Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A morte é linda

Hoje celebramos o Dia dos Namorados, uma data romântica e bastante significativa, e para despertar velhas paixões dos idosos desse blog, olha só o que eu encontrei no YouTube:



O rapaz que publicou o vídeo, pegou imagens da Tina Charles dos anos 70 até 2008.

Eu não preciso de nenhuma data em particular para lembrar da Maria, desde 1981 não faço outra coisa. Antes de conhece-la, a minha vida não fazia o menor sentido. Depois dela, conheci a Paróquia Santa Tereza bem como um pouco (bem pouco mesmo) dos evangelhos, são livros que eu tenho uma brutal dificuldade para ler.

Eu e a Maria nunca falamos sobre religião. Tudo o que eu sei é que eu estava com ela na casa dela, ou na fábrica ou numa paróquia, assistindo vários casamentos das moças que cultivamos a amizade dentro da fábrica. Era fácil perceber que o amor estava presente naquela fábrica. Eu lembro de uma moça que estava desanimada, e o Sr Kosta tentou animá-la, lembrando que a idade dela era boa, e ela retrucou "Mas, Sr Kosta, a idade é boa, mas a época é ruim!"

A minha vida nada mais é que o conjunto dessas pequenas lembranças que guardei daquela fábrica de camisas. Lembro que a Maria ausentou várias vezes, e é óbvio que tentei saber o porquê. Morte em família e de parentes que foram enterrados lá no Paraná, e eu não podia fazer nada, nem sequer podia abraça-la. O máximo que pude fazer foi emprestar os meus ouvidos, e compartilhar um pouco da tristeza que é esse tipo de acontecimento e fatalidade. Nesse caso, os evangelhos em nada ajudam, mas depois de tantos parentes que ela perdeu no começo da década de 80, a Maria deixou uma frase que ficou para sempre comigo "a morte é linda".

O que ela quis dizer, eu não tenho a menor ideia, mas ficou o timbre da voz e aquele brilho nos olhos dela, e por isso eu sou grato a Deus por esse raro momento. Não existe coisa melhor nesse mundo, quando você consegue conversar com quem você mais gosta. Claro que nem tudo foi um mar de rosas entre mim e a Maria, apesar de sermos apenas colegas de trabalho, teve muitas ocasiões que trocamos farpas, mas nós fizemos de tudo para que as farpas não apagassem as nossas lembranças. Também acredito que as farpas me ajudaram a encontrar o que exatamente sentia pela Maria, se eu não consegui ser o namorado da vida dela, pelo menos tentei ser o melhor colega de trabalho.

Ontem, no entanto, eu estava no banco, e a mãe do menino chamou-lhe de Apolo. O Deus da Grécia? Não, não, o amigo de Paulo. Por mais que eu tentasse, não lembrava de ninguém com esse nome nos evangelhos. A mãe do menino disse que ele é mencionado na primeira carta aos Coríntios. Os textos do Paulo são os mais difíceis de ler, mesmo assim, como a fila do banco era enorme, decidi ler a primeira carta do Paulo em busca do Apolo.

Paulo menciona sim o Apolo, mas não consegui ver onde fica Corintíos, de onde Paulo escreveu a carta, onde estava Apolo, o máximo que eu vi é que Paulo foi vítima de uma fofoca. Não lembro do nome do fofoqueiro, mas o sujeito, ao invés de falar das boas obras da Igreja de Corintíos, ele disse que alguém estava abraçando a madastra de outro fulano. Paulo ficou indignado, e escreveu aquela enorme carta, ameaçando de passar o chicote em todo mundo, e usou de tudo que é tipo de palavrão: idólatra, adoradores de imagens, e etcetara. Ele orienta aos colaboradores da igreja ficar longe das coisas terrenas e valorizar mais a sabedoria divina.

Depois que eu li a primeira carta aos Coríntios, lembrei mais uma vez a Maria, ela tem razão: a morte é linda.

