Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O último adeus

Foi aos cinquenta e quatro anos que o meu pai faleceu, e uma semana antes, quando mamãe e eu estávamos na UTI, o meu pai agradeceu, agradeceu e agradeceu várias vezes. É um dos momentos que o meu pai deixou gravado para a minha memória.

Hoje, quem tem cinquenta e quatro anos sou eu. Como não tenho vontade de agradecer a ninguém, principalmente o Sr MB por ter escamado o artigo Curso de Brinquedo, acredito que ainda vou sobreviver nessa semana.

No entanto, um dos irmãos do meu pai faleceu hoje, ele morava em Oregon (é um estado que fica bem perto do Canadá), e foi passear, levando na sua bagagem três gerações, sua esposa, filhos e netos, lá no Japão, onde ficou hospedado no hotel de sua irmã. A família do meu pai é enorme, eu não sei exatamente quantos tios e tias eu tenho, eu presumo que sejam uns dez.

O meu tio veio duas vezes no Brasil, a primeira vez, quando a Lilian nasceu, e a segunda vez, quando já estávamos morando em Diadema. Nas duas ocasiões, ele mostrou uma cartela cheia de remédios, aquilo é um horror ou um louvor à moderna medicina que garantiu setenta e quatro anos para o meu tio.

O passeio estava programado para março de 2011, mas o Japão foi pego de surpresa, além do tsunami, teve que enfrentar um sério problema com uma das usinas nucleares. Depois de um ano e meio, o meu tio executou o seu passeio. A minha mãe diz que o comentáiro é de que ele foi só para o Japão para dar o último adeus.

Problema mesmo é que ele morreu no vôo de retorno, e a última notícia que eu tenho é que o corpo está num dos hospitais de Florida, do outro lado e bem abaixo dos Estados Unidos. Certamente que será uma autópsia bem rigorosa, tomara que os médicos não encontrem nada relacionado ao desastre nuclear, e que se trata de um simples último adeus.

Diante do exemplo que o meu pai e os meus tios deixaram, só posso repetir o que eles já fizeram. Quando sentir que a minha hora está chegando, vou fazer o máximo possível para ver mais uma vez aqueles que me fizeram sentir como membro de uma família, e principalmente porque não sei onde moram o Adilson e o Sr MB, onde gostaria de deixar o meu último adeus, bem como todo o trabalho para trasladar o que sobrar de mim.

É uma notícia triste e inoportuna, mas também um presente de Deus que lembra que ainda é possível buscar a serenidade dentro de nós, basta fugir um pouco da correria do dia a dia.

4 comentários:

  1. Fica em paz Hosaka.
    _

    WILLIAM - "tudo nesse mundo é uma ilusão de felicidade então talvez ela esteja em outro mundo"

    Felicidade é o que eu enfrento dia a dia apenas cultivando bons pensamentos. Este é o resquício de felicidade ao qual todos temos direito. É só saber como conduzir nosso corpo através de hábitos para corresponder sempre bem aos acontecimentos, jamais ignorando a gravidade dos mesmos.

    Eu consigo estar e não estar feliz por ter dinheiro.
    Eu consigo estar e não estar feliz não tendo nenhum dinheiro. E isto não é ilusão, é verdade.
    _
    Olá Nihil! - "Infelizmente,a vida na terra,é sofrimento para todo mundo.
    Ora,abomino precisar dizer isso"

    Para mim pelo que todos buscamos é só uma coisa: contentamento.
    A bíblia mesmo dá um conselho importantíssimo: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;"

    Eclesiastes 12:1-2

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito por vc,e por toda a sua família,sr.Hosaka.

    Vemos o fim se aproximando de nós,muitas vezes,através dos finais de outras pessoas.
    A idéia da morte,ressignifica a vida,e então,ficamos com vontade de mudar tudo o que fazemos.
    Mas,depois,mudamos de idéia,e voltamos ao conhecido.
    Aí,de fatura em fatura,um dia- nosso grande ato se encerra.

    Veja o exemplo,e procure se cuidar.
    Envelheça,acompanhe o desenvolvimento dos netos.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito Hosaka.
    Fique com Deus. Abs.

    ResponderExcluir
  4. A postagem intitulada "Livre-arbítrio" apresentou problemas, estava aparecendo sobre a postagem do Hosaka. Não sei o que fazer, se é problema dos links, da foto ou sei lá... Se alguém tiver alguma sugestão, que fale.

    Reverti para rascunho. Encontrada a solução publico novamente.

    ResponderExcluir