Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

As primeiras fotos de Marte

No último dia 5 de agosto, cientistas e leigos do mundo todo acompanharam o pouso da sonda espacial Curiosity, da NASA, em Marte. A arriscada operação foi um “milagre da engenharia”, nas palavras do cientista John Grotzinger, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena (EUA).
Uma vez em solo marciano, a sonda pode finalmente iniciar a primeira fase de sua missão: descobrir se o planeta vermelho tem (ou já teve) os ingredientes necessários para o surgimento de vida.
O pouso foi feito na cratera Gale, em cujo centro está localizado o Aeolins Mons (também conhecido como Monte Sharp), uma montanha de 5 km de altitude para a qual a Curiosity irá se dirigir durante a missão.

Solo de história

Formada a partir do impacto de um meteorito ou cometa, Gale aparentemente esteve cheia de água durante centenas de milhões de anos – como indica sua geologia. Nesse caso, as camadas de solo do Monte Sharp devem ajudar os cientistas a entender melhor o fenômeno.
A Curiosity posou a aproximadamente 6,5 km do Monte e, embora haja grandes expectativas em relação a ele, não há pressa para sair do local de pouso: ainda é preciso testar os equipamentos e, além disso, há bastante material para ser analisado nas proximidades. “O que temos aqui é um paraíso para geólogos”, diz Grotzinger.

Seca misteriosa

Perto do local de pouso está o fim de um leque anuvial – depósito de detritos formado quando uma corrente de água chega a uma área plana, perde velocidade e se espalha. Isso significa que, nesse local, pode haver partículas trazidas da parede mais próxima da cratera (a 28 km de distância), o que facilitaria bastante a coleta de amostras.
Comparar as partículas do leque com as do Monte Sharp pode nos ajudar a entender o que aconteceu com a água que inundava a cratera: se o material do leque for mais recente, por exemplo, é um sinal de que houve períodos de seca e de inundação, ao invés de uma única e definitiva “seca total”.

Laboratório sobre rodas

Para realizar uma análise detalhada das condições de Marte, a sonda conta com uma série de equipamentos sofisticados: entre eles, uma câmera de alta resolução, um laser para quebrar rochas e permitir um exame detalhado de suas partículas, e um laboratório de química para avaliar que tipo de material é encontrado no planeta.
Com esses e outros instrumentos, a Curiosity poderá buscar partículas orgânicas e elementos químicos que tornariam possível o surgimento de vida microscópica em Marte.
Outro mistério a ser investigado na missão é o da atmosfera do planeta vermelho: observações feitas em órbita sugerem que lá ocorrem emissões de gás metano, o que significa que Marte é geologicamente ativo ou que há (ou havia) organismos produzindo o gás.
Sem perder tempo, a NASA já começou a divulgar fotos de Marte tiradas pela Curiosity. Para conferir o material, veja o site abaixo:


http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/gallery-indexEvents.html



E aí? Será que as fotos são de Marte mesmo ou é (segundo alguns de vocês) "armação" igual foi com a Lua? rsrs!

S.A.

26 comentários:

  1. _Eu num vi minha santinha nas fotos.
    Ela tinha que tá no céu.

    _Nihil- mas lá ainda não é o céu,Docontra.
    Fala a verdade,essas fotos superam todas as artes conhecidas,atualmente.
    São dignas de figurarem em bienais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para entender o Galego, porque ele diz que acredita na NASA e no Emperucado.
      Como pode? O Emperucado recebeu descrições de Marte pelo espírito da mamãe Peruquita onde ela dizia haver naquele planeta florestas, mares, cidades e marcianos alados. A NASA não conseguiu encontrar senão pedregulhos e pó.
      E a dra. Selma? Ela acredita no Emperucado, na NASA, ou nos dois?

