Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Que o dia das mulheres seja todo o dia e não somente hoje. Que Deus ampare e abençoe aquela mulher que nasceu em lugares  onde ainda reina a ignorância, onde o homem se acha senhor absoluto de tudo e de todas, onde o fanatismo religioso se julga no direito de dominá-las.
Que Deus ilumine todas as mulheres, de todos os lugares, de todos os países e de todas as idades  dando a elas luz suficiente para a sua evolução tanto no mundo espiritual quanto material e para que daí nasça e se fortaleça o respeito.

No Gênesis, Moisés conta que Deus criou a mulher - Eva -  para ser a companheira do homem, a partir de uma costela de Adão.  Deus criou a mulher a partir da costela porque esse osso está perto do coração, simbolizando  o amor que deve haver entre os sexos. Não usou um osso da cabeça, para estar acima do homem, nem um osso do pé, para ser pisada por esse mesmo homem. 

O objetivo de Deus foi colocar os dois - homem e mulher - lado a lado, unidos pelo amor.



LYA LUFT - 'CANÇÂO DAS MULHERES'



Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais. 

Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.

Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.

Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.

Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.

Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.

Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida.

Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''

Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.

Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.

Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma MULHER.

Lya Luft


8 comentários:

  1. Não tenho muitas palavras de acréscimo.

    Feliz dia das mulheres a nós, que possamos fazer do mundo,um mundo mais humano.

    ResponderExcluir
  2. Em Diadema, o único que lembrou o Dia Internacional da Mulher foi o prefeito, que se prontificou de oferecer às moças um serviço gratuito para consultas médicas. Outro que também lembrou da data foi a minha sobrinha, a Raquel. Essa não é uma data importante, pois não é feriado, e assim muita gente como eu não teve tempo de pensar sobre a data, quando muito as mulheres. Eu não tenho o que reclamar delas, mas se na prática elas são discriminadas, ganham menos que os rapazes, não são compreendidas ou simplesmente são esquecidas, isso tudo não sei como resolver. Mas estou sempre pronto a oferecer o meu abraço, mas isso nem a minha sobrinha quer. Então, o que podemos fazer por elas? Aumentar o salário? Isso, nem os rapazes sabem como fazer.

    ResponderExcluir
  3. Melhorei um poemeto que escrevi para o senhor,sr.Hosaka.
    Ele,todavia,agora está no outro blog.

    A poesia engraçada(escrita no espaço de réplicas do penúltimo texto) chama-se "Entropia".
    As rimas posteriores a ela,serão escritas no word.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclareço que o poemeto para o sr.,eu excluí.

      A "poesia engraçada" é outro construto,e continua aqui no site.

      Excluir
  4. dona Nihil, uma perguntinha: aquele fotoblog do Historiador-PR que mostra fotos dele, de alguns outros tambem, vem a ser o quê, se a sra. disse em momento passsado que o Historiador é esposa do professor Milton Bins, uma tal de dona Kalinka. Tem como explicar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como explicar,seu Jerônimo.

      E a Kalinka,na verdade,é um cachorrinho.

      Excluir
    2. quer dizer que o tal Milton Bins é um bulldog ?

      Excluir
  5. Ólguita de Ermelino Matarassoterça-feira, março 12, 2013 2:45:00 PM

    Mi caro Frank Hosaka,
    Nada es para siempre amor,
    Hoy nos toca compartir la misma luna
    Y mañana quién sabrá si hay una separación o habrá fortuna...

    Nadie sabe amor
    Nadie sabe qué podrá pasar mañana.
    Quiero amarte hoy
    Quiero abrir todas las puertas de mi alma.

    Te quiero hoy
    Quiero abrirle al corazón una ventana.
    Esto es amor
    Y es tan grande que no cabe en mis palabras
    Quiero amarte hoy, quiero amarte hoy

    ResponderExcluir