Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O crime de terrorismo

O Estado de S Paulo

Ao aceitar sediar a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a Olimpíada, o Brasil se comprometeu a adotar rígidas medidas no campo da segurança pública. Uma dessas medidas é a modernização da legislação penal.


Como a tramitação dos projetos de lei costuma ser lenta, a modernização da legislação penal deveria ter sido iniciada há muito tempo. Mas, como é rotineiro no País, essa providência não foi tomada em tempo hábil e o Legislativo agora corre para votar esses projetos antes que se iniciem os eventos. Por isso, a comissão mista do Congresso criada para consolidar a legislação penal decidiu dar prioridade ao tema de maior interesse dos organismos multilaterais: a tipificação do crime de terrorismo.

Relator da matéria, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) prometeu entregar seu parecer nesta semana. Ele propõe que a pena máxima aplicada a quem for condenado por crime de terrorismo seja de 30 anos - limite imposto pela Constituição. Em seu parecer, Teixeira não concede ao terrorista o regime de progressão da pena, regulado pela Lei de Execução Penal, que permite ao preso com bom comportamento passar do regime fechado para o semiaberto. Mas assegura a liberdade ao terrorista arrependido que colaborar com as investigações. "Como estímulo à colaboração em favor da sociedade, temos de isentar de pena o integrante de quadrilha que se arrepender, confessar e impedir que o crime ocorra, denunciando-o às autoridades", diz Teixeira.

A maior dificuldade enfrentada pelo relator está, justamente, na definição do crime de terrorismo. Teixeira adotou a mesma tipificação prevista pelo projeto do novo Código Penal, que está em tramitação no Senado.

Segundo esse projeto, terrorista é quem "causa terror na população" mediante várias condutas ilícitas - como sequestrar ou manter alguém em cárcere privado; usar, transportar, guardar ou portar explosivos, gases tóxicos ou "outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa".

O projeto do novo Código Penal do Senado também classifica como crime de terrorismo incendiar, depredar, saquear ou invadir bens públicos ou propriedades privadas; interferir, e danificar sistemas de informática e bancos de dados; e sabotar o funcionamento ou apoderar-se do controle de bens de comunicação ou transporte, de portos, aeroportos, estações ferroviárias e rodoviárias, hospitais, casas de saúde, escolas, estádios esportivos, instalações públicas ou locais onde funcionem serviços essenciais, instalações de geração ou transmissão de energia e instalações militares.

Os autores do projeto do novo Código Penal tiveram o cuidado de detalhar as condutas que podem ser classificadas como terroristas, mas a definição é criticada por grupos de esquerda e vários partidos que integram a base aliada do governo no Congresso.

Eles alegam que uma tipificação detalhada do crime de terrorismo abre caminho para a criminalização dos movimentos sociais, permitindo com isso, por exemplo, que os participantes de invasões de propriedades rurais, lideradas pelo Movimento dos Sem-Terra, ou de edifícios urbanos, realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto Urbanos, possam ser processados como terroristas.

A polêmica não é nova. Em 2002, o então deputado Robson Tuma apresentou um projeto que tipificava o terrorismo como "toda ação, individual ou coletiva, tendente a causar insegurança, pavor ou dano, com a finalidade de coagir alguém a praticar ou deixar de praticar determinados atos, ou, ainda, subverter a ordem política constituída". Doze anos antes, a Lei 8.072 deixava de incluir o terrorismo na lista de crimes hediondos, embora o considerasse crime "insuscetível de anistia, graça, indulto, fiança e liberdade provisória".

Nas últimas décadas, as nações desenvolvidas reformaram a legislação penal, tipificando o crime de terrorismo. Por causa da resistência dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda, o Brasil até hoje não conseguiu modernizar seu direito penal.

26 comentários:

  1. O Brasil tem que mudar muito para melhorar a imagem diante do mundo. E principalmente porque a copa de 2014 está chegando.

    Pessoal, ando ausente porque estou com uns probleminhas... Abs.