      Excluir
    2. na verdade é esse fanatico anti Espirita 233 que, umas vezes, usa a NASA para dar largas a seu anti Espiritismo alienado, e doutras, faz dela os maiores farsantes do mundo que não sabiam que na LUA não ha atmosfera, daí colocarem lá uma bandeira abanando ao vento, numa encenação de alunagem que, para esse autentico baluarte da desonestidade intelectual, NUNCA EXISTIU!...

      ademais... já marretei por milhentas vezes no "pedregulho com olhos" que esse estupido tem agarrado ao pescoço à fazer de cabeça, que o que importa para mim é que FCXavier, sendo um portento de honestidade intelecto-moral, JAMAIS inventaria uma comunicação mediunica que não existiu. Isto é, como SEMPRE FEZ NOTAR, ele as recebia e dava a conhecer não sendo responsavel pelo seu conteúdo.

      mas... esperar que um imbecil de imenso tamanho que nem esse 233 queira aceitar esta REALIDADE, é algo impossível durante esta sua reencarnação!!...

      Excluir
  2. O Hosaka inconformado por não dar sorte com mulher bonita, vai procurar um grande sábio japonês (claro !!!) - Mestre, o que é preciso para um cara conseguir um mulher linda e gostosa??? E o sábio responde: - É preciso karatê, né ?! O japinha de Diadema não entendendo direito, pergunta: - Karatê, mestre ?? - Sim. É preciso o karatê beleza,o karatê cabeça, okaratê carro, o karatê grana...hehehe

    ResponderExcluir
  3. Esse lusitano (deve ter a inteligência dos que conhecemos por aqui que escrevem tumate e bergalhão) não conheceu o Emperucado mas o defende veementemente, lá de longe...é um idiota!
    Queria que essa besta galega me explicasse por que a mamãe Peruquita disse que havia vida em Marte e em Vênus. Quem mentiu? O suposto espírito da mãe do farsante, ou o próprio farsante? Foi um espírito que disse aquelas bebogens todas, ou foi tudo criação da mente doentia do V-V-eadão-arrombadão?


    Mas, e se a NASA é que está mentindo e o Emperucado é que estava certo? Ora, o galego acredita em ambos, na NASA e no farsante emperucado. Como é que pode? Fica provado o que eu digo: em cabeça de religiosos, principalmente peruquistas, só tem estrume!

    E tem mais: o "plano epiritual superior" enviado por Jesus para assessorar Rivail só conhecia quatro satélites dos mais de setenta que tem o planeta Júpiter! Taí, continuem a creditar em espíritos e em mediunidade, otários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse escroque 233 quer à viva força de sua mente peçonhenta que Freancisco Candido Xavier seja um génio da farsa que produziu 400 livros, iventados para fazer mal ao mundo, quando basta olhar para os resgistos que apontam de forma inequivoca para à VIDA IMPOLUTA que este Espirio messionário protagonizou, para se ver que é mesmo e somente o nojo mental que este imbecil destila que põe em causa aquele extraordinario medium... Só com perseguição baseada em calunias nojentas e covardes, essa aberração mental 233 se realiza...

      Quanto à NASA, mais uma vez esse abjeto individuo a usa das formas que melhor convem à sua estrategia torpe, umas vezes ela é a maior farsante do mundo que inventou a ida do homem à Lua, doutras a usa para a misturar em questões da espiritualidade...

      É mesmo um monte de esterco com pernas esse aberração 233...

