Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Estaria tudo determinado?

 Uma festa de casamento, realizada em um condomínio de classe média alta, na Estrada de Aldeia, no município metropolitano de Camaragibe (PE), terminou em tragédia na madrugada de hoje. O noivo, o supervisor de vendas Rogério Damascena, de 29 anos, matou a noiva, Renata Alexandre Silva, 25 anos, o amigo e padrinho, Marcelo Guimarães, 40, e depois atirou contra si, na cabeça. Um outro convidado também foi ferido pelos disparos, mas não corre risco de morrer.

Rogério e Renata haviam se casado no civil na sexta-feira. A festa, para 200 convidados e que só terminaria com um café da manhã, foi presente da família da noiva. De acordo com o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) João Brito, encarregado da investigação, o crime foi premeditado. "Eram cerca de 2 horas da manhã e a festa estava no auge, quando o noivo disse 'vocês vão ter uma surpresa'", afirmou Brito. Depois, Damascena teria saído e voltado com a arma, começando a atirar.

Tudo indica, segundo o delegado, que arma estava escondida numa caminhonete que pertence ao pai do noivo, mas era usada por ele. A polícia não encontrou a arma. Sem poder ouvir de imediato os familiares e convidados que testemunharam o crime - todos chocados e cuidando de velório e enterro - a polícia não levanta hipóteses para a tragédia, o que poderá ocorrer depois do depoimento das testemunhas. Informalmente, alguns familiares disseram ao delegado que os noivos estavam muito felizes. Ninguém conseguia entender.

O que explicaria esse crime? Ciúmes?
- Falta de religião?
- Segundo os deterministas, tudo já  estaria "determinado" para acontecer dessa forma?
- Segundo os Espíritas, teria tudo acontecido por obra de espíritos obsessores e por causa de vidas anteriores?
- Segundo os Evangélicos seria obra do demônio?
- Ou (segundo os ateus) o noivo descobriu a traição e perdeu a cabeça?


(Selma)

6 comentários:

  1. A dificuldade de aceitar que tudo está determinado não existiria, se não fosse aprendido desde criança que "Deus nos deu o livre arbítrio."
    Prestemos atenção ao seguinte: é comum ouvirmos que "foi Deus que quis", não é? E se Deus quis, como é que não estava determinado? Deus não pode mudar, por definição, logo, ele determinou tudo antes mesmo de criar todas as coisas.
    Os espíritas acreditam também que tudo está determinado, porque creem que os espíritos reencarnam com todo um plano reencarnatório, segundo suas necessidades evolutivas. Um espírito com tendências assassinas viria com esse "destino": matar e sofrer as consequências, para se livrar dessa tendência. Por outro lado, a vítima teria contas a acertar. Assim tudo se encaixaria. Chamam a isso de "ação e reação".
    Os ateus acreditam que tudo está determinado, por causa do obrigatório elo causal que começou no Big Bang.
    Quanto aos tais supostos espíritos obsessores, para que servem os espíritos protetores? Parece que eles não passam de grandes incompetentes.
    Na minha maneira de ver as coisas, tudo está determinado, tanto o Bem, quanto o Mal, porque assim é que o mundo tem de funcionar. Um mundo perfeito seria imutável, sem mudanças de espécie alguma, pois não poderia mudar para melhor, nem para pior. Um mundo perfeito seria imóvel, sem vida, portanto, porque vida implica mudanças.
    233

    ResponderExcluir
  2. Aqui temos pouca informação. Eu mesmo já participei de vários casamentos, menos o da princesa. Eu não fui por motivos premeditados, ou seja, eu não queria esquecer a princesa nunca.

    Mais tarde, a princesa me questionou porque não fui no casamento dela, e eu respondi "Você sabe porque!", e ela se calou, e nunca mais tocamos no assunto.

    O casamento dela foi em 1986, mas o meu "voto de fidelidade" eu fiz lá em 1984, no Teatro de Arena de Campinas, junto com os morcegos lá pelas três da madrugada. Eu não conseguia aceitar a ideia de que nunca mais a veria, e assim improvisei esse juramento solitário.

    Pensei que a minha vida tinha terminado por ali, mas, não, a minha vida depois de 1984 em diante foi uma sucessão de eventos, onde encarnei o meu novo destino. Em 1988, eu me tornei tio pela primeira vez, o nome dela é Lilian - como o pai dela estava no Japão, passei os melhores momentos de ser um tio que ia até o hospital para tentar baixar a febre, comprei roupinhas, fui passear com ela no Zoológico, tirei fotos, andava com ela no colo até os três anos de idade, quando então o pai dela voltou. Muitos anos se passaram, e a Lilian conseguiu dar um jeito de morar comigo. Ela já tem vinte anos, é uma patricinha que gosta de shoppings, Orkut, adora fazer fofoca, mas fala, mas como ela fala.

