Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

O mau pastor

O Estado de S Paulo

O Partido Social Cristão (PSC) lavou as mãos diante das pressões para que revisse a escolha do pastor Marco Feliciano para presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deixando que ele próprio decidisse se permaneceria ou não na função que está incapacitado de exercer - política e moralmente. Contemplada com a titularidade do colegiado cuja visibilidade é cada vez maior para setores também crescentes da sociedade, a bancada de 15 membros do PSC não previu ou, pior, não se importou com as reações que certamente adviriam da indicação, para dirigi-lo, de um correligionário portador de opiniões incompatíveis com o que se espera de órgão do Congresso que leva no nome o termo "minorias".

Já não bastasse o processo por estelionato a que responde no Supremo Tribunal Federal - ele teria recebido R$ 13 mil por um culto que não ministrou no Rio Grande do Sul -, o pastor originalmente da Assembleia de Deus, eleito por São Paulo, carrega a duvidosa distinção de publicar textos racistas e homofóbicos na internet. "Africanos descendem de um ancestral amaldiçoado por Noé", escreveu no seu microblog há dois anos. A "maldição" é a origem da "fome, pestes, doenças, guerras étnicas" na África. Escreveu também, em outra mensagem, que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam (sic) ao ódio, ao crime, à rejeição".

A livre manifestação do pensamento é um dos direitos humanos basilares, embora nem sempre seja nítida a fronteira entre a expressão, como tal, de opiniões - por absurdas ou repulsivas que sejam - e o intento criminoso de difundi-las para incitar o ódio a terceiros por suas origens étnicas, crenças religiosas (ou ausência delas) e preferências sexuais. Mas, clama aos céus, como se diz, que um deputado com ideias abestalhadas e preconceituosas seja guindado à chefia de uma comissão legislativa federal cuja razão de ser consiste em combater toda sorte de violações de direitos da pessoa, em especial dos grupos minoritários da população brasileira.

Sem falar no que isso acrescenta em matéria de desmoralização do Congresso Nacional por suas recorrentes demonstrações de desprezo pela opinião pública. Uma das mais conhecidas, por sinal, é a instituída esbórnia com os recursos públicos a que se abandonam tantos de seus integrantes. Também nesse sulfuroso departamento, o pastor Feliciano, ainda no seu primeiro mandato, parece mover-se com a desenvoltura de um veterano. Segundo a Folha de S.Paulo, 5 dos seus 20 assessores de gabinete - pastores evangélicos como ele - recebem salários de até R$ 7 mil mensais, bancados afinal pelo contribuinte, sem aparecer nem na Câmara nem mesmo no escritório político do chefe, no interior paulista. Podem ser vistos, no entanto, celebrando cultos em templos da Catedral do Avivamento, a igreja fundada pelo deputado.

As negociações entre as lideranças parlamentares das quais resultou a entrega ao PSC da presidência da Comissão de Direitos Humanos até então ocupada pelo PT, que desta vez preferiu conduzir três outros colegiados de maior calibre, foram apontadas como a causa remota da escandalosa ascensão de Feliciano. Mas isso implica imaginar que não haveria diferença alguma se o PSC escolhesse qualquer dos demais dos seus parlamentares para o posto. Por esse insustentável raciocínio, a onda de protestos - nas ruas, nas dependências do Congresso e nas rede sociais -, de que evangélicos igualmente participam, se ergueria não importa o nome do escolhido. Equivaleria a presumir que, para a sociedade, o PSC é um baluarte do racismo e da homofobia.

Se não merece a pecha, mais um motivo para a agremiação rever a sua atitude - até diante do risco de acabar identificado na próxima campanha eleitoral como "o partido do racista". Não se iludam os seus dirigentes: o caso não sairá de cena tão logo os políticos vierem a produzir mais um de seus vexames. A acerba condenação à escolha de Feliciano traduz o aprofundamento, entre os brasileiros, dos valores da tolerância e da aceitação das diferenças. Isso não é passageiro.

18 comentários:

  1. Frank K. Hosaka, voce não é ave-maria mas é cheio de graça, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Se o 233 fosse 333 a gente saberia porque ele é meio besta kkkkkkkkk se bem que faria mais sentido ele ser 999, besta e meio...

    ResponderExcluir
  3. Ontem, saiu um belo editorial de O Estado de S Paulo sobre o Papa Francisco, enfatizando as suas primeiras atitudes como bons exemplos de humildade. A SA não gosta desse tipo de texto, mas estou convidando o pessoal a apreciar um belo texto, coisa que gostaria de fazer nessa encarnação.

    O Estado de S Paulo: O papa Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou dizer nada novo, mas somente repetir: o brasileiro é um ignorante e maria-vai-com-as-outras.

      Que é que o pastor feliciano disse de condenável sobre os negros? Que são descendentes do amaldiçoado Caim?
      Ora, essa sempre foi a posição histórica dos cristãos, mormente pela ICAR, posição pela qual aceitavam a escravidão de africanos e combatiam a dos índios. Foi isso que fizeram os ingleses, e os jesuítas. Há uma acusação cujas provas desconheço, de que a ICAR recebia dez por cento do tráfico negreiro, talvez seja mentira, mas não é mentira que nunca combateu a escravidão dos negros.
      O pastor Feliciano apenas falou demais, devia fazer como a maioria, inclusive o novo "papa", acreditar nessa besteira de raça amaldiçoada e guardar isso para si.
      E os gays?
      Se alguém diser que se acha uma ave ou um peixe aprisionado num corpo humano, será tido por doente mental. Quando um gay que nasceu homem se diz uma mulher aprisionada num corpo masculino, todo mundo acha normal e bonito, pelo menos atualmente.
      Os católicos ficam "na deles", porque sabem que a maioria dos "padres" são V-V-eados. Os rivailistas também, porque seu emperucado ídolo máximo era uma tremenda duma bichona.
      É hipocrisia sem limites. Inclusive você que está lendo isso agora, você é, ou não é hipócrita? Gostaria de ter um filho gay? Gostaria que sua filhinha ou irmãzinha loura se casasse com um crioulo?
      Seja homem, fale a verdade, seu hipoócrita!
      E essa sua filha ou irmãzinha, tendo se casado com um negro, deixará de falar com a filha, se ela fizer a mesma coisa que ela. Estou falando que que já vi acontecer, não estou devaneando.
      Viva a hipocrisia brasileira católica apostólica romana!

