Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Final de 'Avenida Brasil' é notícia até fora do Brasil

Veja

O fenômeno Avenida Brasil, que termina nesta sexta-feira após contagiar o país por sete meses, chegou à imprensa internacional. A gigantesca popularidade de Carminha (Adriana Esteves), Nina (Débora Falabella) e Tufão (Murilo Benício) chamou a atenção do jornal britânico The Guardian e da rede BBC depois que a novela fez a campanha de Fernando Haddad (PT) adiar um comício com a presidente Dilma Rousseff para evitar a concorrência com o final da trama.

"Dilma pode ser uma das presidentes mais populares que o Brasil já teve, mas até ela sabe que é melhor não desafiar o poder do fenômemo do horário nobre na TV conhecido como Avenida Brasil", diz o texto do Guardian, que destaca a influência da novela entre a "nova classe média" e cita uma reportagem do site de VEJA sobre como a Rede Globo decidiu abordar a chamada classe C em sua teledramaturgia. Além disso, o jornal britânico referenda a trama como uma das grandes responsáveis pela revitalização do gênero – há pouco tempo visto como esgotado – por meio de uma "cinematografia tipo-HBO" e uma nova geração de autores, como João Emanuel Carneiro.

Com o título "Novela inovadora captura o Brasil", a reportagem da BBC, além de ressaltar a presença e a influência da "nova classe média" no programa, busca resumir o enredo que se desenrola há 178 capítulos: "Avenida Brasil emprega os usuais altos níveis de melodrama, combinados com uma intricada história de uma garotinha que retorna já adulta para vingar a morte do pai. Os telespectadores foram capturados pela batalha entre Rita e a já lendária vilã Carminha, a madrasta malvada que a abandonou em um lixão quando criança".

Parece pouco para o folhetim? Sim, e a rede britânica concorda ao partir para uma descrição mais detalhada da geografia da novela – o suburbano bairro fictício do Divino – e a sociologia dos personagens – "gente humilde", que mantém as raízes mesmo caso enriqueça.

Com a expectativa de quebrar seu próprio recorde de 49 pontos de audiência nesta sexta-feira, durante o último capítulo, Avenida Brasil atrai atenção tão grande que até na imprensa do outro lado do Atlântico a pergunta ecoa: "Who killed Max?" (Quem matou Max?).

=============================

Eu não sei quem é o Max - a minha intuição me diz que ele é o amante da patroa e da empregada, eu só vi alguns pedaços do filme. Acho que essa é a maior inovação da televisão, o de fazer novelas no mesmo estilo dos seriados americanos. Desconfio que Avenida Brasil usou de várias cenas externas, e o formato mp4 era o mais em conta para transmitir o filme de forma digital para o Brasil inteiro.

Agora, ficou essa dúvida: se Avenida Brasil é mp4, qual o nome do formato do vídeo que a televisão usou, quando transmitiu Selva de Pedra?

19 comentários:

  1. Os intelectualóides do Facebook postavam jurando que iam ler alguma obra de Nietzche, Plutarco ou Dostoiévski e não iam perder o tempo vendo o final da novela. Não sou de acompanhar novelas e confesso que vi sim, alguns capítulos. Muitas coisas me chamaram a atenção:
    - A mulher do dono da casa tinha um caso com o cunhado e vivia se atracando com ele dentro da casa. Isso por 10 anos e ninguém percebeu;
    - Havia uma mulher que morava no lixão e tinha uma casa bem montada, com televisão, geladeira, luz elétrica. Um lugar bem confortável que não sofria nem com chuva, nem com frio, nem com moscas, nem com cheiro de lixão.
    - Achei que a Igreja Católica iria encrencar com a novela. Havia um padre corrupto que em acordo com a Carminha surrupiava dinheiro destinado às crianças carentes e não usava o dinheiro para as "obras" da igreja.

    ResponderExcluir
  2. O Hosaka vai se confessar. O padre o reconhece:
    - Faz muito tempo que o senhor não aparece, não é mesmo?
    - É, padre.
    É que eu tenho frequentado outra paróquia, padre.
    - Tá bem. Me conte seus pecados.
    - Cometi muitos pecados. Muitos, padre. Fui grosseiro, menti, cometi os pecados da soberba e da vaidade. Até dar eu dei, padre.
    - Deu? Pra quem?
    - Para o padre da outra paróquia. O senhor me dá o perdão, padre?
    - Olha (pausa), dar o perdão até que eu dou. Mas nunca se esqueça de uma coisa: a sua paróquia é “ESTA AQUI”, entendeu?

