Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Origem da vida na Terra


Até o presente momento, a Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento da Terra. Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e, durante cerca de um bilhão de anos, sofreu processos importantes, como seu resfriamento, viabilizando o surgimento da vida.


Estudiosos mais antigos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta – a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos, executados por cientistas, como Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur, foi possível descartar essa hipótese, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes.

Embora tenha respondido uma grande questão, a biogênese não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica. Essa teoria propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, aliadas a condições ambientais peculiares, formando moléculas cada vez mais complexas, até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. Oparin, Haldane e Miller são os precursores dessa hipótese.

Atualmente, acredita-se que o primeiro ser vivo era autotrófico. Dois motivos justificam sua ampla aceitação: o fato do planeta provavelmente não dispor de moléculas orgânicas suficientes para sustentar as multiplicações dos primeiros seres vivos até que a fotossíntese surgisse, e o fato de que, em razão da instabilidade do planeta, estes organismos só conseguiriam sobreviver se estivessem em locais mais protegidos, como fontes termais submarinas dos mares primitivos. Assim, a hipótese autotrófica sugere que os primeiros seres vivos surgiram primeiramente em ambientes mais extremos, nutrindo-se a partir da reação entre substâncias inorgânicas, tal como algumas archaeas atuais: processo este denominado quimiossíntese. Essa hipótese sugere ainda que, a partir desses primeiros seres vivos, surgiram aqueles capazes de realizar fermentação, depois os fotossintéticos e, por último, os seres heterotróficos.
Acredita-se que esses primeiros indivíduos eram procarióticos, compartilhando diversas semelhanças com as arqueas; e, há cerca de dois bilhões de anos, surgiu a célula eucariótica.


A hipótese Gaia
 Foi elaborada pelo cientista inglês James Lovelock no ano de 1979, e fortalecida pelos estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis. Essa hipótese foi batizada com o nome de Gaia porque, na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos.               
Segundo a hipótese, o planeta Terra é um imenso organismo vivo, capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura, eliminar seus detritos e combater suas próprias doenças, ou seja, assim como os outros seres vivos, um organismo capaz de se autorregular. De acordo com a hipótese, os organismos bióticos controlam os organismos abióticos, de forma que a Terra se mantém em equilíbrio e em condições propícias de sustentar a vida.


A Terra primitiva
Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito, constituído por aproximadamente 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono, e 5% de gás nitrogênio. O gás oxigênio era ausente ou bastante escasso, já que sua presença causaria a oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos – o que não ocorreu, propiciando mais tarde o surgimento da vida.

Experiências de Miller, Fox e Calvin
Em 1953, o norte-americano Stannley Lloyd Miller construiu um aparelho contendo metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, segundo o modelo de Oparin, que simulava as possíveis condições da Terra primitiva. Essa mistura gasosa foi submetida a descargas elétricas, como forma de simular os raios que deveriam ter ocorrido. Com a presença de um condensador no sistema, o produto era resfriado, se acumulava e depois era aquecido. Esse último processo fazia o líquido evaporar, continuando o ciclo.

Após uma semana funcionando, observou-se o acúmulo de substâncias orgânicas de cor castanha numa determinada região do aparelho, entre as quais encontrou vários aminoácidos.

A pesquisa de Miller foi pioneira no sentido de levantar questões acerca da possibilidade da matéria precursora da vida ter se formado espontaneamente, pelo conjunto de condições existentes ali. Hoje se sabe que a atmosfera terrestre primitiva continha 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio.

Formas de Vida a Terra
Uma vez comprovada a veracidade da biogênese e a inviabilidade da abiogênese, a ciência depara-se com um novo problema: se a vida surge de vida preexistente, como e quando apareceu o primeiro ser vivo?
Na tentativa de responder a essa questão, surgiram várias hipóteses.

