Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Reencarnação como hipótese científica




Suponhamos seja a reencarnação uma hipótese científica.
Repetindo a frase que o 233 adora repetir:

"Reencarnação não existe"

Considerando que seja uma hipótese científica, deve-se  admitir ( segundo Karl Popper) duas possibilidades: a verdadeira e a  falsa. A reencarnação pode existir e também pode não existir.


A ideia da reencarnação ocupa uma posição particularmente importante no hinduísmo. Os antigos livros sagrados hindus conhecidos pelo nome de Upanishades dizem que, se a alma entra no paraíso ou no inferno após a morte, é apenas para uma permanência temporária, antes de regressar à terra. 
O hinduísmo desenvolveu, em ligação com a idéia de reencarnação, a doutrina do carma, segundo a qual uma pessoa vem ao mundo com um balanço de ativo e passivo proveniente de suas vidas anteriores. 

Bhagavad Gita, provavelmente o mais conhecido dos textos religiosos indianos, também afirma a doutrina da reencarnação: “O corpo se despoja das vestimentas usadas; o habitante se despoja, no corpo, dos corpos usados; corpos novos serão vestidos pelo habitante, como se fossem roupas.”
O budismo não fica atrás. Entre outras noções herdadas do hinduísmo, o budismo assimilou a teoria da reencarnação bem como a teoria do carma. O Bardo Thodol, o Livro Tibetano dos Mortos, texto sagrado budista, conta como, após a morte, “a consciência, não tendo nenhum objeto sobre o qual repousar, será levada pelo vento, procurando o cavalo do sopro. Quase nesse instante, o vento violento do carma, terrível e difícil de suportar, a empurrará para a frente, para trás, com horríveis rajadas. Depois de certo tempo, aparecerá o pensamento: Ah, o que não daria para possuir um corpo!” É exatamente a força premente desse desejo que, segundo os budistas, impele a alma para se agregar a um novo corpo físico, no momento da concepção deste.

No Ocidente, embora encontrando maior dificuldade para encontrar seu caminho, a doutrina da reencarnação já aparece em Platão e em muitos escritos herméticos greco-egípcios do período precedente.
Os primeiros padres da Igreja cristã foram influenciados por esses escritos, e muitos deles admitiram a reencarnação. Orígenes, um dos mais influentes pais da Igreja, ensinava uma espécie de teoria da reencarnação. Afirmava que as almas haviam existido em mundos anteriores, e que elas renasceriam nos mundos futuros. Essas lições de Orígenes foram mais tarde condenadas pela Igreja, e o Segundo Concílio de Constantinopla, em 533, tachou de anátema sua teoria da reencarnação. Mas ela sobreviveu nos diversos movimentos gnósticos cristãos que se desenvolveram clandestinamente na Idade Média, e que, de tempos em tempos, desafiavam abertamente a autoridade da Igreja. Os cátaros albigenses são um exemplo. Eles ensinavam a reencarnação, e conheceram um período de glória no Sul da França, antes de serem vítimas de uma brutal repressão instigada pela Igreja. Depois que foram arrasados no século 13, a doutrina da reencarnação tornou-se uma heresia.

Como você pode imaginar, provar cientificamente que uma pessoa já viveu antes não é uma tarefa muito fácil. Boas evidências podem ser fatos que uma pessoa sabe sobre a sua possível encarnação passada que ninguém mais saberia. 


Mesmo que várias pessoas acreditem em reencarnação, pouquíssimas afirmam se recordar de um fato de sua vida passada. Normalmente, essas memórias surgem quando se usa uma técnica controversa  chamada “regressão hipnótica”. Pelo menos é como se deu o caso “mais famoso” deste tipo.
Virginia Tighe, do Colorado (EUA), em 1952, passou por uma sessão de hipnose amadora. Sob hipnose, ela adquiriu um sotaque irlandês e relatou sua vida como Bridey Murphy, uma mulher que viveu na Irlanda, em Cork. Ela relatou fatos como seu casamento, seu nascimento em 20 de dezembro de 1789 e sua morte em 1864.
Tighe nunca fora à Irlanda – e contou detalhes que lhe seriam desconhecidos sobre o lugar e sobre os costumes do povo, que só lhe seriam conhecidos se ela realmente tivesse vivido naquela época. Mas nada se conseguiu provar, na verdade!

Pois bem! 
Não tem como provar que reencarnação existe, de verdade. Nem mesmo os estudos de Ian Stevenson.
Mas agora eu pergunto:

Você  tem como provar que reencarnação não existe?