    ResponderExcluir
  2. revista realidade 243

    Parabéns pelo assunto, sr.Hosaka.

    Há de tudo para acontecer algum vandalismo na copa do mundo, porque nosso país é um bom território para estrangeiros de pouco caráter se esconderem.
    Tempos atrás, li sobre um "líder virtual do terrorismo no Oriente Médio" que mora(ou morava,pois talvez fugiu, depois da reportagem) praticamente perto da minha casa(na zona leste de São Paulo)
    Não há esse crime previsto na legislação.
    É fora do comum.
    Seria como se o roubo jamais fôsse esperado em algum lugar,e por isso,na Constituição do mesmo lugar imaginário não houvesse a concepção do tal crime,apesar dos assaltos eventuais em tal região.

    Enfim,o que podemos esperar de uma "democracia tropical"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tripitakas de dias atrás.

      Eu gastei certa energia escrevendo e reeditando as crônicas da página a seguir.
      Gostaria de ter uma interlocução nelas.

      chance de leitura(ou releitura)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. encrenca 1.331

      Eu me dediquei por "uma cara" a pesquisas históricas sobre diversos personagens antigos,e a Safo de Metilene(naturalmente) esteve no centro das minhas atenções.
      Um tempão atrás,encontrei dois bons sites que contaram algo a respeito dela,e um deles é europeu.
      Na ocasião(julho de 2.012),enviei mensagens aos mesmos,e elas não chegaram.
      Acredito que foram parar na pasta dos spams,mesmo porque a língua portuguesa não é a falada no site europeu em referência.

      Pois bem.
      Por muito tempo acessei a página do estrangeiro, sem ver minha réplica.
      Ela foi publicada meses depois.
      Hoje,ao limpar os muitos links que tenho no Favoritos,por acaso,voltei a acessá-la.

      viático de vagamundo.

      Excluir
    4. encantadora 212

      Homenagem

      Filhos são almas diversas
      mas as mães se parecem
      não existe um lugar nesse universo
      em que elas não sejam iguais

      Flores são banais
      Mas sri Avalokistewara gosta delas
      as mães terrenas e as mães celestiais
      são bem iguais.

      ainda tenho no Favoritos esse endereço que o sr.Hosaka me enviou aqui no blog,meses atrás.

      Excluir
    5. tripitaka 1.040

      Em agradecimento à sri acima mencionada pelo socorro que ela me deu em horas de necessidade.
      Agradeço também ao autor do site,por eu poder divulgar a página.
      Faço isso pela boa causa de transmitir um sentimento religioso aos bloguistas.

      sutra do coração

      Excluir
    6. As maiores pérolas do Blog:

      Nihil é reencarnação de Safo
      Defunta conserta computador
      Lar Frei Luís é solo sagrado
      Chico Xaveco era impoluto
      O mundo vai acabar em 21/12/12
      Os marcianos voadores vivem no subsolo
      O fantasma do Lar Frei Luís fala alemão fluente
      A NASA não achou os marcianos por uma questão de densidade
      Chico Xaveco era gay não praticante
      "De novo" significa trilhões de vezes

      Excluir
    7. Imitando ao sr.Hosaka,

      um bom domingo a vc também,sr.Adilson...

      até mais tarde.

      ººººººº

      Excluir
    8. Dessas dez pérolas, as que mais me fizeram rir foram "a Nihil é reencarnação de Safo" e "o fantasma do Lar Frei Luís fala alemão fluente."
      Por quê?
      Porque o argumento da srta. LG é que ela é reencarnação de Safo porque é baixinha também e os agradecimentos comovidos do lusitano, quando a Selma, perguntada se sabia se o fantasma tinha feito uma declaração pública de que não sabe falar alemão, respondeu que alguém dissera que ouvira, não sabia onde nem quando, um boato de que talvez alguém já comentara que ouvira dizer que o fantasma falava alemão fluente...isso comoveu profundamente o lusitano e lhe deu plena certeza de que o fantasma é mesmo um médico nazista materializado!!!