A mais aceita atualmente, a hipótese heterotrófica supõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos extremamente simples, que surgiram através da evolução lenta da matéria bruta, nas condições muito especiais da Terra primitiva.

Francesco Redi
 Cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Através de suas observações e estudos com cadáveres de animais e a ocorrência de vermes, propôs em 1668, a partir de métodos empíricos simplificados, a hipótese que principiou a queda dos preceitos abiogenistas.

Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze.

Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contida no frasco descoberto.
Transcorridos alguns dias, com a matéria orgânica decomposta, notou o surgimento de larvas apenas no frasco aberto, concluindo então que as larvas surgiram do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas, e não da carne em putrefação, dotada de fonte de vida. Mas que a carne somente contribuía com um meio propício para atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas.

Com este teste provou que a vida não surge espontaneamente em qualquer circunstância, mas atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.

Louis Pasteur
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

Origem dos seres vivos
Fundamentada na teoria da evolução molecular, acredita-se que a vida tenha surgido a partir da complexidade das combinações entre os elementos químicos, que constituíam o cenário da Terra Primitiva, conforme sugerido pelo biólogo Thomas Huxley (1825 – 1895), retomada posteriormente por John Haldane (1892 – 1964) e aperfeiçoado pelo bioquímico Aleksander Oparin (1894 – 1980).


Teoria religiosa
Os seres  habitantes do planeta Terra surgiram pela criação divina e os seres humanos à partir de Adão e Eva.

Teoria do 233
?

Teoria dos Extraterrestres
Os primeiros seres que habitaram a Terra eram extraterrestres que vieram de planetas mais adiantados.


Baseado em:

S.A.
.

19 comentários:

  1. Digo.....
    gênio=233

    Qual a teoria desse gênio?? Ele não acredita em nada!

    ResponderExcluir
  2. A única ciência verdadeira é a Matemática, porque é cumulativa. O que é descoberto acumula-se ao conhecimento anterior. A Matemática da Babilônia, do Egito, da Índia e da Grécia ainda são válidas após milênios e são a base da Matemática atual. As outras ciências não são assim. O que se descobre anula as ideias anteriores.
    Vai daí que é bom senso duvidar de tudo, pra começo de conversa. Principalmente quando são ideias ilógicas como a extinção dos dinossauros e somente deles.
    Quem afirma que o homem foi à Lua deve, para começar, explicando como a viagem foi conseguida com um computador tão rudimentar e como a bandeira pôde tremular sem vento.

    ResponderExcluir
  3. 13 de fevereiro de 1981, foi aí que começou a minha vida, e com o sorriso dela comecei acreditar que é possível chegar na Lua, sem precisar de câmara digital ou computador de 32 kg, e que o Vácuo do 233 não passa de pura balela. A princesa é a minha prova incontestável de que Deus existe.

    ResponderExcluir
  4. O Hosaka nunca comeu a princesa, que foi comida por outros. O Deus do Hosaka só existe para os outros. Trinta e três anos somente sonhando, e os outros comendo, comendo, comendo...e a princesa dando, dando, dando...para outros.
    Não é balela que existe o Vácuo para o Hosaka, e o Paraíso para os outros. Quem nasceu pra serviçal nunca alcança uma princesa.
    Não fique triste, Hosaka. Todo mundo já gostou de alguém que ficou com outrem. Você devia esquecer essa princesa que já deve estar enrugada e gorda e comer alguma mulher real.
    Veja o lusitano, coitado. Quanta esperança deve ter tido de que as pesquisas da NASA comprovassem a existência dos marcianos alados para confirmar as doidices do Emperucado. Que decepção o pobre homem deve ter tido com as fotos enviadas pelas sondas americanas. Por isso o otário vive de ilusão, agarrando-se ao sonho vão da existência de espíritos. O Emperucado tinha contato era com fuzileiros bem vivinhos para enrabá-lo e deixá-lo cheio de inspiração para escrever livros piegas, mentirosos e tolos para enganar trouxas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr Adilson,

      O Sr acredita que é possível adorar uma princesa em verdade e em espírito? Aliás, boa parte da história humana não se resume em abraços ou na ausência deles, no meu caso, bastou apenas um sorriso para despertar a alma que havia em mim, e com ele descobri que é possível mudar o destino das pessoas só com a força do silêncio.

