Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

18 características de um bom mentiroso

O   responsável pelo marketing   de Hitler e seu amigo íntimo que acabou se suicidando juntamente com ele, Paul Goebbels, dizia que  uma mentira repetida até à exaustão é, por fim,  aceita como verdade.
Conheço muitos mentirosos, que de tanto mentir, não sabem mais qual é a verdade. Tenho muitos parentes assim, que acabei por considerá-los manipuladores e - não sei se com razão ou não - psicopatas!



A revista Scientific American mencionou recentemente o trabalho de uma equipe de pesquisadores liderados pelo psicólogo  holandês Aldert Vrij, da Universidade de Portsmouth, que listou características típicas de mentirosos convicentes para ajudar a identificá-los:

1- São manipuladores. Segundo o artigo, manipuladores mentem frequentemente e não têm escrúpulos morais – por isso, sentem menos culpa. Eles também não têm medo de que as pessoas desconfiem e não precisam de muito esforço cognitivo para fazer isso. A coisa meio que acontece naturalmente.

2- São bons atores. Quem sabe atuar tem mais facilidade em mentir e se sente confiante ao fazer isso, pois sabe que é capaz de fingir muito bem. (Antes que comece a polêmica, não estamos dizendo aqui que bons atores são necessariamente mentirosos. A lógica é oposta: bons mentirosos é que são, geralmente, bons atores).

3- Conseguem se expressar bem. “Pessoas expressivas geralmente são benquistas”, dizem os pesquisadores.  Elas dão uma impressão de honestidade porque seu comportamento sedutor desarma suspeitas logo de início, além de conseguirem distrair os outros facilmente.

4- Têm boa aparência. Pesquisas já mostraram que pessoas bonitas tendem a ser mais queridas e vistas como honestas, o que ajuda quem curte enganar os outros.

5- São espontâneos. Para acreditarmos num discurso, ele precisa parecer natural. Quem não tem a capacidade de ser espontâneo acaba parecendo artificial – e fica difícil convencer alguém desse jeito.

6- São confiantes enquanto mentem. Bons mentirosos geralmente sentem menos medo de serem desmascarados do que as outras pessoas. Então, mantêm uma atitude confiante em relação à sua habilidade de mentir.

7- Têm bastante experiência em mentir. Assim como nas outras coisas, o treino também leva à perfeição quando se trata de mentir. Quem está acostumado a isso já sabe bem o que é necessário para convencer as pessoas e conseguem lidar mais facilmente com suas próprias emoções.

8- Conseguem esconder facilmente as emoções. Em algumas situações mais arriscadas, mesmo um mentiroso veterano pode sentir medo e insegurança. Nesse caso, é fundamental conseguir camuflar bem essas emoções. Além disso, já dissemos que mentirosos geralmente são pessoas expressivas, né? Pois é: eles costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

9- São eloquentes. Pessoas eloquentes conseguem confundir mais facilmente as pessoas com jogos de palavras e conseguem enrolar mais nas respostas caso lhe perguntem algo que exija outras mentiras.

10- São bem preparados. Mentirosos planejam com antecedência o que vão fazer ou dizer para evitar contradições.

11- Improvisam bem. Mesmo estando preparado, é preciso estar pronto a improvisar caso alguém comece a desconfiar da história que ele inventou ou as coisas não saiam como esperava.

12- Pensam rápido. Para improvisar bem, é preciso pensar rápido. Quando imprevistos acontecem, e fica fácil desconfiar quando a pessoa fica sem resposta ou tenta ganhar tempo dizendo “ahhn” ou “eee”. Bons mentirosos não têm esse problema e conseguem pensar em uma saída rapidamente.

13- São bons em interpretar sinais não verbais. Um bom mentiroso está sempre atento à linguagem corporal do seu ouvinte e consegue interpretar sinais não-verbais que possam indicar desconfiança. Caso identifique indícios de suspeitas, ele muda de atitude ou melhora a história.

