Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

Como estudar a Religião?

Toda vez que usamos a palavra "Religião", isso vem associado à velha pergunta milenar "Por que devo ser bom?".

Eu já frequento o forum de Religião faz mais de um quarto de século, e parece ser uma eternidade. De tantos desaforos que tive que engolir do professor, eu acabei me transformando num ateu tão arrogante e cínico como ele. A única diferença é que evito de usar adjetivos que o professor usa do repertório popular, como "arder", "tubaína" e por aí vai. Mesmo assim, a ausência de violência verbal não faz das minhas crônicas um bom planfleto para promover a paz e a diplomacia, pelo contrário - para isso, veja os comentários que seguem aos meus textos.

A maior reclamação que vejo nos comentários é que não consigo responder a pergunta de modo aceitável, ou seja, eu não sou tão bom quanto imaginava ser. Falta sal nas minhas crônicas, os meus textos têm soja demais, essa é a reclamação mais frequente.

Para contornar tal situação é que sempre revejo velhos tópicos que vi na Biblia. Nessa semana, fiquei pensando na parábola do Bom Samaritano, onde conta que o Esio Lopes viu um rapaz inconsciente no chão mas não lho socorreu porque tinha uma palestra sobre o espiritismo para fazer numa penintenciária, o professor também viu a vítima mas passou bem longe porque a primeira regra do ateísmo reza que o custo-benefício de ajudar um desconhecido é nulo ou negativo, e finalmente apareceu a Senhorita LG, essa se prontificou de aproximar do rapaz, tentou acordá-lo, e quando os olhos abriram, ela perguntou: "O Sr é solteiro?" E o moço foi bem rude com ela: "Moça, você não percebe que eu tomei um porre e que agora só quero dormir!"

Eu também já passei por essa situação. A primeira vez foi no banheiro de uma indústria farmacêutica, encontrei o banheiro cheio de bolo digestivo espalhado no chão, e seguindo o rastro, encontrei o funcionário sentado no chão, perto do vaso, consciente. Ele me pediu para ligar para o seu chefe, e eu pedi o ramal. E o chefe dele me atendeu rápido, e não demorou nem cinco minutos para aparecer. Outra vez, o cliente desmaiou na minha frente. Tudo o que fiz foi pedir socorro para a Ambulância, e eles nem demoraram dez minutos. Tive muita sorte nesse caso, a esposa do cliente apareceu e seguiu com ele na ambulância. Mas botar a mão no indivíduo como a Senhorita LG fez, ah isso eu não tenho a menor coragem.

Depois do sufoco, eu lembro que Deus teve uma longa conversa com Moisés e Moisés escreveu então Deuteronômio, eu li o texto apenas uma vez, lá em 1984. Uma parte da passagem ficou gravado na memória, quando Moisés fala sobre o suposto cadáver encontrado no chão, ele gasta uns dez parágrafos para explicar o que fazer. Mesmo com a ajuda do iPhone, eu não consigo achar esse texto. Deuteronômio é o pior texto que eu já li, ele é longo e bem mais chato que a Constituição Federal de 1988. Ruim mesmo é que tudo que leio com o olho direito, acabo esquecendo com o olho esquerdo. A minha memória é randômica com poucos kbytes. Tudo o que sei é que textos longos me fazem chorar, logo, eu não sei como estudar Religião.

Eu não sei como debater com o Sr Duzentos, Trinta e Três que aparentemente sabe distinguir o VT com o NT, ele sabe qual a diferença entre o Deus de Jacó e o Pai de Jesus, e até sabe das gambiarras do Sr Rivail. Enfim, tenho que reconhecer: eu não sou bom, eu não sei como estudar a Religião, se é que tal coisa existe. É óbvio que o fato de eu não saber como estudar Religião não implica necessariamente que ela não exista.