      O Sr é muito materialista, deveria ler o Evangelho de vez em quando. Um dos versículos que eu mais aprecio é quando Jesus defende a tese de que não só de abraços vive o homem, mas também de todas as palavras que o Senhor da Terra e dos Céus mandou escrever, para que encontremos nessa vida algo mais que um abraço ou ausência dele.

      Que a paz esteja contigo: o mais importante da lição do professor Rivail não é medir a força dos espíritos que habitaram e que habitam esse planeta, mas sim de fortalecê-los, acreditando em cada momento que valemos mais que um abraço ou ouro e a prata.

      Excluir
    2. Às vezes eu gosto do que o senhor escreve, sr. Hosaka, mas esse texto aí em cima está horrível. Parece até que o senhor andou lendo muito a dona srta LG.
      Eu sou realmente materialista, sr. Hosaka, porque ser espiritualista é voltar à infância, ou pior, é ser de mentalidade primitiva.
      Homens primitivos tinham a mente mágica e tudo interpretavam como ação de espíritos.
      Antes que o senhor conteste, devo dizer-lhe que não acho que Deus é um espírito, ou um ser espiritual. Jesus disse que Deus é espírito (palavra que no original significa vento)à mulher samaritana, porque os samaritanos tinham um culto misto, assim como os católicos, que dizem acreditar em Deus mas se voltam para os mortos (Maria e os santos). O que Jesus quis dizer é que devemos cultuar a Deus com nossa mente, porque ele é invisível como o vento. E ninguém pode dizer que fez imagem do vento, ou que o vento está em algum lugar específico.
      Sr. Hosaka, não me diga para ler o Evangelho, porque o senhor é que deveria fazer isso, para não acreditar em defunta que conserta computador, nem chamar sacerdote de padre , que significa Pai; e Jesus proibiu isso:
      "A ninguém sobre a Terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque só um é vosso guia, o Cristo." Mateus 23:9,10

      Viu, sr. Hosaka? É desobediência a Jesus chamar alguém de padre ou de papa, como fazem os católicos. E chamar espírito de guia, como fazem os rivailistas-peruquistas-macumbistas.

      Excluir
  5. Quem é essa "Olguinha"? Eu penso que nem é mulher... é homem! ahaha!

    ResponderExcluir
  6. Ólguinha de Ermelino Matarazzoquarta-feira, agosto 01, 2012 8:45:00 AM

    Meu principe Frank Hosaka :

    Se você me perguntasse quantas vezes você passou pela minha cabeça, eu diria que uma vez, porque você nunca a deixou …

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Dona Olga,

      Estou impressionado com as suas palavras, mas acho que já passou da hora, e a Sra. deveria voltar a fazer o exame médico. Boa parte das pessoas que acham que me conhecem me tratam como se fosse cabeça de porongo, mas a Sra. não - a Sra é um posso de gentileza, o que me faz acreditar que a Sra. está com uma febre de no mínimo 31o. C. É bom se cuidar.

      Um forte abraço, Frank.

      Excluir
  7. Como vai, dra. Selma? O lusitano disse que a fita parece fita, mas é ectoplasma. Ele garante!
    Ele não obteve da senhora a resposta que queria, ou seja: o fantasma nazista materializado fez alguma declaração explícita confessando que não fala alemão?
    Se a senhora tivesse respondido, ele faria outra pergunta: o fantasma fez alguma declaração confessando que é farsante e é V-V-eado?
    Hahahahahahaha!
    A senhora não se sente constrangida por ter como correligionário um idiota como o lusitano?
    Sabe, dra. Selma, às vezes eu imagino a senhora pensando certas coisas...por exemplo: "Meu Deus, como esse tal VV é idiota! Será que o 233 está com a razão e o Peruquismo é coisa para trouxas e eu sou trouxa também? Aquela porcaria caída da boca do Peixotinho parece fita mesmo.E aquela Josefa? Por que aquele véu idiota? Nunca vi uma freira com aquilo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, 233...
      Vc já foi lá no Frei Luiz? Aproveitou as férias das crianças para dar uma passadinha lá? rs
      Fotografou o espírito materializado?