SA

21 comentários:

  1. Segundo Karl Popper, uma teoria científica válida tem que ser falseável, ou seja, tem que haver um modo de provar que ela pode ser falsa. Por isso sua pergunta é tão interessante. Ea resposta é não. Não há como provar que reencarnação não existe. O mesmo vale para ressurreição. E o mesmo vale para um unicórnio. Por isso mesmo que essas questões pertencem ao domínio da religião, e não da ciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi do Filósofo, a Reencarnação não é uma teoria científica, pois não há como prova-lo e nem como contesta-lo, cada um decide se quer aceitar ou não.

      Isso me fez lembrar do Sr MB que vive sussurrando na coluna dos comentários de que sou cabeça de porongo por acreditar que o homem pisou na Lua. Como eu não posso provar que a Nasa existe e nem provar que também não existe, posso concluir que a Nasa também faz parte da Religião?

      Excluir
    2. Hosaka, não sou eu quem diz, é o filósofo da ciência Karl Popper. Claro que não é porque algo não é científico que não pode ser verdadeiro. Apenas não pode ser provado pela ciência. E a NASA existe, eu já estive lá...rsrs...

      Excluir
    3. Não vejo cientistas tentando provar a existência do unicórnio nem das sereias. Mas vejo muito cientista que não acredita em Deus, e muitos tentando provar se reencarnação existe ou não. O psiquiatra Jim Tucker está continuando os estudos de Ian Stevenson que morreu em 2007. Se estudar sobre reencarnação não compensa ( ou seja, é o mesmo que tentar provar que existe saci-pererê), por que tanta gente perde tempo com isso?

      Excluir
    4. O Filósofo aproveitou aqueles pacotes que as agências de viajem oferecem para a criançada que vai para a Disney e foi conhecer a parte da Nasa aberta ao público... rsrs!

      Excluir
    5. Erro horrível de português: viaGem e não viaJem.

      Excluir
    6. Olá Selma, tudo bem? Não estou querendo atacar a crença na reencarnação,rs. Porém, você citou Karl Popper, então deve saber alguma coisa sobre o critério da falseablidade (ter como provar que algo é falso) para ter validade científica. Você perguntou: "Tem como provar que reencarnação não existe?" e a resposta (até hoje) é não, não há como provar.

      Isso significa que reencarnação não existe? Não, ela pode até existir. Só que não é uma verdade científica atualmente.

      Pessoalmente eu acredito que os religiosos se preocupam muito em receber as benções da ciência, como se a ciência fosse infalível. Mesmo Karl Popper disse que toda verdade científica é temporária e passageira, pois nada garante que um dia alguém descubra uma falha na teoria, ou então, que ela não vale sempre e em todos os lugares.

      Mas voltando à reencarnação, antes de provar que ela existe, alguem teria que provar PRIMEIRO que espíritos existem (afinal são eles que supostamente reencarnam). E provando que espíritos existe, seria mais fácil depois provar que Deus existe, afinal "Deus é espírito". E depois ficaria mais fácil ainda provar que o Reino de Deus (do qual Jesus tanto falava) existe.

      Mas se provarmos que o Reino de Deus existe, não vamos precisar mais da fé, afinal teremos PROVAS. Mas se a fé se tornar desnecessária, como interpretar as palavras de Jesus, que explicava que "para entrar no Reino é necessário ter a fé de uma criança pequena"?

      Excluir
  2. Descobriram que Virginia Tighe, quando menina, morara perto de uma vizinha irlandesa. As investigações na Irlanda feita por vários repórteres redundou em nada.
    Os livros "O Trabalho dos Mortos" e "Cartas de Uma Morta" são a prova cabal de que mediunidade não existe, ou é fraude consciente, ou inconsciente. Desculpem-me quem leu esses livros e ainda acredita em Rivailismo, mas acho que é preciso ser muito burro e teimoso para ainda crer nessas mentiras.
    Já dei a receita para provar que na "brincadeira do copo" não existe espírito nenhum, mas que o movimento do copo responde ao que o subconsciente de quem toca o copo responde.

    O único caso de possível reencarnação é o da srta. Nihil, porque muitas coincidências a ligam à poetisa grega Safo, embora a srta LG pense que ela não era grega, mas etíope.
    1) Safo era baixinha, a Nihil também;
    2) Safo comia e falava com a boca e ouvia com os ouvidos, a Nihil também;
    3) Safo andava para a frente, a Nihil também;
    4) Safo tinha dois olhos, duas orelhas, dois braços, duas pernas, mas uma só boca e um só nariz, a nihil também;
    5) Safo e Nihil tiveram pai e mãe;
    Caramba! São muitas coincidências. Aposto que o galego, com a perspicácia que Deus lhe deu, concorda com a Nihil, ela é a reencarnação de Safo.