      Excluir
    2. Hosaka, um , o demissionário , era soldado de Hitler e amiguinho do guardinha suiço o Fritz, o outro entregou o irmão para a ditadura argentina ( Videla ? ). Voce está bem na massa, hehehe.

      Excluir
    3. Ao Adilson,

      eu continuarei colaborando para o crescimento da "tolerância às diferenças".
      Tenho um "joão bobo" que é um negro assustado,e devoto de nossa Senhora Aparecida(hahaha!) e sei contar sobre uma "personagem do meu passado" que foi escura.

      Se eu pudesse produzir uma novela das seis,na Globo,baseada na vida da poetinha,eu escolheria a Sheron Menezes para o papel principal.
      O "Lhárikkhus",o irmão mais novo-e que acabou trabalhando como "maitrê",seria o Lázaro Ramos.
      Ela tocaria não uma harpa,mas um cavaquinho.
      Só não sei em que praia a história seria filmada(precisaria ser filmada numa praia).

      Por falar em praia,nunca mais sonhei com Skala Eressos.
      Eu "visualisei" toda noite essa estranha costa litorânea(inteiramente negra) de 1.996 até recentemente,quando descobri que esse lugar existe.
      Depois de fazer algumas pesquisas na internet,sobre o mesmo,parei de devanear com ele.
      Quem acredita em projeção astral,pode imaginar que eu estava indo lá,em espírito.
      Talvez, atraída pela "saudade" que os gregos daquela região tem da poetinha- que nasceu,e passou a infância,ali.
      As almas permanecem ligadas aos locais com os quais um dia,desenvolveram afinidades.

      Planejo uma viagem para lá,e para Metilene,quando eu me aposentar.
      Ficarei quinze dias passeando em tais lugares.
      E depois disso,se eu morrer,poderei morrer em paz.

      Até mais ver a todos.
      Ainda estou transferindo minhas poesias dos últimos meses,para o meu blog.

      °°°°°°°°

      Excluir
  4. Mateus 7:12 - Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei...

    De que lado da lei VOCÊ está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse 233 é um tremendo monte de esterco que em todo momento despeja aqui o lixo que lhe enche o esgoto mental

      isto é, faz deste espaço sua lixeira pseudoreligiosa

      sério!

      Excluir
    2. Me dá uma vontade de mandar esse galego idiota ir fazer o que o Emprucado fez a vida toda...mas acho que ele faz, deve ter muita mediunidade.

      Excluir
    3. o macacão 233, por ser um canalha inveterado, não quer perceber(mente de porco pensa e age porca), que se todo pessoal fizesse o que o impoluto médium FCXavier fez enquanto esteve por cá...

      ...o MUNDO (TODO MUNDO MESMO!!!) seria imensuravelmente melhor...
      isto é... o Cristianismo estaria em estado de enormíssimo desenvolvimento!!!!!!!!!!!!!!... (ponha enormíssimo aí)...

      É UMA VERDADE que só peçonhentos da mente à lá 233macacão, não
      quer assimilar...

      Excluir
    4. Se todo mundo fizesse o que o emperucado fazia, a humanidade teria fim.

      Excluir
    5. o macacão 233 apenas destila atoardas mesmo sabendo que o veneno imoral que lhe fervilha na mente, só serve para enaltecer ainda mais as virtudes de quem e o quê ele pretenderia conspurcar com sua peçonha mental inata...

      é a LEI da causa efeito em funcionamento NATURAL!!!...

      :)...

      Excluir
    6. Se todo mundo fizesse o que o emperucado fazia, a humanidade teria fim
      ===
      e aí lixeira 233, essa ideia também vale para Jesus e Paulo?

      conta!

      Excluir
  5. sou uma gordinha feliz e contente com a vida, viu seuAdilson233. Quando mais nova parecia com a Wilza Carla da novela Saramandaia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Clone.

      Não te avisaram para não falsificar a personalidade alheia?
      Vc é um bobão...

      Excluir
  6. Sobre a hipocrisia

    Olá, Adilson, você está coberto de razão, quando reclama que nós católicos nada fizemos para acabar com a servidão na era feudal, a escravidão na era moderna e muito menos a proletarização na era capitalista.

    Por aí, é fácil perceber que a nossa ignorância é bem maior que um grão de mostarda. Não temos a menor ideia de como distribuir o pão de cada dia sem passar por cima do dogma do merecimento. Por esse motivo, aplaudo a sua iniciativa corajosa de sempre criticar, mesmo sabendo que nascemos ignorantes, crescemos ignorantes e morremos ignorantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hosaka, um , o demissionário , era soldado de Hitler e amiguinho do guardinha suiço o Fritz, o outro entregou o irmão para a ditadura argentina ( Videla ? ). Voce está bem na massa, hehehe.

      Excluir