    Por mais que estivesse e ainda seja apaixonado pela princesa, eu jamais teria imaginado que Deus teria aprontado essa comigo, o de cuidar de uma outra princesa desde pequena até os dias atuais, graças a Lilian, ela deu sentido à minha vida de 1988 em diante.

    Mas Natal vem chegando, e certamente vou telefonar para a princesa, mesmo que tenha saído essa matéria do casal de Pernambuco. Eu duvido que o Edson vá meter uma bala na cabeça da princesa e depois na dele, mas na minha...

    ResponderExcluir
  3. Selma, viver é perigoso.

    Imagino o que pode ter ocorrido ao casal. Ele descobriu algum deslize dela, no dia do casamento. Se houvesse sabido uma semana antes, teria abandonado a noiva sem explicações, e teria encarado a decepção.
    Mas, pensa, num dia que ele considerou sagrado para ele mesmo,no qual ele pode ter se sentido como um astronauta que chegfa n lua, vivendo uma iniciação religiosa carregada de emotividade, ele ficou a mercê de horríveis sentimentos ao descobrir algo que não se encaixava em sua utopia.
    Não teve tempo para pensar melhor nas coisas.
    É calro que essa é uma justificativa poética que escrevo- pois nada pode servir de desculpa para apoiar uma conduta passional.

    Não existe livre arbitrio nas leis universais,mas o determinismo tem pouco a ver com a psicologia humana e com as consequências dessa psicologia. Nossa vida e nossas escolhas comuns estão dentro dos vinte e cinco por cento de responsabilidade que conseguios ter perante os eventos- pois o determinismo que existe no destino é light, e não interfere seriamente na consciência da matéria inerte que se espiritualizou,ou que ganhou cérebro.

    Eu cheguei a essa conclusão enquanto ainda existia o gd religoso do terra.Escrevi sobre isso lá.

    Nosso destino "determinado" pode ser determinado,mas é tão flexível quanto o futuo de uma argila para escultura, que pode se usada para a confecção de qualquer ícone, só não podendo haver variação em seu tamanho, e só não podendo haver variação na sua natureza de escultura de argila.

    Qualquer hora eu deverei reescrever aqueles textos,no outro blog.

    ResponderExcluir
  4. Selma, o texto que acabei de escrever, ficou bom,em minha opinião. Não repare nos vários erros ortográficos que cometi.

    Meu teclado- além de ruim, também não está digitando as palavras com rapidez na tela, aqui na seção comentários desse blog.
    Estou sem controle sobre minha digitação, e também não previ que o resultado seria esse,senão teria reeditado o texto.

    Leitores,por favor, então não reparem.
    Tentarei "melhorar".

    ResponderExcluir
  5. Réplica para a réplica do sr.Hosaka.

    Quem eu chamo de príncipe,é um senhor(agora eu chamo ele de senhor,antes eu chamava ele de "aquele menino"), de quem eu gostei por vinte e cinco anos.
    Tinha dia em que eu achava que eu nunca mais queria viver,se não fôsse por ele.
    Isso fez de mim,uma criatura meio estranha,e pouco integrada ao mundo das sociabilidades comuns.

    Um dia,isso tudo passou.

    Sou agradecida por ter vivido uma história assim.
    Isso fez de mim,quem sou hoje em dia com todos os meus valores morais, estéticos,comportamentais,culturais e religiosos.
    Me deu uma estrutura de personalidade para o "futuro",me deu em que pensar- me deu uma "alma".

    Suponho que o sr.se apega a ela,sr.HOsaka,pois sua vinculação à mesma também fez de vc o sr.HOsaka que conhecemos hoje em dia.

    Tenho certeza de que sem nossos ícones míticos do passado, sequer nos conheceríamos hoje em dia.

    Saudações aos nossos amores.

    Pois o amor multiplica-se em vida, e dificilmente,leva em outra direção.

    ResponderExcluir
  6. Olguinha de Ermelino Matarazzoquarta-feira, julho 24, 2013 1:57:00 PM

    Querido Franquinho : Triste é o fato de encontrar o seu grande amor, um relacionamento perfeito, a raridade de se sentir complementada pelo outro e não poder vivê-lo. Ver a vida toda passar, amar somente àquela pessoa, e nunca mais a ver ! Juninho manda abraços. Apareça aqui na Vila Robertina.

    ResponderExcluir