      Jacarepaguá deve ficar pertinho de onde vc mora...

      Abs.

      Excluir
    2. É verdade, dra. Selma, Jacarepaguá não é longe, aliás, meu filho está trabalhando lá, numa terceirizada da IBM.
      Mas, veja se me entende: eu gostaria de ir lá para "melar" aquela farsa, porque, para mim, não há nada o que descobrir. Eu sei que é farsa, eu sei que é um V-Veado fantasiado, eu sei que ele não sabe alemão, eu sei que NÃO EXISTEM ESPÍRITOS.
      Por isso não tenho pressa, dra. Selma. Além disso, tem de ser tudo bem planejado, porque os idiotas enganados vão se voltar contra mim. Não vê o exemplo do lusitano?
      Meu plano é dar um jeito de ser atendido e aplicar disfarçadamente um produto alergênico no farsante para fazê-lo tossir, espirrar e se coçar três dias para que todos vejam que não é espírito coisa nenhuma. Melhor ainda seria uma porrada para nocautear o V-Veadão e tirar sangue do "espírito". Mas tinha de ser tudo filmado e de tal maneira que os seguranças não me matassem e sumissem com o filme.
      Mesmo assim, aquele pateta português continuaria acreditando na farsa. Ele ia dizer que o espírito pareceu tossir, mas não tossiu, pareceu espirrar, mas não espirrou, pareceu coçar, mas não se coçou.
      Idiota é idiota, se não, como existiriam os farsantes?

      Excluir
    3. heheheh, impossivel o "mente podre 233" adentrar no Frei Luiz. Ele iria sentir-se muito mal com a 'pureza vibratória' que ocorre naquele ambiente e, com certeza, entraria em convulsões/espasmos diabolicos e teria que ser retirado rapidamente para que sua baba não ficasse espalhada por aquele espaço sagrado!


      hahahahah, o 233 é a coisinha mais ridicula, qual idiota que não se enxerga, que por aqui se faz presente. Suas ameaças atestam o quanto é um retardado mental sem recuperação á vista

      Excluir
  8. coitado do Hosaka : confessou que a coisa tá mais feia que indigestão de torresmo, tche !

    ResponderExcluir
  9. Quando o Emperucado "psicografou" uma mensagem duma defunta analfabeta e teve isso questionado, ele disse que ela lhe dissera que estava aprendendo a escrever numa escolinha do plano espiritual.
    Hahahahahahaha!
    O galeego acredita nisso tudo!

    ResponderExcluir
  10. Para saber mais sobre Marte e o sistema solar e ver que o Emperucado era só um débil mental que não recebeu mensagem nenhuma da mamãe peruquinha:

    http://solarsystem.nasa.gov/multimedia/videos.cfm?&Object=Mars

    233

    ResponderExcluir
  11. Ólguinha de Ermelino Matarazzoquinta-feira, agosto 02, 2012 11:21:00 AM

    Principe Frank,
    Não espero que você goste de mim ou queira ficar comigo, mas por favor não me desprezes dessa forma, pare de ser cruel com quem te quer tão bem!
    O amor é uma flôr que se não for regada se perde para sempre, murcha e morre.

    ResponderExcluir
  12. Aqui no Sul é voz corrente que o Hosaka é praticante de agasalhamento de quibe, confirmas tchêzito ?????

    ResponderExcluir