14- Afirmam coisas que são impossíveis de se verificar. Por motivos óbvios, bons mentirosos costumam fazer afirmações sobre fatos que sejam impossíveis de se provar e evitam inventar histórias mirabolantes que poderiam ser facilmente desmascaradas.

15- Falam o mínimo possível. Quando é impossível falar algo que não pode ser verificado, o mentiroso simplesmente não diz nada. Se a peguete pergunta ao mentiroso onde estava naquela noite em que não atendeu ao telefone, ele vai preferir responder algo como “honestamente, eu não me lembro”. Melhor do que inventar que teve de levar a avó ao médico. Quanto menos informação fornecer, menos oportunidade ele terá de ser desmascarado.

16- Têm boa memória. Quem quer desmascarar um mentiroso procura por contradições no seu discurso, porque muitas vezes eles podem simplesmente se confundir ou esquecer detalhes que inventaram. Mas não se impressione se a pessoa conseguir se lembrar e repetir cada vírgula do que lhe contou anteriormente. Bons mentirosos geralmente têm ótima memória.

17- São criativos. Eles conseguem pensar em saídas e estratégias que você nunca imaginaria. Mas não se deixe levar pelo seu brilhantismo – afinal, é isso o que eles querem.

18- Imitam pessoas honestas. Mentirosos procuram imitar o comportamento que, no imaginário das pessoas em geral, são típicos de quem só diz a verdade – e evitam se parecer com a imagem que se tem dos mentirosos.

Apesar deste parecer um manual para ajudar as pessoas a mentir melhor, os pesquisadores têm certeza de que essa lista não é capaz de melhorar a capacidade mentirosa de ninguém. Isso porque a maioria dessas características são inerentes à pessoa e têm a ver com aspectos da sua personalidade. Para a ciência, o melhor mentiroso é aquele que nasceu assim.


 http://blogs.scientificamerican.com/bering-in-mind/2011/07/07/18-attributes-of-highly-effective-liars/

SA

21 comentários:

  1. Hahahahahahahaha!!!!!!
    Não sei por quê, mas esse texto me fez lembrar do Sr MB.
    Hahahahahahahaha!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com esse texto, todos somos mentirosos. Temos uma coroa jorrando pus, mas sorrimos ao mundo inteiro para manter a aparência de que a nossa saúde é sólida. Temos uma enorme vontade de mandar um monte de gente lamber sabão, mas tomamos a iniciativa de dar um bom dia ao Fulano de Tal e à Sicrana de Tal, tudo para não despencar o nosso pobre Ibope. Enfim, é tudo cordialidade camuflada.

    Paulo iria mais longe, é tudo vaidade. Pior que mentir para os outros, é mentir para nós mesmos: pensamos que somos importante para Deus, quando nem sabemos como valorizar Deus em nossas vidas.

    A Verdade é uma poderosa espada que só nos faz distanciar daquelas pessoas que aprendemos a suportar, mesmo que afogados até o pescoço. Essa é a maior herança maldita do catolicismo, a hipocrisia no seu estágio mais avançado, que chamamos jocosamente de diplomacia.

    Selma, esqueça a evolução espiritual do professor Rivail, e aprenda de vez a lição número um do catolicismo: já que você não pode vencer os seus inimigos, una-se a eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu "deusinho florido".

      Esses são os "sentimentos" que eu sempre vi no sr., atrás de todos os discursos.
      Mas vc é bem melhor do que pensa.
      O sr.de fato,é quem parece ser.
      Na "meia idade",com a saúde em declínio,começamos a nos julgar meio monstrinhos.
      O que importa é o que de fato fazemos,pois nossas atitudes refletem nossas reais intenções.
      Aquelas cuja amargura há muito,disfarçou.

      Um abração em vc.
      Nunca te vi tão visceral.