      Excluir
    2. Esse galego não passa de um palhaço, com suas afirmações vazias de fundamento lógico. Disse ele que acredita na NASA e também no farsante emperucado. Faltou explicar como isso é possível, se o farsante descreveu Marte como um planeta cheio de vida, enquanto a NASA revelou MILHARES de fotos mostrando um planeta inóspito, cheio de pedregulhos e poeira. E tem mais: Rivail disse que Marte era um planeta com habitantes mais atrasados que os da Terra. O Emperucado disse o contrário. E aí? Que é que o palhaço galego diz sobre essa contradição? Nada.
      Outra coisa, eu sempre disse que os livros esquizofrenografados poderiam ser postos na conta do animismo, segundo a terminologia rivailista, e PRODUZIDO PELO SUBCONSCIENTE segundo a Psicologia. Isso seria fraude inconsciente. Os fenômenos físicos, como materializações, esses TÊM de ser produzidos por fraude consciente, porque um farsante tem de se passar por espírito materializado.
      Como o Chiquita crapulinha andou materializando o imaginário Emmanuel e ainda participou da fraude da Josefa Musselina, então tem de ser chamado de farsante.
      Por que esse otário não apresenta o motivo pelo qual o livro do Emperucado diz uma coisa, e a ciência mostra outra tão contrária?
      Resposta: Porque não há como defender a mediunidade do farsante, depois que as pesquisas espaciais mostraram que não há nada daquilo que ele descreveu. Negaremos as fotos de Marte? Negaremos as sondas dos soviéticos enviadas a Vênus? Negaremos as fotos do Hubble de Júpiter e de Saturno?
      A explicação do Marciano Alado, que é outro idiota, é que a NASA só pôde filmar o planeta em sua realidade material como a conhecemos, mas que lá existe tudo descrito pelo Chiquita em forma invisível aos aparelhos das sondas americanas. Quem lê o livro percebe muito bem que o suposto espírito da mamãe Peruquita falou de mundo material. E por que existir um mundo imaterial sobre outro material?
      O imbecil Esio Lopes disse, por sua vez, que os marcianos alados vivem no subsolo. Então, para que as asas? E as florestas e mares?
      Um outro peuquista que andava por aqui disse que não era nada disso, mas que a verdade é que a NASA esconde tudo do público por motivos escusos.
      A dra. Selma disse que não sabia o motivo, quer dizer, estranhava o Emperucado ter escrito aquelas coisas...
      Nenhum deles quer reconhecer a verdade: É TUDO FANTASIA, MENTIRA E FRAUDE.
      Eles gostam de viver de ilusão.

      Excluir
    3. esse 233 é tão retardado, mas tão retardado que, apesar de não ser nada dificil, não é capaz de entender como é possivel eu acreditar que a NASA tem REALMENTE um robot em Marte que mostra verdadeiramente o que vemos, e que o impoluto medium FCXavier
      psicografou REALMENTE o que foi publicado e cujo conteúdo, tal como ele SEMPRE DISSE, não é de sua responsabilidade.

      (qualquer pessoa normal - o 233 fica naturalmente de fora - é capaz de entender que aí não ha qualquer atropelo à logica, antes pelo contrário)...
      ario

      e... Kardec, em sua obra, diz que todo o Univ é habitado, mas que não se julgue que a unica "forma corporal" usada pelos seus habitantes é a que nós temos, e que o unico "meio ambiente em que evoluem" é o que vivemos na Terra... (mas isto é perola que o escroque 233 não tem capacidade intelecto-moral para assimilar)...

      Quanto ao resto que o idiota 233 despeja, são chutos que não valem nada de nada pois esse mentecapto sabe lá quando, como, o quê e com que caudal... o "subconsciente" produz...

      esse imbecil 233, não passa de um estupidificado crente em "reconstrução dos corpos" que quer desviar o principal sentido da D. Espirita para questões que, como é sabido pelos mais atentos, nem são o objetivo primordial da MENSAGEM ESPIRITA...

      É mesmo uma flagrante aberração intelecto-moral, esse escroque 233!!...

      Excluir
    4. O que o galeguito está a querer dizer é que não foi o Emperucado que inventou as asneiras sobre Marte, foi a mamãe Peruquita.
      Se fosse assim, então que raio de "dom divino" de mediunidade que qualquer espírito zombeteiro diz o que bem quer? Que raio de "guia espiritual", "protetor" é esse que não avisa que tudo que foi revelado é bobagem?
      V-V-ai-sem-Volta, você abusa do direito de ser idiota!

      Outrossim, essa tese do V-V é a mesmo dos evangélicos, ou seja, o Emperucado não passava de um obsidiado por espíritos malignos. Foram eles os autores dos 400 livros.

      Excluir
  4. Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão
    Hosaka, Eva e Adão

    ResponderExcluir
  5. ...esse idiota 233, que diz já ter sido Espirita (e por ser gay julgava que podia ser medium) afinal não sabe que no Espiritismo é doutrinado que nenhum medium está livre de puder ser vitima de Espiritos menos honestos, e que havendo casos em que é mais ou menos evidente o contra senso do que está sendo dito, é facil, pelo uso da sensatez, aquilatar da não veracidade do que é passado ao medium, há, também, outros casos em que é mais difícil fazer tal analise, e, aí, será o tempo que irá colocar ordem na questão já que a mentira não tem duração eterna...