    ResponderExcluir
  3. Adilson,eu não consegui linkar uma página do próprio blog aqui,então leia a "Encrenca 1.183" no espaço de réplicas do texto entitulado "Nada é para sempre?".

    Até breve.

    ResponderExcluir
  4. (texto principal)

    Em menina,quando eu lembrava minha "vida passada",(na infância isso é mais fácil) eu nem acreditava em reencarnação.
    Essa foi uma idéia que comecei a assimilar,quando me interessei pelo Budismo.

    Anotei o nome "Bardo Thodol".
    Se eu encontrar a versão em português,irei acrescentar aos meus livros.
    Já tenho outros clássicos budistas na estante, todos lidos até a metade(não consegui concluir a leitura deles)

    ResponderExcluir
  5. Um V-V-eado rivailista e débil mental espalhou a besteira de que os pais da igreja acreditavam em reencarnação e que esta estava na Bíblia, de onde foi retirada a mando duma rainha que não queria reencarnar como escrava.
    E todo rivailista, exceto os que não são completamente imbecis, acreditam nessa idiotice.

    A Bíblia fala em ressurreição, em salvação, em divindade de Cristo, em perdão dos pecados, em eleição e predestinação. Tudo isso é negado pelo Rivailismo.
    Segundo o ensino bíblico não pode haver comunicação com espíritos de mortos, porque ele é bem clara ao dizer que morto não sabe de coisa alguma, que os vivos são somente pó, logo, não existem espíritos desencarnados. Toda sessão espírita, ou melhor, rivailista é fraude consciente ou inconsciente.
    Médiuns que promovem sessões de efeitos físicos, como voz direta e materializações, são impostores. É interessante o fato de que todos são V-V-eados, como os pais-de-santo.

    Meu jovem e minha jovem que procura um caminho, afaste-se dessas imposturas e sem-vergonhices do Rivailismo. Pense, raciocine, você pode. Não acredite nessas mentiras sobre seres do Além, eles não existem.
    Alma imortal é invenção da igreja católica para poder justificar a idolatria dos "santos" e cobrar missas. Isso não existe na Bíblia. Padres, bispos, cardais são crápulas enganadores que ensinam crendices em que nem eles mesmos acreditam.

    ResponderExcluir
  6. Morto não sabe de nada mesmo, Adilson. Você já viu morto falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara Selma, sinto dizer-lhe que você está equivocada nesse argumento. Na Bíblia, "os mortos" não se refer a cadáveres, mas a pessoas que já não vivem. Pessoas.
      O que é uma pessoa no Rivailismo e no falso Cristianismo baseado em Mitologia grega? Um corpo que é animado por uma entidade invisível que se separa dele após a morte (alma).
      E na Bíblia? Na Bíblia não existe o dualismo corpo-alma.
      "Tu és pó", esse "tu" é a pessoa total, mente e corpo, porque a mente é produto do corpo. Há corpo sem mente (cadáver), mas não existe mente sem corpo, como não existe peso sem um corpo, só se pode falar de peso em relação a algum corpo material. O "nada" não pode ter peso, nem temperatura nem coisa nenhuma. É isso que a Bíblia diz em relação à morte:
      "Sai-lhe o alento e nesse mesmo instante PERECEM todos os seus desígnios (salmo 146:4). Morto o corpo, extingue-se a mente (alma).

      Você acredita que tem alma imaterial, mas se beber uísque, fica seu corpo e sua "alma" imaterial sob o efeito do álcool e pode até fazer coisas que reprovaria. Se cair e bater com a cabeça, desmaiam você e sua "alma" imaterial. Pode acordar dois dias depois no hospital sem saber nada dos dois dias em que ficou "apagada".
      Quando era criança, voc|ê tinha "alma" infantil. Depois, "alma" adolescente, depois, "alma" de adulta. Daqui a alguns anos, vai ter "alma" de idosa, chata, ranzinza, depressiva, implicante...alma envelhece, Selma?
      Do exposto, acho que só se pode concluir que não existe alma ou espírito coisíssima nenhuma.
      "TU és pó, e ao pó tornarás."

      Excluir
    2. Meu caro Adilson...
      Sabe-se que o Eclesiastes foi escrito por Salomão, e que é a anotação das percepções dele durante a vida. Seus erros e acertos. Parece que houve uma certa época na vida que Salomão deixou de ser um cara justo e caiu na gandaia, e depois voltou a ser honrado novamente. E aparentemente o Eclesiastes é quase uma biografia de Salomão.
      Quando se fala da morte, ele estava tentando convencer as pessoas a viver de modo honrado, pois acreditava que a morte acabava com tudo.

