Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O mundo vai acabar em 2020


Info: Tempestade solar catastrófica pode atingir a Terra

São Paulo - Uma enorme tempestade solar pode atingir a Terra na próxima década. A chance de isso acontecer é de 12% e pode causar danos de trilhões de dólares a humanidade.

Trata-se de um evento de proporções raras. Erupções solares responsáveis por causar tempestades na Terra são comuns, mas essa que acontecerá em 2020 deve ser parecida com a Carrington Event, que aconteceu há mais de 150 anos.

Foi o evento mais poderoso já registrado. Ele aconteceu em 1 de setembro de 1859. Naquela manhã, o astrônomo Richard Carrington viu um clarão enorme que rompeu da superfície do sol e emitiu um fluxo de partículas na Terra viajando mais de 4 milhões de quilômetros por hora.

A estimativa da próxima tempestade solar catastrófica foi feita pelo físico Pete Riley, cientista sênior do Predictive Science, em San Diego, California. Riley conseguiu medir a chance de uma enorme tempestade solar ao olhar para bancos de dados históricos e calcular a relação entre o tamanho e a ocorrência das explosões solares. A pesquisa foi publicada na Space Weather, no dia 23 de fevereiro.

O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. As tempestades são causadas pelas manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético.

Além disso, quando as partículas elétricas liberadas nas explosões solares atingem o campo magnético da Terra, ficam retidas, o que provoca a intensa luminosidade no céu. Porém, apesar da aurora boreal ser muito bonita, as partículas carregadas podem causar estragos em sistemas elétricos.

Na tempestade de 1859, por exemplo, postos de telégrafo pegaram fogo, as redes tiveram grandes interrupções. Também foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra. Portanto, quanto maior a quantidade de manchas solares, maiores são as explosões e as consequentes interferências na ionosfera terrestre, onde ficam as ondas de rádio, por exemplo.

A próxima tempestade solar pode destruir os computadores, derreter os circuitos integrados e causar falhas massivas de discos rígidos. Também pode acontecer um colapso nos sistemas de comunicação, nos automóveis e na aviação.

Somente nos EUA, o dano de uma tempestade nessas proporções pode ser entre 1 e 2 trilhões de dólares no primeiro ano. A recuperação completa de todos os danos causados pode demorar de 4 a 10 anos, de acordo com um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisa.

8 comentários:

  1. para um principesco,

    -Hoje acordei em chamas
    pensava em você
    hoje ardi em brasas
    queria o que vc quer
    desejava o seu querer

    Me consumi em fogo
    queria o seu ideal
    Sonhei com o seu sonho
    Há uns dias sou visionada pelo mal
    da paixão sem direção
    vida sem sal
    não vou pular o carnaval
    vou ficar o tempo todo pensando
    e sentindo em meu corpo
    a cálida presença da ausência
    dolorosa,inverossímel,intolerante
    vou ficar sentindo em meu sexo
    o sonho irresistível
    a imagem impossível.


    (É verdade.
    Quando dou para pensar no Príncipe de um "determinado jeito",meu ânimo se esvai.
    Depois,acabo voltando ao normal.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo o último verso,

      "a imagem do impossível."

      Excluir
    2. E quantos kilos o princípe pesava a última vez que você lho viu?

      Excluir
  2. viagem à Lua ? quaquaquaquaqua, do site : A maior fraude do século, o trecho :

    Agentes do governo dos Estados Unidos poderiam ter levado os astronautas e alguns auxiliares a um treinamento secreto no Deserto de Nevada, Estados Unidos, que, em vários locais, tem uma enorme similaridade com a aparência das fotos que teriam sido tiradas na Lua. Assim, teriam montado todo o cenário, tirado as fotos e feito as filmagens do local. Ao final do treinamento, após os astronautas voltarem para a NASA pilotando um helicóptero, os auxiliares técnicos teriam guardado todos os equipamentos num caminhão baú para voltarem pra casa.
    Pior que o Hosaka acredita que o saci pisou na Lua , hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Hosaka está se borrando todo. Sabe que dentro de 7 ( sete ) anos , o mundo c´est fini - 2020. Ele morre de medo de encontrar o São Pedro. Já comprou 450 fardos de papel higienico e 300 duzias de fraldonas. É mesmo um KHão esse Hosakão, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Os ateus acreditam cegamente na historinha boba da bactéria que vira ameba, que vira água-viva, que vira lombriga, que vira polvo, que vira ...
    Os primeiros indivíduos a identificarem-se como "ateus" surgiram no século XVIII. Os ateus tendem a ser céticos em relação a afirmações sobrenaturais. Ninguém sabe como ou por que o universo surgiu. Aliás, não está inteiramente claro se nós podemos falar coerentemente sobre o “começo” ou “criação” do universo, pois essas ideias invocam o conceito de tempo, e estamos falando sobre o surgimento do próprio espaço-tempo.

    A noção de que os ateus acreditam que tudo tenha surgido por acaso é também usada como crítica à teoria da evolução darwiniana. Como Richard Dawkins explica em seu maravilhoso livro, “Deus, um Delírio”, isto representa uma grande falta de entendimento da teoria evolutiva. Apesar de não sabermos precisamente como os processos químicos da Terra jovem originaram a biologia, sabemos que a diversidade e a complexidade que vemos no mundo vivo não é um produto do mero acaso. Evolução é a combinação de mutações aleatórias e da seleção natural. Darwin chegou ao termo “seleção natural” em analogia ao termo “seleção artificial” usadas por criadores de gado. Em ambos os casos, seleção demonstra um efeito altamente não-aleatório no desenvolvimento de quaisquer espécies.

    ResponderExcluir
  5. Sexta feira agora, Frank Hosaka Nihil e seu amigo Aroldão Pé-de-Mesa estavam em um supermercado em Diadema . Quando foram passar no caixa, a mocinha perguntou : - Vocês estão juntos? Hosaka respondeu: - Não, é só namoro... Que lindo...

    ResponderExcluir