunca será. Por exemplo, a Bíblia diz que mil anos são como um dia para Deus (II Pedro 3: 8) “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como [mil anos], e [mil anos] como um dia”.

    ResponderExcluir
  8. ... e é sempre assim, NUNCA MUDA!!... o idiota 233, vendo que a Biblia está Espirita demais para os seus interesses obscuros, quer sempre forçar entendimentos outros que a desviem dessa flagrante realidade (estar Espirita em varias posições Doutrinarias)....

    Mas lá vamos nós, mais uma vez, dar valentes mokadas naquela cabeçorra de idiota anti-Espirita alienado233....

    Ora, se Jesus, prometesse o paraíso, junto D'Ele, para aquele mesmo dia ao ladrão, então estamos perante uma promessa que não foi cumprida pois MAIS UMA VEZ se lembra ao idiota 233 que Jesus não "foi" para o PAI naquele mesmo dia mas sim dias depois...
    E perante isto, o que diz o imbecil 233 para o seu rebanho acefalo? (já que perante as pessoas NORMAIS não tem hipoteses).... diz que "como o ladrão iria ficar sem saber de nada por tempo indeterminado", Jesus valeu-se disso para o enganar, pois quando o "premiado" com paraíso facil ressuscitasse, seria como se fosse naquele mesmo dia....

    Ora, ora... vai ser macacão-interptretador-espertalhão assim lá nas pampas do conde redondo, idiota 233... Aqui só mesmo os estupidificados pelos pastores-impostores dão credito a tuas aberrantes interpretações estrumentas.... :))....

    Quanto à pergunta que foi feita a Jesus, onde sobressai muito claramente o foi *ESTE* ou ... ... para que nascesse cego, MAIS UMA VEZ, ficas sem hipoteses de fugir racionalmente à questão que EVIDENCIA CATEGORICAMENTRE as LEIS da reencarnação e causa-efeito....
    FLAGRANTEMENTE!!!... e...

    Quanto à resposta de Jesus... pois ela insere-se PERFEITAMENTE no Doutrinado pelo Espiritismo o qual refere em sua loinha doutrinaria que não se reencarna somente para expiação mas tambem por motivo de PROVAS ou MISSÃO....
    Ora, se aquela cegueira não foi motivada por expiação (como julgavam os interlocutores), sem duvida que teriam de ser uma das outras duas hipoteses, já que elas tambem fazem parte da "MANIFESTAÇÃO DE DEUS"...

    ... e assim, MAIS UMA VEZ, o idiota 233 leva na cabeçorra com Doutrina Espirita (biblica), o que
    vai pô-lo a rodopiar freneticamente em tentativas de inventar mais interpretações imbecis e sem qualquer hipotese de prevalecerem, repete-se, em qualquer ambiente frequentado por pessoas de mente minimamente NORMAL... :))....

    ResponderExcluir
  9. A missão do cego foi ficar à beira do caminho pedindo esmolas.
    A misão do ladrão foi roubar até ser condenado à crucificação.
    A missão do aleijado foi ficar junto ao poço 38 anos.
    A missão dos dez leprosos foi serem execrados por terem uma doença maldita.
    A missão de Rivail foi ser idiota o bastante para não saber que os "espíritos" não passam de manifestações anímicas ou de fraudes.
    A missão do Miguel é acreditar nos livros mentirosos que lê e ficar aguardando esperançoso que a NASA acha algum marciano voador.
    A nossa missão é aturar idiotices V-V-aivoltistas.

    ResponderExcluir
  10. grande macacão este 233 feito espertalhão... agora já quer que TODOS os casos sejam "missão" e quer ignorar que tambem ha os que estão em PROVAS e expiação... HEHEHEHE...
    ... e já encetou a velha e surrada estrategia de desviar o assunto para outras direcções.... Grande macacão este 233... enorme mesmo!!....
    :))....

    ... até porque, quanto a Allan Kardec SABER QUE HÁ Espiritos, ele, afinal, mais não faz do que ter conhecimento daquilo que é NORMAL na Doutrina de Jesus.... Tão NORMAL que Ele pregou para Espiritos... (1-Pedro, 3-19) e...