      Hahahahahahahaha!

      Excluir
    9. Você que acha que eu exagero ao chamar de cabeça de estrume e de idiotas os que acreditam cegamente em espíritos, vejam, no link abaixo, como foi proposto um simples teste para comprovar a existência de espíritos. Vejam as respostas ridículas e os argumentos pueris dos que acreditam em espíritos. Dá até pena ver como as pessoas são cegas e não se dão conta do quanto são enganadas.

      O tal Fraterno detonou os idiotas rivailistas.

      http://www.forumespirita.net/fe/off-topic/porque-e-tao-dificil-o-espirito-provar-que-existe/

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. 233 »»» (...) como foi proposto um simples teste para comprovar a existência de espíritos(...)

      bom... isso é questão facilmente resolvida no 'O Livro Dos Médiuns/Allan Kardec'... Basta acessar através de um desses link's abaixo e ver como são tratados os assuntos que NORMALMENTE suscitam algumas duvidas...

      http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/lm/
      http://livrodosmediuns.wordpress.com/

      portanto... não haja duvida que é na fonte que realmente se encontra a melhor maneira de chegar à verdade do que é dito sobre a capacidade dos Espiritos que não se reduz ao simples facto de saberem o que está escrito em um qualquer papel escondido...

      veja-se que interessante poderá ser esse capitulo para quem quiser saber o que se diz por lá...

      Parte 2 – MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
      Cap. 1 – AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA
      Cap. 2 – MANIFESTAÇÕES FÍSICAS E MESAS GIRANTES
      Cap. 3 – MANIFESTAÇÕES INTELIGENTES
      Cap. 4 – TEORIA DAS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS Movimentos de Suspensão
      Ruídos
      Aumento e Diminuição do Peso dos Corpos

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    13. encrenca 1.332

      Olá Adilson.

      Falei no tema da Safo por dois anos,e relacionei(em outro site) muitas coincidências entre nós.
      A melhor delas,é a semelhança da nossa lírica.
      Meu texto é rebuscado.
      Todavia, quando simplificado,o jeito simplinho dela falar fica reconhecível.(o que me constrange)
      As palavras dela,assim como ela pessoalmente,pareciam peixinhos que aparecem e desaparecem no mar entre pedras limbosas.
      Assim sou eu,e assim são minhas palavras,apesar delas possuírem mais tentáculos.

      Hum...a propósito,e de propósito...(kk!)...
      como foi hoje sua ...circunstância festiva?...

      (ainda é "dia das mães"...)

      {texto reeditado.
      Precisei eliminar um trecho...e torná-lo mais enxuto...hehe!}

      Excluir
    14. encrenca 1.333

      Postei outra mensagem no "Viático Vagamundo"(linkado acima,anteontem).
      Em inglês, replicaram "vimos a mensagem,agora ela aguarda aprovação".
      Em julho de 2.012 não tive coragem de criticar o pequeno texto deles sobre a poetinha.
      Hoje fiz isso em benefício dos desavisados que acessarem a página,ainda que eu duvide que haja algum tontinho hoje em dia que nunca ouviu falar nela.
      Uma poesia dela(copiada em sua lápide) profetizou que a mesma ia ser conhecida no mundo inteiro.
      Ela não acertou tanto,pois dr.Sócrates fez mais vantagem do que ela no quesito fama, mas o prestígio da heroizinha jamais esteve em declínio.(que vontade me deu de comer chocolate Prestígio...nham,nham...rs...)

      Vejam a íntegra da croniqueta que enviei ao "Viático".

      "Boa noite.

      Por curiosidade,acessei vosso blog agora,meses depois.
      Desejo agradecer por haverem publicado minha réplica(sou a mesma cronista,meu apelido apenas ganhou um "sobrenome"),e idem apontar uma correção a ser feita ao texto de vocês.
      Pitaco nunca exilou Safo em Lêucades.
      Ali,por séculos,foi o rochedo de onde os criminosos eram empurrados,depois de serem condenados a morrer.(Deus me livre de pensar em todo o horror que era isso...)
      Pitaco exilou a poetinha em Siracusa,na Sicília- onde ela casou,teve um filha, enviuvou,e de onde voltou posteriormente para Metilene.

