Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eu acredito em Deus

Eu acredito em Deus.

Mas talvez o meu Deus seja diferente do seu, assim como (com certeza) deve ser diferente do Deus do Hosaka, do 233 e da Nihil. É  diferente do Deus do Velho Testamento, que vejo como uma criatura rigorosa, exigente e que castiga os seus filhos ao menor deslize. É semelhante ao Cristo - suave -que perdoa e entende as falhas de todos nós.

Os meus "primeiros contatos" com Deus creio que foram através de minha avó materna, que pacientemente me ensinava religião em uma  Bíblia ilustrada. Lembro-me até hoje, com incrível nitidez, de Jesus, dos anjos e dos demônios dessa Bíblia. Os anjos e Jesus eram lindos, envoltos e luz e transmitiam paz. Os demônios eram em tons cinza, com garras, dentes e asas iguais às de morcego. Lembro-me de minha avó mostrando a passagem do Evangelho, onde Jesus dizia  "deixar vir a mim os pequeninos", onde Ele  aparecia rodeado de crianças na ilustração.
Isso causava em mim vontade de ir ter com Jesus. Uma vez cheguei a colher flores e fiquei um dia inteiro atrás de  minha avó para que ela me dissesse onde Jesus estava, pois eu queria lhe entregar as flores pessoalmente. Custei a entender que apesar de vovó ensinar que Jesus existia, Ele não podia receber minhas flores (somente o perfume delas), ele não tinha endereço, casa, cic e rg.


Vovó tinha  mania de quadros de santos. Tinha vários deles esparramados pela casa. No seu quarto havia um que me impressionava: eram duas crianças brincando com uma bola  perto de uma espécie de penhasco e logo atrás delas um anjo. Pacientemente ela me explicava que o anjo protegia as crianças enquanto elas brincavam e esse- no caso- não deixava as criancinhas despencarem no precipício.  Impossível entrar no quarto dela sem  ficar olhando o quadro. A infância é a fase mais feliz  e inocente da vida.

Muitas vezes questionei o porquê dos santos estarem sempre sérios nos quadros. Se era necessário sofrer para ser "santo". Vovó sempre me olhava com desaprovação quando eu fazia perguntas insistentes e que ela não sabia responder. Às vezes ficava em silêncio. Às vezes praguejava:
- Deus castiga, menina! 
Ela havia sido católica fervorosa antes de conhecer meu avô. Dizem até que ela iria ser freira. Mas meu avô mudou tudo... Ele era Espírita lá pelos anos de 1920, naquela época em que o Espiritismo era visto como algo feio e meio proibido. Ele foi palestrante em um centro Espírita e fez uma coleção enorme de livros e revistas sobre o assunto. Pude ler exemplares antigos do "Reformador", e outra revista que não me lembro o nome onde vi pela primeira vez fotos do fantasma de  "Irmã Josefa", o que me tirou várias noites de sono.

Em casa ouvia que havia céu e inferno. E também purgatório, que era aqui mesmo na Terra, onde ficavam alguns espíritos. O Espiritismo já ensinava que havia vida após a morte e que havia um outro "mundo paralelo", para onde iriam as pessoas depois da morte, sem ser necessariamente um céu ou um inferno. Vovó que ficou viúva bem cedo, acreditava que meu avô a  estava esperando do outro lado da vida, conforme promessa feita por ele mesmo, antes de morrer.

O quintal da casa de minha avó era vizinho do quintal de uma Igreja Evangélica, "Igreja Universal do Reino de Deus". Eu me lembro que todo domingo tinha música, pois a igreja tinha uma banda ou algo parecido. Uma vizinha era frequentadora assídua dessa igreja. Ela era costureira de mão cheia, e a maior parte do dinheiro que ganhava, ela dava para a igreja, pois acreditava que só assim Jesus podia ajudá-la a crescer na vida. E ficar livre das tentações dos demônios.

 Lembro-me também de outra vizinha, cujo filho tinha problemas mentais. Todos comentavam que ele era saudável, até o dia que começou a tomar pinga das macumbas que achava nas encruzilhadas. Diziam que era castigo (?).  Desde então a mãe dele passou a sofrer muito e teve que internar o pobre coitado em uma espécie de casa de repouso. Hospício.

