Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Encantadora

por Mala Nihil

Boa tarde aos que acessarem.
Encantadora é meu título de envios artísticos.

Vejam o site do Projeto Portinari, idealizado pelo filho do artista,  João Cândido Portinari, que disponibiliza uma versão digital de todas as obras do pintor.São mais de cinco mil obras digitalizadas e catalogadas para acesso do público.

Estão pensando que esse é só um link "que eu achei", é?
Eu vi o catálogo raisonée por inteiro, na vigésima sexta bienal de arte contemporânea paulistana. Precisei de dois dias sentada o tempo todo, vendo os quadros passar em dvds.
Usem os próximos dias para ver algumas obras aqui.
É uma pena que vsas não terão o acesso às imagens em tamanho real como eu tive, mas esses catálogos já são bom "para começar".

Boas visitas.
http://www.portinari.org.br/

Um comentário:

  1. melhorando o final do texto:

    esses catálogos digitalizados para a internet, são bons para os que começam a conhecer essas obras, do pintor que colaborou para a construção da igreja da Pampulha, em MG, e que decorou as igrejas católicas de Brasília.

    Faz um tempinho(acho que uns vinte anos) que o filho dele está reunindo todo o acervo do seu ilustre pai, e para isso,muitas pinturas vendidas por aquele, acabaram sendo devolvidas.

    Na bienal, todas as imagens já constavam em dvds(eu vi todos)

    Isso aí.

    ResponderExcluir