    ResponderExcluir
  3. Acho que ler Nietzche, Plutarco ou Dostoiévsk é melhor que ver novela, é um bom conselho.
    A cultura pop anglo-americana gosta de fazer os intelectuais parecerem pedantes e alienados e equiparar o pop com alta cultura.
    O sonho dos capitalistas americano é parecido com o dos comunistas.
    Os comunistas querem nivelar tudo por baixo e os capitalistas tudo pela classe média.
    Mas é a elite que cria a grande cultura.
    Eu gosto de algumas músicas dos Beatles mas o melhor é escutar Mozart.
    Estamos vivendo a ditadura da classe média, a banalização e destruição da literatura, cinema, e músicas de alto nível.
    Pelo menos os comunistas são mais parecidos com os católicos tradicionais, falam mal da elite mas leem e estudam mais que a classe média.
    Os comunistas é que estão preservando a cultura da elite, da alta burguesia, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma Correção.
      Alguns POUCOS comunistas cultos estão ajudando os Católicos a preservar a grande herança cultural da humanidade, produzida pela elite através dos tempos, o resto só quer saber de rock, novelas, filmes americanos, livros de auto ajuda e best sellers.
      Porque tem preguiça de pensar e de se esforçar para aumentar a cultura.

      Excluir
  4. Eu sempre prefiro o Jornal da Cultura que passa no mesmo horário, e vem em um novo formato: uma âncora e dois comentaristas que geralmente são professores de faculdades renomadas, para comentar os tópicos que mudam a cada 10 minutos, e o jornal tem duração de 1 hora.

    ResponderExcluir
  5. Um agrado para o Católico

    http://www.youtube.com/watch?v=lYW8DRw24k0

    ResponderExcluir
  6. Também assisto o Jornal Cultura.
    Eu e o Sr, não somos os culpados pelo traço no Ibope, hehehe.
    O pior jornal é da Record, o mais sensacionalista e o mais parcial, não tem nenhuma independência jornalística.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome certo é Jornal da Cultura.

      Excluir
    2. Também em sua homenagem..

      http://locomundojapa.blogspot.com.br/2012/10/dez-fatos-chocantes-sobre-os-estados.html

      Excluir
    3. Desde os tempos do Terra eu sei que o sr simpatiza muito pelos norte americanos.

      Excluir
    4. Eu sou católico e os EUA são um país de maioria protestante e cultura protestante.
      Eu prefiro a gastronomia, a cultura, a musica e a literatura dos europeus inclusive dos protestantes europeus que tem uma cultura muito diferente da americana que é mais uma cultura da classe média, uma cultura pop.
      Eu não sou americanizado, sou europeizado, hehehe
      Mas eu não demonizo os EUA, eu admiro.
      Se não fossem os americanos o mundo hoje seria pior.
      Muitas vezes eu sou contra os americanos porque sou nacionalista, é o nacionalismo que me aproxima um pouco dos comunistas em algumas questões.

      Excluir
  7. No ultimo sorteio da nota fiscal paulista o Hosaka ganhou um smartphone. Perguntado a respeito do que iria fazer com o premio, ele logo adiantou : O fone eu vou ficar para ouvir umas musiquinhas, mas o "smart" eu vou dar para a dona Nihil passar nas unhas, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr MB,

      Taí um negócio legal que sempre tive curiosidade de pergntar, mas nunca tive coragem de escrever:

      No Rio Grande do Sul também tem sorteio para quem participa da NF Eletrônica com CPF?

      Um forte abraço, Frank.

      Excluir
  8. Sr.Hosaka,nos poucos capítulos que vi,em repartições públicas em que estive,dei muita risada da briga da Carminha e da Nina.
    Parecia um ringue com dois lutadores se batendo...

    (kkkk...!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que elas se reconciliaram no final.
      (acompanhei o último capítulo num site)

      Excluir
  9. No ultimo sorteio da nota fiscal paulista o Hosaka ganhou um smartphone. Perguntado a respeito do que iria fazer com o premio, ele logo adiantou : O fone eu vou ficar para ouvir umas musiquinhas de pagóde , mas o "smart" eu vou dar para a dona Nihil passar nas unhas, hehehe

    ResponderExcluir
  10. viagem à Lua ? quaquaquaquaqua, do site : A maior fraude do século, o trecho :

    Agentes do governo dos Estados Unidos poderiam ter levado os astronautas e alguns auxiliares a um treinamento secreto no Deserto de Nevada, Estados Unidos, que, em vários locais, tem uma enorme similaridade com a aparência das fotos que teriam sido tiradas na Lua. Assim, teriam montado todo o cenário, tirado as fotos e feito as filmagens do local. Ao final do treinamento, após os astronautas voltarem para a NASA pilotando um helicóptero, os auxiliares técnicos teriam guardado todos os equipamentos num caminhão baú para voltarem pra casa.
    Pior que o Hosaka acredita que o saci pisou na Lua .hehehe

    ResponderExcluir