Todos os acontecimentos eram devidamente assimilados e analisados por mim, na infância e adolescência.  E a conclusão era de que a vida era realmente um mistério muito grande.O Deus da Igreja Católica  havia estabelecido o Céu, o Inferno e o Purgatório, para onde as pessoas deveriam ir depois da morte e lá ficar eternamente, se fossem boas, más ou mais ou menos, respectivamente.  O Deus Evangélico - já naquele tempo - pedia dinheiro para que o crente tivesse salvação. 
Um deus que eu  não entendia muito bem, deixava o rapaz que bebia pinga de macumba no hospício. O Deus do espiritismo dizia que havia vida após a morte e reencarnação.

Os homens bomba dizem  morrer por seu Deus. O WTC foi explodido em nome de Deus.  Há lugares onde cristãos são odiados. Judeus são odiados. Muçulmanos são odiados.Todos são incompreendidos por causa de deus.

Muitas vezes ouvi pessoas falando:
_"Sabe Fulano? A vida dele vai mal porque ele não tem religião".
_"Conhece Beltrano? O filho dele nasceu com problemas porque ele é muito fofoqueiro e Deus castigou".


Definitivamente, tenho um Deus diferente. 
Bem diferente do Deus pedagógico do 233, literalmente interpretado da Bíblia, literalmente traduzido do hebraico e do grego, respeitando todas as vírgulas e parágrafos.
Também é diferente do Deus que castiga os fofoqueiros e os sem-religião. E dos que se explodem.E dos que pedem dízimos e confissões.


"Ninguém vai ao Pai senão por mim", foi a frase dita por Jesus. Acredito. Um dia na minha infância procurei desesperadamente por Jesus para  entregar flores e me aborreci porque não O encontrei. Fiquei dias olhando a gravura na Bíblia e invejando as crianças que estavam ao Seu lado.

Você cresce, amadurece e conhece pessoas que oferecem visões novas da vida e consequentemente do Criador. Há pessoas alegres e comunicativas, que sempre enxergam uma luz no fim do túnel nas piores dificuldades, enquanto há outras depressivas onde parece haver sempre uma nuvem negra por cima de sua cabeça. Há aquelas que sempre colocam você para cima e há aquelas que sempre querem você para baixo.  O Bagavad Gita traz uma grande citação que é o seguinte: " na vida, se você fizer sucesso, ganhará alguns falsos amigos e muitos verdadeiros inimigos". Pura verdade.
 

Infelizmente,  na maioria das vezes,  bonzinho só se ferra!
Muitas vezes me aborreci e chutei o balde.  Xinguei, descabelei, blasfemei. Arrependi.
 Há horas em que é difícil dialogar com alguém que não se vê, não se ouve a voz, uma palavra de consolo e ainda - dizem- tem o poder de castigar quando contrariado! Deus há de entender que realmente nosso psicológico fica abalado. Que errar é humano e perdoar é divino. Ele não haveria de criar tantos filhos para deixar ao acaso e ao sofrimento físico ou  espiritual.

Infelizmente Deus não poderá vir escrever aqui no Blog, nem responder à pergunta feita pelo Hosaka. Não da maneira que ele deseja, talvez de outro modo.
 

Tenho certeza de que  dia poderei entregar as flores para Jesus. Meu coração diz isso.  Afinal, para chegar ao Pai, temos que passar por Ele. E eu acredito em Deus. Mesmo que "anothen" signifique "do alto" e não "de novo".

Amém.







Sonia Araújo

(Convém que assine meu verdadeiro nome!)


8 comentários:

  1. Curti, apesar do que postei mais abaixo. Respeito profundamente a tua visão, embora hoje eu esteja tendendo para uma outra. Seria muito bom poder acreditar em um Deus carinhoso, que trabalha nas sombras (e não na Sombra), mas tá meio difícil... :-(

    Adorei a "saída do armário"! rsrsrs...

    Grande beijo, amigona!

    ResponderExcluir
  2. Um abraço em todos vcs.

    Eu passei por uma longa fase de quase-ateísmo,desanimada com as perplexidades da vida,mas gradualmente,vou recuperando a fé perdida uns anos atrás.
    Continuo firme na prática budista,o que me ajuda muito.
    Ano passado,passei por uma "revolução mental" considerável,mas essa história toda está registrada em outros locais.
    É como se eu tivesse recobrado uma consciência perdida há uns "duzentos anos atrás",ainda que eu não tenha idéia nem do que é ter cinquenta anos.

    Passarei umas semanas fora.
    Peço que "fiquem de olho" no sr.Hosaka,cuidem dele para mim.
    Não deixem ele ficar chateado,nem nada.
    Sempre gostei dele de uma forma incompreensível,mas o inteiramente incompreensível,também não existe.
    Mesmo isso,acabou ficando explicado.