    ... quando da crucificação, no momento do desencarne, não deixou de entregar o Seu PAI(Lucas, 23-46)

    HEHEHEH... é sempre um grande gozo pôr o macacão 233 em conturções interpretativas para
    tentar tapar com seus "ensaios estupidos e idiotizados, o conteúdo biblico que
    legaliza na perfeição a Doutrina Espirita....
    HEHEHEHEH.... impagavel

    ResponderExcluir
  11. pondo melhor...

    ... quando da crucificação, no momento do desencarne, não deixou de entregar o Seu ao PAI (Lucas, 23-46)

    ;)....

    ResponderExcluir
  12. Luiz Alberto -> O problema das pessoas é querer ser detalhistas com certos assuntos bíblicos. O que Jesus quis dizer é que o Dimas estaria com ele neste tempo agora (tempo do ocorrido) e não séculos ou milênios depois. É preciso entender que o tempo de Deus é diferente do nosso. Somos limitados por um tempo físico e Deus nunca será. Por exemplo, a Bíblia diz que mil anos são como um dia para Deus (II Pedro 3: 8) “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como [mil anos], e [mil anos] como um dia”.
    ------
    heheheh... esta é mais uma daquelas interpretações estupidificadas/estupidificantes
    que não esclarece nada e antes pretende anestesiar mentes com menos de 10 anos e não aptas a um raciocinar adulto....


    eheheheh... quantos esquemas idiotas "eles" ensaiam/inventam numa tentativa tresloucada de taparem o obvio: "Jesus, não DAVA paraísos fosse a quem fosse. Teria de ser o proprio a fazer por chegar lá através de sua propria vontade e esforço, isto é, EVOLUINDO!!..

    (atente-se na lição do bom samaritano (Lucas, 10-25...37)

    ResponderExcluir
  13. INFERNO
    Será que você já pensou pelo menos uma vez neste lugar tenebroso este mês? Será que você tem pensado nas pessoas que estão diariamente sendo empurradas pelo diabo para este lugar de tormentos? Você sabia que cada vez mais milhares de pessoas, inclusive pessoas religiosas e até “evangélicas”, estão acreditando que o inferno é um lugar fictício inventado por homens para amedrontar as pessoas? E que por causa desta crença as pessoas passam a relaxar suas vidas espirituais e devido a este relaxamento elas estão totalmente desarmadas e submissas à vontade do diabo, e o pior de tudo é que estão adquirindo passaporte fácil para fazerem sua ultima viagem sem retorno para um lugar terrível e de sofrimento eterno? Você sabia que o inferno realmente existe e é um lugar de tormento eterno ? Em Lucas 18:24, é enfatizado o “sofrimento nas chamas do inferno”. No versículo 28, no capitulo 13 do mesmo Evangelho, diz claramente que neste lugar de horrores haverá muito “choro e lamentações”. Faço uma pergunta ao amado leitor: Qual a atitude ou quais as providencias que você ou todos nós estamos tomando para ajudarmos as pessoas a se livrarem deste lugar terrível? Que estamos fazendo em prol do Evangelho de Jesus Cristo que é o caminho único que tira o homem deste destino? Que é que estamos fazendo em favor de nossa própria vida, para nos livrarmos deste lugar de sofrimento? Estamos sendo vigilantes? Estamos sendo prudentes? Estamos fazendo a vontade de Deus? Como está a tua vida amado leitor? Como está a nossa vida? É Jesus o salvador único de nossa alma e Senhor de nossa vida?
    Levemos nossa vida cristã mais a sério. Cuidado, de Deus não se zomba. Exercitemos o “ódio ao pecado” e àquele que tem levado muitos a prática deste mal e, por conseguinte tem levado muitos para o inferno. Vamos amar mais as almas necessitadas de salvação que estão de passagem pronta para esta viagem terrível. Vamos tirar estas pessoas deste caminho. Vamos colaborar com as missões e seus missionários; orando mais por eles, indo com eles ou ajudando na manutenção dos mesmos . Vamos colaborar com os que anunciam as boas novas da salvação, levando aos confins da terra estas boas novas. Vamos orar mais. Digamos ao mundo que só Jesus Cristo salva e livra a alma da condenação do inferno.
    O inferno existe sim, e os lideres nas suas igrejas precisam doutrinar mais os seus fiéis sobre este assunto. Estamos pregando muito sobre bênçãos materiais, só se fala nas vitórias materiais. Prosperidade, saúde, paz, carro do ano, casa, luxo, são os alvos de muitos cristãos modernos. E o que faremos com as palavras da Bíblia que diz: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, que as outras coisas vos serão acrescentadas”? ( Mat. 10:33 ).
    Deus quer nos abençoar, sim, mas precisamos primeiro receber esta tão grande dádiva de Deus que é a nossa salvação, guardar este tesouro e anunciar ao mundo que a salvação de nossa alma é o prêmio mais valioso que Deus nos dá e é muito mais importante de que todas as bênçãos que possamos conseguir. O inferno existe. Fujamos sempre dele e ajudemos mais a arrancar muitos que estão seguindo este caminho de morte eterna. Que Deus nos abençoe. Amém.