      Desejo boa sorte e vida longa a vcs,e ao site.

      §§§§§"

      Excluir
  3. 233 »»» As maiores pérolas do Blog:
    ---
    por que será que o suprassumo da inteligencia e racionalidade 233, não colocou em sua lista de perolas aquela sua crença...

    ... "que, lá pela tarde de um dia de são nunca, vai ser ressuscitado, isto é, reconstruido num corpo que não tem carne, não tem ossos, não tem sangue"...

    ... e que após lhe ser insistentemente perguntado que "corpo especial" afinal será esse... o desconexo 233 se finge de cego, surdo e mudo... e sobre isto diz nada...

    bom mas...

    ... lá por ele se esquecer de colocar essa sua, e somente sua, joia de crença, não quer dizer que ela não seja dada à conhecer e posta à razão e sensatez de quem quiser analisar o
    que vai naquela mente alienada do coitado 233...

    :)...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, você faz papel de palhaço com essa história, porque eu já disse que o corpo da ressurreição foi tratado por Paulo na primeira epístola aos coríntios, capítulo 15. Qualquer um pode lê-la na Internet, há centenas de bíblias online.
      Você é que não soube explicar como pode acreditar que um espírito pode se materializar e ter todos os sinais vitais de um organismo vivo, pulsação, pressão, temperatura, respiração etc. Ele materializa sangue circulante e urina também? Que sangue e que urina? Os que tinha no momento da morte?
      Eu sei a resposta, claro, é que não é nenhum fantasma, é um impostor fantasiado para enganar otários como você.

      Excluir
    2. e eu que só quero saber do perturbado 233 como ele imagina que corpo será esse...

      (de minha parte a questão de "corpo especial", sem carne, sem sangue, sem ossos... está perfeitamente resolvida)...

      quanto ao resto do colocado de forma desonesta (olha que surpresa, vindo de quem vem) remeto para o "O Livro dos Médiuns" (já colocado acesso acima)...

      Excluir
    3. As respostas ridículas com intenção de justificar a recusa do "espírito" de fazer o teste para provar sua existência foram repetidas pelo lusitano: "Leia Rivail"!
      Ora, o tal Fraterno não foi cético, foi apenas inteligente e cuidadoso, que não podem ser qualidades de rivailistas, senão, não existiria mais nenhum sobre a face da Terra (por isso são tão poucos, a maioria entre os imbecis brasileiros criados no romanismo idólatra).
      A resposta do falso espírito foi "não tenho permissão". Que me perdoe minha amiga Selma, mas é por esse motivo que eu a aconselhei a se afastar desses fanáticos e imbecis: eles não veem nada de mais nessa resposta! São muito burros!
      Que foi que aconselharam ao rapaz?
      "Leia Rivail" (porque dizem que uma mentira repetida muitas vezes acaba aceita como verdade):
      "Sim, amigo, faça como nós, leia todo dia as mentiras de Rivail e do Chico Xaveco e vai acabar idiota também."

      Ora, lusitano retardado, acreditar sem provas em algo que se propõe a ser "cientificamente comprovado" é idiotice.
      Rivail fez questão de frisar que sua doutrina não era como as das outras religiões, porque os próprios mortos é que tinham vindo falar de sua condição e existência. Então, porque não podem fornecer provas, quando solicitadas?
      Quando se pede um simples teste bobo, os "espíritos" nunca podem realizar porque "não têm permissão"...o "espírito" não pode ir até a outra sala e verificar o que tem nela!
      Hahahahahahahaha!
      E uma mulher inteligente e formada ainda acredita nessas mentiras...Acorde, dra. Selma! Não tenha mansidão intelectual a ponto de aceitar qualquer história mal contada, como a LG, que acreditou quando leu que o defunto gordão abençoa a humanidade. Ele não podia fazer isso nem quando estava vivo, quanto mais depois de morto e cremado.