    Apareça sempre,sr. ...Marciano Alado.
    Estávamos com saudades.

    A todos,até breve.

    °°°°°°°°°°

    ResponderExcluir
  3. Eu não lembro quase nada da minha infância. Hoje eu sei que parentes distantes no Japão ajudaram os meus pais a amenizar a situação difícil que eles passaram. Eu não sei o que é ter um tio, um avô ou um primo. Ser pobre é a coisa mais chata do mundo, sem esperança e sem amigos com quem sair (principalmente porque eu não tinha como financiar os meus passeios). Pela televisão, todo santo ano eu via a Paixão de Cristo, eu nunca entendi aquele filme que fala de um profeta sendo crucificado. Enfim, eu era um ateu passivo, eu não tinha a menor ideia do que ou quem é Deus.

    Muito anos mais tarde, ainda pobre, conheci uma bela princesa, e pela primeira vez em minha vida eu me aventurei a visitar uma família, usando como gancho a minha condição de "colega de trabalho". A família dela me recebeu muito bem, só mais tarde é que conclui que a família queria mais que o circo pegasse fogo, mas isso é outra história. De minha parte, só nesse dia eu percebi que consegui ir até a casa da princesa, usando apenas um par de pernas.

    E foi com eles é que entrei várias e várias vezes na Paróquia de Santa Tereza de Ávila, onde o Padre José me ensinou quem era Jesus. "Jesus é Deus na História do Homem". A Paróquia recebia até visitas de evangélicos que gostavam de sua homilia.

    Bem mais tarde, agora com um DVD e uma teve colorida, eu pude ver um filme chamado Constantino, ele não é padre, mas sabia fazer o ritual do exorcismo, e numa hora ele desabafa que "Deus é um menino com uma fazenda cheio de formigas". Enfim, eu não sei se uma flor seria o suficiente para agradecer ao Pai Todo Poderoso por essas pernas que em vários dias me ajudaram a chegar até a casa da princesa, mas que serei grato a Ele, sempre serei, onde aprendi que o ruim não é ser pobre, ruim mesmo é não saber dar nenhum destino para duas pernas que sabem andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hosaka, voce está mais por fora que cotovelo de caminhoneiro !

      Excluir
  4. COMPANHEIROS:

    Tenho dito a exaustão: "O espiritismo é uma merda!"


    Esio Lopes.

    =================================================

    ResponderExcluir
  5. "O Deus do Velho Testamento" é justamente esse "Deus" de vocês, porque vocês queriam ser especialmente agraciados por ele. Vocês têm a cabeça igualzinha às dos judeus do VT, e nem se dão conta disso.

    Que é que Jesus quis dizer com "niguém vai ao Pai senão por mim"?

    Um rivailista-peruquista dirá que é seguindo os ensinos de Jesus que melhoramos a cada reencarnaçâo, para finalmente, após trilhões de trilhões de vidas sofridas, alcançarmos a condição angelical.
    Um católico-terezista-defuntista como o Hosaka dirá que é pedindo à santa Tereza de Ávila, a Maria e a todos os santos para intercederem por ele para que possa sair do purgatório após milhões de séculos naquele tormento.
    Uma bundhista-maluquetista como a dona Lídia dirá que é tendo uma imagem daquele gordo horroroso, praticando jejum, meditações e não comendo carne, além de reencarnar muitas vezes, até como barata de esgoto.
    Segundo um V-V-ai-sem-Voltista como o Miguel, é acreditando na NASA e no Emperucado ao mesmo tempo, embora só idiotas como ele consigam isso.

    Segundo o apóstolo Paulo e o Novo Testamento, é somente pela fé em Cristo, sem obra meritória alguma, porque salvação é dom de Deus, segundo sua vontade soberana. Quem será salvo já está predestinado, porque Deus não está no tempo, como nós. Para Deus, o passado, o presente e o futuro são uma coisa só, porque ele é infinito e onisciente.

    ResponderExcluir
  6. nooosssa esse dois três três tem qi de experteza -fale eksperteza- de 500 mais ou menos, ele até sabe que paulo sabia que deus iria fazer ele zolhudo zolhudão quando em pleno seculo 19 colocou ele aqui na terra, noooosssaaa gente que cara experto -se fala eksperto- esse numeral 233

    ResponderExcluir
  7. Esse lusitano abusa do direito de ser idiota.

    ResponderExcluir