      Excluir
  3. Bom dia, Srta LG,

    Você tem aí uma cópia do Turbilhão 0.001?

    ResponderExcluir
  4. Olá,Hosaka, cabeça de porongo seco, não diga que é impossível ser ateu - discordo, porque sou ateu e empedernido. Não creio em bolinha de Lanciano, vinho que se multiplica, pão que não se acaba, hehehe

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal. Sou o filósofo (ex- ICON, ex- ICONOCLASTA, etc) e descobri hoje esse novo fórum. Muitos aqui me conhecem do antigo fórum do Terra. Andei lendo algumas mensagens e dei muitas risadas...rsrs...muita coisa continua igual. Mas passei aqui para deixar um abraço caloroso a todos. Tenho grande afeto por todos vocês que, de uma forma ou de outra, interagiram comigo. Todos aqui tem muitas qualidades especiais, mais do que defeitos. O Esio com sua defesa apaixonada do espiritismo; o (VaiVolta ) Jmiguel com sua crença inabalável; o Adilson233 com sua lógica afiada; o Andros com sua impressionante cultura; o Linga com sua amizade calorosa; A Dith com seu charme encantador; a Selma com sua delicadeza; a Nihil com sua paciência budista, o inesquecível Historiador (Histotô) e seu método misterioso para acertar na megasena, e, por fim, o impagável Frank, com suas crônicas que muitas vezes tocam a nossa alma. Não me lembro de todo mundo no momento, mas o fórum teve muitos participantes notáveis. Quero dizer que todos vocês sempre terão um lugar no meu coração e que desejo apenas o melhor a todos vocês, e sempre muita paz, saúde e serenidade. Não vou participar, mas de vez em quando prometo que virei dar uma espiadela...rsrs. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filósofo! Um grande abraço pra vc. Apareça sempre. Eu me divertia muito com seus posts lá no GD Terra.
      E o livro de Urântia? Já leu inteirinho? rsrs! Que viagem, hem?

      Excluir
    2. Olá Selma, um grande abraço pra vc também. Sim, eu jáli inteirinho. Não sei se acredito em tudo, mas o livro fomenta uma religião pessoal baseado numa relação direta e filial com Deus, sem necessidade de intermediários, igrejas, santos, etc. Essa parte é bem interessante. De vez em quando eu passarei aqui pra ver o que acontece, mas não vou mais entrar em discussões acirradas como antigamente...rs. Abraços, saudades de vcs!..

      Excluir
    3. É a sra mesmo,dona Marcela?
      Que emocionante, por favor,não "nos desampare"...(hehe!)
      Que maravilha saber de vc,eu invejava seu conhecimento,sua cultura,e sua objetividade.
      Li e reli todos os seus textos compilados do livro de Kurzweill.

      Eu que tinha medo de me envolver com pcs,apesar de eu usar um,atualmente,tenho dois notebooks,e uma internet móvel.
      Agora uso as noites e as madrugadas para ler as crônicas dos amigos,e para postar.(antes eu fazia isso de dia)
      Ainda suspeito da tecnologia,mas vou perdendo os receios gradualmente,como tem acontecido a todos nós,urbanóides da "nova classe social emergente".

      Realmente, ninguém alterou muito a personalidade.
      Apenas o Contravocê agora se chama Potiguar,e está vivendo fora do país,mas de vez em quando ele escreve em nossos sites.
      (kkk...!!)

      Um abraço também.
      Apareça de vez em quando aqui,e no site "vizinho".(do sr.William)
      Muito boa sorte.

      Excluir
    4. "Não sei se acredito em tudo." Urantia, filosofo.
      Eu jamais soube se voce era homem ou mulher, mas isto é indiferente. Eu percebo que voce mudou pois parece não acreditar no que pregava com constância no GD do Terra. Mas também isto é indiferente.
      Eu que pensava que a essa altura voce já estaria habitando a Urantia!