    Dentista, Pastor Evangelista: LUIZ ALBERTO = 07.11.2000

    ResponderExcluir
  14. A revelação da existência do inferno é de suma importância, porque nos mostra que a vida não termina com a morte do corpo e que há o risco de passarmos toda a eternidade em t ormentos.
    Certamente o apóstolo Paulo deve ter tratado desse assunto com extremo cuidado e sabedoria, como sempre fazia. Paulo não se esqueceria de alertar-nos sobre a perdição eterna num lugar de tormentos inimagináveis.
    Infelizmente, não me vêm à lembrança os vesículos em que Paulo discorre sobre a condenação em tormentos eternos. Sem dúvida alguma, o evangelista Luís Alberto deve ter todos esses versículos anotados. Peço a ele que tenha a boa vontade de citá-los, para que os leiamos e aprendamos também sobre tão importante assunto.
    Adilson233.

    ResponderExcluir
  15. Tenho a ligeira impressão de que vou esperar sentado pela resposta do Luís Alberto...

    Adilson233

    ResponderExcluir
  16. Michael se converteu ao Senhor Jesus Cristo aos 16 anos de idade, quando ouviu a Palavra de Deus sendo anunciado por um Pastor evangélico em um culto público. Ele era parte de uma gangue de Nova Iorque, cujos membros foram todos assassinados um depois do outro por uma gangue rival; mas ele escapou do extermínio. Eu o encontrei em 1981, um mês após o seu novo nascimento em Cristo Jesus. O rosto de Michael refletia alegria, amor e serenidade. Ele mesmo disse: “Eu era violento, cheio de ódio, só pensava em brigar, roubar e me drogar”. Agora é como se tivessem me colocado em uma mesa de operação e implantado um novo coração no lugar do velho ou implantado uma nova vida em lugar da antiga e isso sem a necessidade de morrer e voltar a vida para pagar os meus erros passados. Foi como se alguém tirasse tudo que era podre dentro de mim e trocasse por coisas novas. È assim que Deus faz naquelas pessoas que um dia reconhecem o seu estado deplorável de pecados e se arrependem e reconhecem a importância da morte redentora que Jesus cristo realizou na cruz e com isso aceitam esta obra e recebem o senhor Jesus como seu único Salvador. O que acontece a partir daí é que o sangue de Jesus justifica o pecador diante de Deus. ( Romanos 5 : 9 ) “Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”. E o torna nova criatura e filho de Deus. (João 1 : 12 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”); È um milagre! E poucos, infelizmente, preferem não crer nesta verdade. Hoje Michael é missionário na Índia e anuncia o mesmo evangelho que um dia modificou totalmente a sua vida.

    ResponderExcluir
  17. Dr.Luiz, eu tenho muito apreço por essas histórias de grandes recuperações psicológicas.

    Tenho estudado - como leiga, a chance de melhoria da conduta social de pessoas desajustadas ao meio.

    Tem algumas histórias desse tipo, que são mesmo fora do comum.
    Talvez, agora mesmo, vou contar uma delas, em mensagem em destaque.

    ResponderExcluir