    Kardec... em sua obra 'O Livro dos Mediuns' apresenta exemplos de comunicações que aparentemente parecem ser de profunda condição intelectual e moral mas que depois de analise mais cuidada se revelam sem o teor elevado que os Espiritos que as "assinam" pretenderiam fazer crer...

    mas... é claro claríssimo que o idiota 233 está muito longe de ter capacidade intelectual e muito menos moral, para entender as nuances do que ocorre nas LEIS que regem a Criação, onde o livre arbítrio é muito respeitado pelos que nos assistem e ajudam em nossa caminhada evolutiva... Caminhada que SEMPRE(!!) nos dá novas oportunidades para emendarmos o que fizemos de improprio ou, se se quiser dizer assim, de menos próprio, em nossas ações...

    ps - não estou inventando nada... 'O Livro Dos Mediuns'/Comunicações apócrifas' fala do que digo acima, e que, afinal, torna tudo bem simples de se entender... (o que não será o caso de um imbecil da envergadura e estirpe de um qualquer 233)...




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, chegamos assim à seguinte conclusão: o grande médium Emperucado Farsantildo Xavier foi obsidiado por algum espírito zombeteiro sem que seu protetor fizesse nada. A Federação Espírita Brasileira publicou o livro sem que nenhum espírito amigo avisasse sobre as bobagens que um dia viriam depor contra a doutrina e seu famoso pseudomédium. A dra. Selma só caiu em si depois que a sonda americana enviou as fotos de Marte e ficou sem ter explicação para tanta idiotice mediúnica. O Galego sempre acreditou que havia mesmo marcianos alados, mas agora já admite que o "Cartas de Uma Morta" só contém maluquices ditadas por algum obsessor. Mas ele continua a acreditar em todos os outros livros do farsante. Para ele, só o Cartas de Uma Morta é que é fajuto! Santa ingenuidade!
      Os evangélicos, por sua vez, sempre disseram que o Chiquitita era possuído por mais de 400 demônios que ditavam seus livros e que agora ele está no Inferno.
      E o 233?
      Ora, o 233 não é otário e nunca, NUNCA, acreditou nos espíritos do Chico, os quais comem, bebem, dormem, trabalham e fazem sexo!!!
      O 233 sempre achou que o Chiquinha mentirosa era apenas um doente mental que de vez em quando armava uma fraude de materialização para enganar otários.
      A NASA acabou mostrando quem tinha razão.
      Hahahahahahaha!

      Excluir
  6. ...nada, mas mesmo nada, do que este retardado idiota possa dizer ou fazer vai colocar em causa o extraordinario trabalho de FCXavier pois que este trabalho é de uma envergadura intelecto-moral muito para alem do alcance das "atoardas" que este alienado anti Espirita possa lhe dirigir... O trabalho de FCXavier vai continuar sendo admirado e reverenciado por milhoes de pessoas por esse mundo afora, já que facilmente se verifica estar ali muito do que a humanidade anseia para elevar sua condição moral e suas esperanças de ver eternizado o amor que DEUS DISPENSA Á SUA CRIAÇÃO...

    (um dia Chico Xavier será colocado oficialmente no pedestal dos "especiais" ao serviço de Jesus, sem duvida alguma)...

    ... já esse 233 vai desaparecer da humanidade, e passado algum (não muito) tempo, pouquinha gente vai notar que esse sujeitinho de (i)moralidade viciosa alguma vez esteve por cá)....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil vezes ser um anônimo que não deixará lembrança do que um famoso V-V-eado que passou a longa vida enganando com uma promessa de vida além-túmulo que não existe, com mensagens de espíritos imaginários e torcendo a mensagem do evangelho.
      O Emperucado era anticristão, porque o Cristianismo ensina a redenção através do sacrifício vicário de Cristo:
      Isaías cap. 53 (todo)

      Excluir
    2. isso acima é dito por um covardolas 233 que passa sua existencia despejando fanatismo anti Espirita por todos os poros. Aliás, esse é seu unico objetivo de vida: vomitar impropérios contra o Espiritismo e caluniar os Espiritas ou quem, de alguma forma, apresente trabalhos que comprovem os fundamentos da D. Espirita...

      e depois... só sai trampa doutrinária de sua mente demente pois que Jesus foi bem claro na conversa com o senhor da lei, através da lição de bom samaritano, que é nos atos baseados na elevada e sã condição de caráter que se alcança o direito de estarmos em consonancia com o pretendido pelo Criador...