      Errei ou acertei?
      kkkk!

      Excluir
    3. Cara Selma, lembre-se sempre de uma coisa, e preste bem atenção no que vou dizer.
      Eclesiastes parece a meditação de Salomão, logo, poderíamos aceitar ou não como verdade.Poderia ser apenas a citação dos pensamentos de uma pessoa, como existe em outras passagens bíblicas.
      Mas há um detalhe importante, a interpretação bíblica não se faz somente por uma passagem. Há VÁRIAS passagens que significam o mesmo que o "os mortos não sabem de coisa nenhuma" de Eclesiastes. Eu já listei várias.

      Bem, vamos ao que interessa: Rivail admitiu que o VT era a primeira revelação e o NT a segunda, e disse que o Espiritismo era a terceira. Que é que isso significa para a nossa discussão? Que houve REVELAÇÕES, mas as duas primeiras NEGAM a terceira, embora na mente dos rivailistas o Espiritismo "explique" e complete as primeiras, e até se julguem cristãos. As passagens que tenho mostrado reiteradamente mostram que, ao contrário do que pretendia Rivail, a Bíblia nega o Espiritismo e enquanto que este não aceita as principais doutrinas bíblicas.
      Qual a conclusão? Se a Bíblia está certa, o Espiritismo está errado. Se a Bíblia está errada, o Espiritismo cai com ela, porque Rivail fundamentou sua doutrina nas passagens que tirou da Bíblia.
      Logo, minha prezada Selma, convença-se, muito contra a vontade, que não há saída: O Rivailismo é falso.

      Excluir
  7. NASA, IDA A LUA EM 69, TUDO É UMA FARSA, HOJE O HOMEM TEM TECNOLOGIA PARA ISSO MAS NAQUELA ÉPOCA NÃO !SÓ O CABEÇÃO DE PORONGO SECO MAIS QUE ARDIDO HOSAKA ACREDITA NISTO! SACI DE UMA PERNA SÓ, FOTO LUNAR, BANDEIRA TREMULANDO, SÓ RINDO MESMO ! HEHEHE

    ResponderExcluir

  8. Empregado afrodescendente: - Amor, você quer me fazer feliz?

    Mb: - Sempre!

    Empregado afrodescendente- Então me beija em três lugares diferentes !

    Mb: - Claro! Onde?

    Empregado afrodescendente: - Em Miami, Paris e Veneza...

    ResponderExcluir
  9. Olá, dra. Selma, não leu meu convite? Eu a convidei para fazer uma viagem fora do tempo e do espaço até às margens do rio Jordão para ouvir a pregação de João Batista. Não levará muito tempo. Podemos até levar o sr. Hosaka junto, se ele se interessar.
    Não faz mal se a senhora não sabe aramaico, eu explicarei tudo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Seu Adilson...
    Ahahaha!
    Como fazer uma viagem dessas? E ainda por cima falar com João Batista!
    Quero ir sim... Vc tem máquina do tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Selma, que bom que aceitou. Tenho certeza de que vou gostar de sua companhia inteligente. Vamos adentrar um mundo como o mundo das ideias de Platão, onde tudo é perfeito, e vamos ouvir e entender João Batista. Com isso quero dizer que vamos deitar fora os arquivos mentais de tudo que é bobagem interpretativa que já ouvimos ou lemos, e vamos sorver cada palavra de João com a mente pura como a de uma criança, porque dos que são assim é que é o Reino de Deus.
      Não leve aquela bolsa com a carteira onde está o retrato do gatão saradão emperucadão, deixe tudo para trás.

      Excluir
  11. ... na verdade, por muito que o pastor-impostor macacão233 tente apagar a revelação de Jesus sobre Elias=João Batista, JAMAIS vai conseguir que pessoas de mente normalmente sã entendam perfeitamente que Jesus está dizendo aos discípulos que JB era o Elias reencarnado...

    assim, ó...

    (Mateus, 17:10 a13):

    "(...) - Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?"

    E Jesus, respondendo, disse-lhe: "Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; Mas digo-vos que Elias já veio e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.". Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista."

    Mateus,11

    7 Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

    8 Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.

    9 Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta.

    10 Este é aquele a respeito de quem está escrito: “Enviarei o meu mensageiroà tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti”[53].
    [53] Ml 3.1

    11 Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.

    12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.

    13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.

    14 E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

    15 Aquele que tem ouvidos, ouça!
    ---
    caramba... dito de forma tão clara e limpinha por Jesus é impossível melhor...

    De tal modo claro que os macacões (des)interpretadores da estirpe 233 ficam, sem qualquer hipótese de manobras impostoras...

    :)...




    ResponderExcluir