      Excluir
    4. Bom, é líquido e certo que qualquer pessoa normal chega à conclusão de que Cartas de Uma Morta, esquizofrenografia do Chico Xaveco, não merece nem a lata do lixo, porque algum pobre lixeiro sem instrução e desavisado pode ler e acreditar naquele amontoado de asneiras.
      Mas, a pergunta crucial é a seguinte: que é que deve ser feito dos outros livros do doente mental emperucado?
      Amigo, se você encomenda um bolo de chocolate a uma doceira e ela lhe envia em vez do bolo um pastel em que usou açúcar em vez de sal, tudo errado. Que é que você faz? Encomenda mais 411 bolos? Vai continuar a confiar nela?
      Então, amigo, depois do Cartas de Uma Morta e seus marcianos voadores e da farsa da materialização da irmã Josefa mMsselina, vai confiar ainda no Chico Xaveco?

      Excluir
    5. 233 »»» As respostas ridículas com intenção de justificar a recusa do "espírito" de fazer o teste para provar sua existência foram repetidas pelo lusitano: "Leia Rivail"!
      ----
      Pois bem... evidentemente que milhentos "sinais" SÃO!! constantemente dados pelos Espiritos por esse mundo fora... O registo Espirita tem dado conhecimento de muitíssimas situações que atestam disto mesmo, mas...

      ... será que tais amostragens é motivo suficiente para levar os incrédulos a crerem???... de certeza certezinha que não!!!... e...

      ... quer se queira quer não, os Espiritos são senhores de sua vontade e eles só enviam "sinais" para quem querem e quem, possivelmente, eles entendem ser merecedores de tal demonstração especial...

      Há alguma situação anomalia nisto??... Porque haveria de haver??... Percorrendo o Evangelho do Mestre, verificamos que o próprio Jesus (sempre Ele perturbando os intentos do infeliz 233) mostrou/demonstrou que nem todos mereciam/merecem ser contemplados com "sinais-a-pedido"...

      Vamos até Seu tempo na carne (assim o coitado 233 não vai puder dizer que somente encaminho para Kardec)e mostrar que assim foi...

      Mateus, 12
      38. Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre.

      39. Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas

      Mateus, 16
      1. Os fariseus e os saduceus achegaram-se a Jesus para submetê-lo à prova e pediram-lhe que lhes mostrasse um milagre do céu.

      2. Ele lhes respondeu: Quando vem a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado.

      3. E de manhã: Hoje haverá tormenta, porque o céu está de um vermelho sombrio.

      4. Hipócritas! Sabeis distinguir o aspeto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? Essa raça perversa e adúltera pede um milagre! Mas não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas! Depois, deixando-os, partiu.

      Marcos, 8

      11. Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com ele e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova.

      12. Jesus, porém, suspirando no seu coração, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal.

      Portanto... como com facilidade se pode verificar, Jesus jamais se colocou afim de satisfazer pedidos avulsos de "sinais" como até não terá sido nada meigo para com os e d'Ele duvidavam... :)...












      Excluir
    6. 233 »»» Cartas de Uma Morta, esquizofrenografia do Chico Xaveco, não merece nem a lata do lixo, porque algum pobre lixeiro sem instrução e desavisado pode ler e acreditar naquele amontoado de asneiras.
      ---
      Bem... na verdade tudo parece apontar para que o perturbado 233 tenha um RECEIO!! visceral que os livros psicografados pelo impoluto médium F.C. Xavier sejam lidos pelas pessoas e analisados por elas próprias...

      Eu sei que ele vai dizer (qual talibã brasileiro) :))... que apenas tenta proteger os outros das influencias "maléficas" que o Chico Xavier incute sobre o pessoal que o lê, mas...