22 comentários:

  1. Gostei do vídeo. Assim como todos, a moça mudou com o passar do tempo. Apareceu com o cabelo liso, comprido, crespo, curto... Engordou. Até os dentes mudaram. Só não mudou o mau gosto para as roupas.
    A música é legal, tenho vagas lembranças dela.

    PS. Não sou idosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dona SA, a senhora conseguiu entender o que o Hosaka quis dizer?
      Nem eu.

      Excluir
    2. Eu entendi que o Hosaka está se sentindo só e triste... E relembrando os melhores momentos da life dele. "Life of Hosaka."

      Excluir
  2. Olha, Hosaka, já que você não pode ter a princesa, talvez a música que melhor representa "o fato" seja a da Adele, "Someone like you".
    Olha só o que ela diz na letra: "Never mind, I'll find someone like you. I wish nothing but the best for you too. Don't forget me, I beg."

    "Deixa para lá que eu acharei alguém como você. Eu desejo o melhor para você, não me esqueça, imploro!"

    Uma enorme dor de cotovelo... rsrs!
    Abs.

    Someone like you - Adele

    ResponderExcluir
  3. Ólguinha de Ermelino Matarazzoquarta-feira, junho 12, 2013 9:07:00 AM

    Querido Franquinho : Neste dia para voce a minha mensagem e do Juninho : Ah o amor ... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque..." (Carlos Drumond de Andrade)

    ResponderExcluir
  4. Oi Hosaquinha! feliz dia dos namoraos.... beijinhos mil...

    ResponderExcluir
  5. http://ohistoriador.nafoto.net/photo20060731071503.html<>

    ResponderExcluir
  6. Às vezes eu penso, porque teria o criador nos (me)colocado no mundo? Se é para virar pó, porque criar e depois destruir? Qual a finalidade da vida? Que grande bobagem é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava exatamente assim, antes de conhecer a Maria. Hoje, eu converso mais com a Santa Tereza, peço para ela cuidar da Maria e de mim também. Eu li os evangelhos, procurando uma mensagem do Criador para mim. Graças a Deus, eu não achei nada. Eu não sou bom em comunicação. Se Deus dependesse de mim para divulgar o Evangelho, Ele seria apenas um motivo de piada. Veja logo acima que o Adilson comentou que não entendeu nada do que escrevi. Eu não tenho nenhuma serventia para Deus.

      Mas há algo dentro de mim que eu não consigo controlar, essa vontade de sempre escrever. Acho que encontrei a minha vocação, o de escrever groselha na internet. Isso não faz o menor sentido.

      O pior é que tem gente que lê o que eu escrevo. Pode um negócio desses?

      A paz esteja contigo, Sonia. Sinto que você está bastante aborrecida com os eventos atuais, tudo está fora do seu controle. Imagina a situação do Criador do Céu e da Terra que nada pode fazer com relação ao Vai Volta e o Adilson, o máximo que ele pode fazer é torna-los pó, mas isso é fácil demais. O desafio do Pai Todo Poderoso é fazer com que os dois se confraternizem, e encha o planeta com esperança ao invés de entupir o blog com discussões etimológicas. Se dependesse de mim, eu escolheria a primeira opção, mas não sei onde mora o Vai Volta e nem o Adilson, e assim vejo que não sirvo nem para salvar almas quanto um blogue.