      Veja-se que Ele, Jesus, não tem qualquer duvida em aconselhar para que evoluamos para patamar tal qual o já manifestado pelo samaritano da lição...

      "Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira."
      Lucas 10:37

      recorde-se o que o senhor da lei tinha perguntado a Jesus:

      "E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?"
      Lucas 10:25


      Excluir
    3. O doutor da lei era um judeu que queria apenas pôr Jesus à prova, porque ele, como judeu, acreditava na vida eterna conseguida pela obediência à lei. Jesus mostrou a ele que, embora um doutor da lei, ele não sabia realmente o que era obedecer à lei. Jesus disse "vai e faz o mesmo", como que dizendo "vai fazer o que nunca fizeste, mas não conseguirás."
      Por que interpretar assim? Paulo disse "o bem que quero fazer, não faço; o mal que não quero fazer, esse faço." Romanos 7:15-25

      Jesus disse: "sem mim nada podeis fazer" João 15:5

      "Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho unigênito para todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

      O problema do V-V é que ele só conhece os versículos pinçados convenientemente por Rivail, interpretados fora do contexto. Além, é claro, de ser rivailista-peruquista fanático que entende doutrina reencarnacionista até em bula de remédio.

      Excluir
    4. realmente já não ha adjetivos para classificar a piodridão (i)moral que esse pestilencia 233 destila... Veja-se que em sua alienada loucura anti Espirita até inventa (des)interpretações
      onde coloca Jesus como um doutrinador maquiavelico que
      enganava de forma cinicamente calculada aqueles que queriam saber d'Ele aspetos profundos da LEI Criação...

      caramba... esse 233 não pode bater mais no fundo em seu fanatismo anti Espiritismo/Espiritas...

      puxa meu... a mente deste imbecil 233 destila mais podridão do que cadaver em céu aberto, morto ha 15 dias... puffff...

      Excluir
  7. O V-V-ai-sem-Volta esperneou meses e meses, mas finalmente teve de admitir que o Emperucado escreveu asneiras sobre Marte e que a NASA não achou marciano nenhum.
    O coit-ado (não significa que praticaram coito no coitado)acha que o farsante foi vítima de um espírito malfazejo que se passou pela mamãe Peruquita.
    Os cristãos acham que era apenas um dos mais de quatrocentos demônios que possuíam o Chiquita Mentirosa. O chefe desses demônios seria o que se fazia chamar por Emmanuel, um fictício cônsul romano.
    Vamos e venhamos, se o galego admite que o Cartas de Uma Morta é de autoria de obsessor, por que vai acreditar nos outros livros?
    Se o maior pseudomédium era um obsidiado, como se vai acreditar em mensagens mediúnicas?
    Queria saber o que a dra. Selma acha disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. evidentemente que minha posição JAMAIS foi essa que o pilantra 233
      quer fazer passar... Eu SEMPRE coloquei a questão na forma de "não me interessar o que havia ou não havia em Marte, antes confio em absoluto que FCXavier recebeu por via mediunica o que escreveu sobre essa questão...

      agora... o que não dá muito p'ra entender (ou até dará sim) é como esse meliante 233 faz acusações à NASA de logro/falsidade de atuação na questão da ida à Lua e agora 'não tem duvida absolutamente nenhuma' que realmente foi colocado um robot em Marte e que a NASA está fazendo tudo direitinho...

      afinal, quem é mais palhação multifacetado que aqui despeja sua sanha de ódio contra os outros do que esse escroque que usa o numero 233 para vilipendiar o Espiritismo e difamar covardemente os Espiritas e/ou aqueles que de alguma forma, através de seus trabalhos bem sustentados, abalizam/credibilizam aquela Doutrina, hein?...