      ... se ele entende que aquilo é tão evidentemente mau assim, por quê não aconselha as pessoas a verificarem por si mesmos essa tal de maldade, hein??... HEIIIIIIN???...

      Será que as pessoas normais necessitam do anti-Espiritismo fanaticamente doentio do 233 para tirarem suas conclusões quanto à IMENSA OBRA que aquele extraordinário Espirito nos legou??... Será mesmo???... :)...

      Excluir
    7. Foi exatamente como eu disse: a inteligência dos rivailistas que responderam ao lúcido Fraterno são iguais à do lusitano.
      Que é que tem a ver a negativa de Jesus de fazer a vontade dos descrentes fariseus? Ele realizava milagres o tempo todo. Ele só não quis submeter-se a eles.
      O que o Fraterno queria não tem nada a ver com realizar milagres para provar ser o Messias. O rapaz só queria que o espírito desse uma olhadinha na mesa da sala ao lado, só isso!!!
      Por que não foi possível e nunca será? Por quê?
      Porque não existe espírito nenhum manifestado no médium. É uma personificação do subconsciente sugestionado. Por isso é dada a desculpa ridícula que só idiotas aceitam: "Não tenho permissão"...Por quê? Que mal existe em o espírito ir dar uma olhada no que está na mesa da sala ao lado?
      Quanta baboseira, seu lusitano otário! Devia envergonhar-se de dizer tanta abobrinha sem pé nem cabeça.

      Excluir
    8. 233 »»» Foi exatamente como eu disse: a inteligência dos rivailistas que responderam ao lúcido Fraterno são iguais à do lusitano.
      ---
      do que foi dito, o 233 não quis entender nada (NUNCA QUER!! tratando-se da D. Espirita)...

      Afinal, eu comecei por dizer que também os Espiritos, a todo momento, dão sinais de sua existência por esse mundo fora, mas...

      ... por que algum Espirito deveria/deverá entrar em joguinhos do tipo faça isto faça aquilo para eu acreditar (??)...

      Ora... desde os primeiros momentos em que a D. Espirita começou a ser arrumada/desenvolvida que foi referido que a via jamais seria essa...

      E compreende-se naturalmente que assim seja, pois, senão, não faltariam pedidos para esse tipo de manifestações, e melhor se fossem mostradas em direto em programas de TV... Afinal, isso não deveria ser nada difícil para os Espiritos fazer... (e mesmo o próprio Jesus, por diversas vias à disposição, não teria qualquer dificuldade em detonar de uma vez por todas com o ateísmo e ceticismo reinante neste planeta de gente que não quer saber d'Ele para nada, não é mesmo?)... :)...

      e só para finalizar... deve ser dito para os menos atentos à D. Espirita que os Espiritos não estão ansiosos que todos creiam em sua existência... Nada disso!!... Eles sabem que, com mais ou menos tempo, cada um de nós acabará por se render às realidades da Criação... E isso acontecerá com o desenvolver natural do conteúdo intelecto-moral de cada um de nós, através das muitas existências na carne (mas não só na carne) que nos aguardam ...

      Não está em seus processos, portanto, forçar crenças que as pessoas ainda não estão aceitando em seu intimo ***NATURALMENTE!!!!***...

      Sem abobrinha... simplesmente assim... :))...
      `


      Excluir
  4. http://www.forumespirita.net/fe/off-topic/porque-e-tao-dificil-o-espirito-provar-que-existe/

    O Fraterno, com a proposta de um teste simples, o espírito dar uma olhada na outra sala e dizer o que havia sobre a mesa, detonou impiedosamente a hipótese rivailista.
    Não fica provado que não existem espíritos, mas fica detonada a mediunidade, e, com ela, todos os livros de Rivail e do Chico Xaveco.

    Os rivailistas Vítor e Moisés parecem ter a inteligência do lusitano, coitados, disseram baboseiras incríveis. E o Fraterno respondendo educadamente e detonando tudo.
    Que massacre!

    ResponderExcluir