      Excluir
    5. Nihil, ontem mesmo passou uma reportagem sobre o Kurzweil no canal globonews, num programa chamado "Ciência e Tecnologia". Acho que vai reprisar, tente ver se puder. Um grande abraço pra vc também. Linga, eu estou morando em Urantia, esse é o nome que eles dão ao planeta Terra...rs. E a respeito do meu gênero, eu explico o motivo da confusão, assim que o 233 explicar o motivo dele se chamar 233. Um forte abraço pra você.

      PS. Como está a saúde da Dith kkkk? Eu lembrei de vários ex-participantes: Ricardo Veloso, Saltarelli, Onda, Justino, SPL, Sherlock, "Dantas"?, etc. Esse povo sumiu mesmo, né?

      PS2. Se eu quiser criar um nick, o que eu tenho que fazer?

      Excluir
    6. Muito simples...
      Antes de postar a mensagem, logo abaixo onde está escrito "RESPONDER COMO", você clica na setinha e depois em Nome/URL. Coloque o nome... Clique em "continuar".
      Não precisa preencher o espaço destinado a URL.
      Depois clica em publicar.
      Abs.

      Excluir
    7. Obrigado.Vamos tentar....

      Excluir
  6. Uma vez eu li o seguinte:
    Não tente ensinar um porco a cantar; você não vai conseguir e ainda vai incomodar o animal.

    A Nihil é realmente maluca. Ninguém pode convencê-la de que não está agradando com suas orquídeas e suas conversas com ela mesma. É mais fácil conseguir que um porco cante uma ópera.

    Agora que a quenguinha brasileira vai vender sua virgindade para um japonês, a LG está a fim de que o Hosaka tire a dela.
    Vai encarar, Hosaka?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a dra. Selma pelo dia de hoje.

      Excluir
    2. Obrigada pelos parabéns. Para quem não sabe, hoje é dia do dentista.

      Excluir
    3. Olá,Adilson.

      Como vai sua "alergria"?

      Já me ocupei com você,no conjunto de mensagens da "Natureza Viva- 71".
      Não prosseguirei na rotina.
      Não sou tola,como pensa.

      Minhas "condições" são aquelas.
      Desejo continuar publicando as orquídeas.
      Elas não agradam a vc,mas agradam aos outros leitores.
      Aí nesse caso,"vou pensar" se publico textos,ou não.
      Eles não estarão com frequência na posição de "destaque",mas ocuparão(caso existirem),espaços de réplicas de links abertos por mim.
      (infelizmente,vcs foram "reprovados" no primeiro "teste")
      Se não for assim,"brother",não vou gastar meu latim nem para fazer gozação de você.
      O sr.Vaivolta gosta mais de vc,do que eu.

      Entendo que falei em meus sentimentos nobres pelo sr.Hosaka.
      Ainda bem que vc lembrou que as pessoas,às vezes,amam.
      Procure a Fada Azul,vai que vc vira gente.

      °°°°°°°°°°


      Excluir
    4. Em tempo.

      A referência à "Fada Azul" eu fiz,porque vc publicou essa mensagem aqui,no corpo do texto em que a ilustração do Pinóquio aparece.
      Vc é um "boneco de madeira" semelhante a ele.

      Excluir
    5. Procurando ser mais "clara".

      Eu,para desejar responder suas "driquinhas" comigo,precisarei estar satisfeita com meu "destaque" aqui.(ou ficarei indiferente)
      As orquídeas deverão,nesse caso,voltar ao ar.

      Excluir
  7. Olá,Hosaka, cabeça de porongo seco, não diga que é impossível ser ateu - discordo, porque sou ateu e empedernido. Não creio em bolinha de Lanciano, vinho que se multiplica, pão que não se acaba, hehehe

    ResponderExcluir
  8. A situação tá tão feia na casa do AndréHosaka que lá a macumba é feita com meia caixinha de Knor, hehehe

    ResponderExcluir