      Enquanto isso, estou estudando como trazer a Maria para cá. O dia que todos a conhecerem, todos vão dar o braço a torcer para mim, e concluir que vale a pena viver, mesmo que seja por um pequeno intervalo de tempo. Afinal, você há de concordar que nem tudo nessa vida foi Vai Volta e Adilson. Um forte abraço,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Segundo o que se pode observar, tudo vira pó, isto é, retorna à Natureza, de onde saiu. Para isso é que existem as bactérias.
      O livro que diz que viramos pó, porque dele fomos formados, é a Bíblia. Embora se creia comumente que ela ensina a sobrevivência da alma, isso não se encontra em nenhuma passagem. Alma, na Bíblia, é a vida, a qual não pode ser criada, mas somente transmitida.
      A propósito, Selma, já meditou no fato de que as religiões ensinam que é a alma que dá vida ao corpo? Mas se a vida é transmitida pelos pais. E a alma? Deveria ser transmitida também pelos pais. E como seria isso? Metade pelo pai e metade pela mãe? Os rivailistas, como você, acreditam que a alma(ou espírito) já existia antes e vem para habitar o corpo. Mas se a vida é transmitida pelos pais, não é pela encarnação da alma que existe a vida. Dizem os escritos de Rivail que, se uma criança não é destinada a viver, não lhe é destinado nenhum espírito. Mas é possível uma criança nascer sem o cérebro, por exemplo, e nasce com vida, embora morra logo depois. No ventre materno essa criança vive, logo, não é a alma que gera a vida.
      Bem, deixemos esse tema para depois, analisado com mais cuidado, pois escrevi de improviso.
      Voltando à Bíblia, ela diz que é possível não virar pó, mas receber a vida eterna. E é de graça, sem merecimento ou esforço próprio.

      "Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."
      "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crer em mim, ainda que morra, viverá."

      Se quiser, está ao seu alcance.

      Excluir
  7. Boa noite a vcs.(o sr.Hosaka habita um porão,eu habito a um sótão)

    Em 2.010 prometi que teria uma "série" com esse nome,e a comecei no outro blog meses atrás.
    Ela serve para a menção das minhas "questões"- e de preferência,da "vida atual".
    Nela, já contei umas histórias.
    A do Príncipe às vezes fica chatinha.
    Momentaneamente,estou com mais tempo de noite(e de madrugada).
    Ontem, para eliminar a saudade "eterna" que sinto dele, vi uns vídeos no youtube de um personagem bem semelhante ao mesmo(não vêm ao caso quem é).
    Mandei um e-mail (ao Príncipe real) que ainda não foi respondido.
    Sou brava,mas meu "lindo amor" é uma tempestade,que não deixa nada em seu caminho quando se empolga de forma boa ou ruim.
    Fico umas vezes pensando no que faríamos hoje em dia,caso estivéssemos unidos.
    Como eu dancei a Tina Charles,e as baladas do Chic,naquele tempo.
    Eu danço bem (eu fui a Safo...),com o tempo porém,passei a abominar tal arte.
    E meu amor ...hum...idem dançou.(fracassou)
    Ele é e sempre será a luz do meu caminho.
    Meu ícone e minha inspiração.

    Por causa dessa ilusão, ainda tenho coragem de sonhar com alguns paraísos presentes e futuros.
    Quem banaliza o amor,e tenta torná-lo uma demanda meio bêsta a ser resolvida no máximo até os trinta e cinco anos_com quem aparecer que está bom- não sabe nada.
    O coração é maior do que pensamos-e ele realmente escolhe personagens e personalidades.
    A alma parece eterna.

    Pena que a vida conforme a conhecemos passe rápido.
    Em tudo o que existe, é preciso adivinhar a essência,capturá-la,e tomar alguma atitude prática.
    Essências costumam resultar em bons perfumes.

    Em tempo,
    é engraçado o sr.Hosaka chamar de "idosos" seus amigos bloguistas cujas idades variam entre os quarenta e os cinquenta e seis anos,mas aceito o elogio.
    (hohó!)
    Se o professor Andros estivesse presente,eu diria que nossas idades situam-se entre os quarenta e os sessenta e seis anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo professor de literatura (ainda gosta) de alguém que atualmente,talvez seja eu,e eu gosto de quem "não me quer".
      E se no fim,ninguém ama tanto assim a ninguém?
      Fiz uma poesia meses atrás para o primeiro,que deixei registrada aqui no blog.
      Contei como um sonho com ele há três anos me levou àquele livro de capa azul.
      Um belo conto.
      Ele queria ser "meu"?
      Eu queria pertencer ao "Príncipe".
      Desencontros amorosos e desencantos amorosos são palavras que rimam bem.

      Um boa noite a todos os que "viram" a festa aí em cima.
      Que o deusinho Eros nos reconcilie na vida e ...em outros lugares possíveis.

