Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

O Livro dos Espíritos

Esse é o título de um livro de 494 páginas que eu não li, mas o Adilson conseguiu ler em oito anos e que fez do Adilson o maior anti-espírita desse blogue. Deve ser um livro incomum para deixar o nosso colega de blogue tão irritado.

O livro foi escrito por Allan Kardec, mas o Adilson prefere chamá-lo de professor Rivail. O professor nasceu em 03/10/1804, casou em 06/02/1832 e finalmente uma aneurisma acabou com ele aos 64 anos em 31/03/1869, quando então defendia a ideia de que há um mundo paralelo ao nosso, é para onde nós vamos, quando batemos as botas.

O Adilson defende que esse mundo paralelo não existe, que vamos virar pó e o máximo que vai sobrar é a nossa reputação. O Sr MB é outro que defende que não existe mundo paralelo, mas morre de medo de morrer com a reputação de agazalhador de kibe, não fica bem para quem nasceu gaúcho.

De acordo com Wikipédia, o professor Rivail foi um importante pedagogo na França no final do século XIX, mas foi em 1854 que teve o primeiro contato com mesas gigantes e cartas psicografadas, e em 1857 é que editou o famoso Livro dos Espíritos.

O professor Rivail dominava bem o francês, o alemão, o inglês e o holandês, e por aqui podemos deduzir que a Internet em nada ajuda a melhorar o nosso aprendizado, pois mal sabemos escrever sequer uma só língua, o brasilianês. A Internet também não ajuda a ler livros, o Adilson levou oito anos para ler um livro que o professor Rivail levou apenas três anos para escrever; eu levo quase duas horas para publicar uma crônica de dez parágrafos por aqui, e raramente eu faço revisão, e assim o professor seleciona alguns trechos e generaliza tudo, afirmando que sou um completo analfabeto.

Enfim, eu sei que existem livros importantes, o do professor Rivail é uma delas. Um dos poucos livros que eu li e que me tornou materialista como sou hoje é do Karl Marx, a crítica à clássica teoria econômica, somos o que fazemos e o que temos. Por exemplo, a doutora Sonia cultiva um pau-brasil num sítio de 15.000 alqueires, logo ela é burguesa. Eu ajudo minha mãe a cultivar uma orquídea numa casa de 5m de frente e 15m de profundidade, então eu sou proletário. De acordo com Karl Marx, a doutora Sonia vai ficar cada vez mais rica, e eu cada vez mais pobre, a menos que eu consiga despertar a consciência de classe na Dilma e bote os 15.000 alqueires da Dra. Sônia na Reforma Agrária. O problema é que eu nem votei na Dilma e nem sei onde fica o diretório do PT em Diadema, para ajudar na tal da revolução proletária.

Através de Karl Marx, fiz a seguinte dedução. Se a Dra. Sonia é simpatizante do professor Rivail é porque o espiritismo é uma poderosa arma para oprimir o proletariado, e ela sabe que pessoas como eu não tem a menor chance de entender sequer os dois primeiros capítulos do Livro dos Espíritos. Mas o Adilson conseguiu ler, mas não esconde a sua revolta. Ou seja, o Adilson é tão proletário ou mais proletário do que eu.

4 comentários:

  1. Ahahaha!
    Se eu tivesse um sítio de 15000 alqueires eu estava milionária e não teria SÒ um pé de Pau-Brasil. Teria uma floresta...

    No 4º. parágrafo de seu texto vc escreveu "mesas gigantes". Penso que foi um erro de digitação, pois o correto seria "MESAS GIRANTES".

    Todo Centro Espírita de Kardec estuda o Livro dos Espíritos. Geralmente um dia da semana é dedicado ao estudo do livro, quando se lê e se comenta um número X de perguntas do livro. Se o 233 foi realmente Espírita, em um ano ele deve ter estudado o livro todo. Em 8 anos de espiritismo deve ter lido e refletido sobre o livro 8 vezes... O que de nada adiantou...

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Cara dra. Selma, há uma diferença entre nossas leituras e consequente entendimento.
    A senhora, ingenuamente, isto é, sem provas, aceitou o livro de Rivail, mesmo encontrando nele a abiogênese NÃO NEGADA PELO PLANO ESPIRITUAL.
    Eu, dra. Selma, nasci com certos neurônios que a senhora parece não possuir, ou seja, os que formam o desconfiômetro. Os equívocos científicos do LE ligaram meu desconfiômetro e eu parti para a busca de provas que a senhora acha desnecessárias. Por isso cheguei à mesma conclusão a que a senhora chegaria, se fizesse o mesmo: espíritos não existem. Rivailismo é mentira, fraude e V-Veadagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que havia aceito a abiogênese... Eu concordo é com o lado moral do Espiritismo.

      A Bíblia também fala (entre outras coisas) que morcego é ave... E daí? Concorda com isso? Ou é questão de interpretação? Ou foi tradução errada do hebraico para o português?

      Excluir
  3. Para o povo, o que voa e tem asas é ave, porque a Biologia é que faz a distinção. Os vocábulos, inicialmente, em toda língua, foram escolhidos sem razão alguma. As palavras derivadas é que obedecem à lógica. Já um fato científico como a abiogênese é de suma importância, mormente por ser uma ideia totalmente ilógica.
    Já pensou com a devida atenção o que significa vermes intestinais terem geração espontânea, como pensava Rivail e seus espíritos? Nada garantiria que estaríamos vivos amanhã, porque trilhões de vermes poderiam resolver nos sufocar até a morte, reproduzindo-se sem controle. Por isso acho que Rivail era um burro, e também todo o "Plano Espiritual Superior" enviado por Jesus para assessorar o professorzinho. E por que eles não sabiam que Júpiter tem mais de quatro satélites?
    Eu respondo: porque não há plano espiritual superior nenhum.
    Quem não concordava muito com o lado moral do Rivailismo era o Emperucado, tremendo V-V-eadão.

    ResponderExcluir