      Excluir
  8. Qual a diferença entre colocar robozinhos em Marte e homens na Lua?
    O ignorante lusitano não entende nada de ciência, por isso acha que seria a mesma coisa.
    Robôs não sofrem a influência da temperatura de Marte, porque lá existe atmosfera e são menores as oscilações. Em Marte há atmosfera, o que facilita a descida dos robôs, porque estão lá estão imersos num fluido, como na Terra e podem ser usados para-quedas.
    Por que a NASA não demonstra como os trajes espaciais de 1969 podiam resistir às variações de temperatura de mais de 250ºC da Lua? A rede (maldita) Globo argumentou que os astronautas ficaram numa zona de penumbra...todo idiota acreditou.
    Eu não duvido de nada, desde que provem. Só isso. Assim é que cheguei à conclusão de que não o Rivailismo é mentira. Bastaria um idiota e ignorante como o lusitano defender o Rivailismo para que eu já começasse a duvidar. Um maluco como o Carlos Verezza me poria com um pé atrás. Um V-Veado de peruca como o Chico, então, nem se fala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem... vou "fechar" para gozar um merecido periodo de férias mas ainda dá para fazer um breve comentário ao que esse aberrante 233 despeja aí acima...

      portanto... temos que...
      na verdade bastaria que, hipoteticamente, a NASA divulgasse que "tinha encontrado alguem na Lua que afirmou que espiritos não existem" para que esse fanatico 233 usasse até à exaustão essa atoarda e afirmar categoricamente que a ida do homem aquele
      astro era uma realidade incontestavel... (Seria assim mesmo, não haja qualquer duvida!)... :)))...

      Depois... é necessário dizer que não há "crime" absolutamente nenhum na "não crença no Espiritismo e que Espiritos não existem"... O problema está quando essa "não crença" ataca a quela Doutrina de forma que adquire contornos flagrantemente aberrantes, tais como: caluniar vilmente pessoas que são comprovadamente de bem; mentir descarada e torpemente sobre os fundamentos daquela Doutrina para melhor confundir os menos avisados; usar do fanatismo exacerbado para botar abaixo de qualquer jeito. Isto é, desde que seja anti Espirita, qualquer monte de esterco serve para usar... etc e tal...

      Ora... isso aí, é precisamente a postura desse escroque 233 que não olha a meios para atingir seu fins de alienado que faz do anti-Espiritismo/Espiritas, sua principal motivação pessoal...

      Tchau... se Deus assim o quiser, um dia voltarei (ou não fosse eu o VaiVolta)... :))))...

      Excluir
  9. Correção:
    ...assim é que cheguei à conclusão de que o Rivailismo é uma grande mentira.

    ResponderExcluir
  10. Depois de admitir que o livro do Emperucado só tem mentiras ditadas por algum obsessor, o V-V-ai-sem-Volta parece disposto a jogar a toalha.
    Se o maior pseudomédium era um obsidiado, que dizer dos outros?

    ResponderExcluir
  11. Paulo detona o Rivailismo e sua doutrina de evolução mediante vidas sucessivas:

    Romanos 3:28:
    “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”. – Isto é um resumo de 3.21-26 e um prenúncio dos capítulos 4-8 (2Tm 1.9; Tt 3.5). A salvação é um dom gratuito através da fé na obra consumada de Cristo (3.24; 5.15,17; 6.23; Ef 2.8-9).

    O Novo Testamento anuncia a Boa Nova, a SALVAÇÂO através da morte vicária de Cristo para todo aquele que crer. Nada de evolução e reencarnações.

    ResponderExcluir
  12. Fantasma tarado apalpando a mocinha.

    http://www.deliciadeolhar.com/wp-content/uploads/2011/12/bundas41.jpg

    ResponderExcluir
  13. estou para tecer alguns comentários sobre a impossibilidade de haver materializações de espíritos, ainda que eles existissem. Se você é um leitor visitante que acredita nesses supostos fenômenos, não seja tímido e discuta comigo. Apresente seus argumentos.

    ResponderExcluir