      §§§§§§§§

      Excluir
    2. publicado pela primeira vez,há cinco minutos,no blog do sr.William.
      É sobre os protestos que ocorreram na av.Paulista,contra o aumento da passagem de ônibus.

      "pedido aos esquerdoidos,e aos comunistóides.

      Boa noite ao sr.William,e aos demais.
      Irei escrever o texto que imaginei aqui,porque irá aparecer em minha página no G+.
      Diz que o G+ pretende ser o Facebook do Google,portanto acredito que é lido pelos leitores aos quais me dirigirei,nesse momento.
      Temos na cidade e no país,problemas sérios.
      Hospitais que atendem mal, discriminações que põem vidas em risco pelo descaso, prédios que desabam, inflação corroendo salários, preço alto do tomate(que não suporto),e do feijão, projetos faraônicos dos políticos que não garantirão nosso futuro.
      Ando com medo de ir às agências bancárias,e acabar sendo abordada por algum meliante.
      As escolas vão mal.
      A violência urbana corre a urbanidade,como um incêndio.
      E vcs estão arrasando a av.Paulista por causa de um aumento na passagem de ônibus,no valor de vinte centavos!
      Tomem vergonha!
      Quisera fizessem na rua de vcs o que vcs estão fazendo contra o patrimônio público.
      Acredito que devem ter alguma escolaridade,pois um movimento assim normalmente é produzido por pessoas que possuem algum conhecimento.
      Que exemplo político vsas senhorias pensam estar deixando aos de mente fraca?
      Essa energia desperdiçada poderia ser usada para tentar resolver nossas reais emergências.
      Peço a gentileza de repensarem o que estão fazendo.
      Parem de insistir na história da passagem de ônibus.
      Isso já cansou nossa beleza.

      Não sou a favor das esquerdas atuais,mas acho bonitos seus ideais antigos.
      Todavia,a atitude de vsas está mais para caricatura do que para cópia dos velhos modelos os quais nem deram tão certo.
      Vcs andam bem carentes de "conteúdo".

      Deixo meu registro aqui agradecendo pela chance(dada por esse blog) e pela atenção de todos.

      ººººººººººººººººººººº

      Excluir
    3. Bom dia, Srta Nihil,

      Não dá para saber quem são esses baderneiros, principalmente porque eles esconderam os seus rostos. A família Mesquita acredita que se trata de manifestação política, de pessoas que não são contra o aumento dos R$ 0,20, mas de qualquer tipo de tarifa. Eu gosto da Av Paulista tanto quanto você, mas a frequência desse tipo de protesto, me deixa preocupado. Eu gosto de escrever na internet, mas não sei como defender esse direito, quando vejo esse tipo de violência acontecendo, tudo o que eu sei fazer é rezar para Santa Tereza.

      Excluir
    4. Enquanto isso na terra do Hosaka : O preço da tarifa de ônibus do transporte público de Campinas (SP) será reduzido de R$ 3,30 para R$ 3,20 a partir do dia 30 de junho. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (12) pelo prefeito, Jonas Donizette (PSB), que tomou a medida após o governo federal ter zerado a cobrança das alíquotas do PIS e da Cofins para o transporte urbano. ( jornal O Globo )

      Excluir
    5. Hoje eu consegui ver os vídeos até o fim.
      (quando foram publicados,minha internet estava com problemas de conexão)
      De fato,a canção da Adele é a "maior dor-de-cotovelo".

      "After the love is gone"(enviada por mim) conta sobre um amor que acabou à revelia dos protagonistas,com cada um seguindo o próprio destino,e preferindo cultivar uma saudade mútua,a insistir no namoro.
      História tristinha,suave- mas muito comum.

      Excluir
  8. Ólguinha de Ermelino Matarazzoquinta-feira, junho 13, 2013 9:01:00 AM

    caro Frank K. Hosaka, Meu desejo de felicidade, paz e alegria são infinitos, porque vem lá do fundo do coração especialmente para você. Eu e o Junior estamos orando por voce !

    ResponderExcluir