------------------------------

Para o Sr MB: YouKu, a banda chinesa do iPad


---------------------------

Para a Senhorita LG, Start Me Up



------------------------------

Para a Selma, Romaria



------------------------------

Para o Sr Duzentos, Trinta e Três: Silvio Brito


---------------------------------

Para Marciano Alado, Baby Android,



20 comentários:

  1. seu texto está mais fraco que rodízio de churrasco de carne moida, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Sr.Hosaka...vou sair daqui dançando...

    ...depois dessa canção,não quero ouvir mais nada o dia inteiro...que musicona...brigadaaa...

    (start me up... ...)

    ResponderExcluir
  3. Mais um me chamando de caipira... Como se não bastasse o 233!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaí, não foi você que publicou matéria que falou do seu avô no interior do Brasil, de sua avó que pendurava imagens por toda a parede, e, quando criança, você fez a primeira romaria para entegar uma flor para Jesus?

      Se você escutar a Elis Regina, ela ensina que o mínimo que podemos deixar para as pessoas que ficam por aqui é apenas um olhar, apenas um olhar,

      Excluir
  4. Seu japa, por que acha que a LG faz até defunto gozar (dead man cum)?

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que a música quis dizer,mas me agrada a sugestão de uma "nova forma de amar"- feita na mesma,num tempo em que a democracia recrudescia em seus "votos".
    Todavia,nunca vivi isso,como uma "iniciação"...sou uma filha da "direita neo-conservadora".(ou seja,sou uma "muié" comum)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A assertiva acima,foi para o Adilson.

      Excluir
    2. Dead Man Cumming é o nome do Álbum, onde a música Start Me Up foi editado na primeira faixa de três discos em 1989, acredito que seja o mesmo ano que a Microsoft editou o Windows 95.

      O misterioso Sr Duzentos, Trinta e Três traduziu corretamente, se bem que a Dra Selma já comentou que é cientificamente possível homens mortos fertilizarem as mulheres vivas, baseado num trabalho de cientisstas que encontraram ovos de dinossauros na China.

      O Sr Duzentos Trinta e Três defende a tese de que morreu, virou pó, não sobra mais nada, mas se os cientistas conseguirem reencarnar um dinossauro morto, usando um ovo de uma outra espécie, isso provará cientificamente que a morte não existe, que todos nós somos imortais, ou seja, Deus mudou o seu plano pela terceira vez.

      O primeiro plano era proteger o povo de Israel, se eles fossem obedientes ao Pai, o segundo plano faz de Jesus um atalho para a salvação, e finalmente o terceiro plano foi revelado por Allan Kardec, onde ele diz que as pessoas podem melhorar na linha do tempo, mesmo em se tratando de um chacrilongo.

      Excluir
    3. Ops, errei feio dessa vez.
      O Windows 95 foi editado em 1995 e não em 1989.
      Em 1989, o fato histórico mais notório foi a queda do Muro de Berlim.
      Os PCs daquela época eram bem modestos, memória de 2 mega, HD de 100 mega, modem de fax, impressora matricial, e o backup era um conjunto de 20 disquetes de 3 1/4 da Verbatim, e demorava meia hora para fazer todo serviço. Sim, tem coisa no passado que não vale a pena lembrar...

      Excluir
    4. O sr.ainda lembra do Input,e do Output,sr.Hosaka?
      E dos muitos disquetes que tínhamos em nossos armários de aço?

      Comecei a usar pcs,com um terminal de ATM.
      O computador central da empresa,ficava em outra cidade,e era do tamanho de uma casa.

      Excluir
    5. Durante quatro anos, eu trabalhei com um terminal da IBM, basicamente registrando despesas de vendedores espalhados em várias cidades brasileiras. O correto é você ter o documento em mãos para poder fazer o lançamento contábil, mas você sabe como o Brasil é, tudo funciona a partir de telefones. O mais difícil foi conversar com uma menina de Porto Alegre, ao invés de falar "Papel Higiênico, Dois Reais e Cinquenta Centavos", ela falava "Dois com Cinquenta". Desastre mesmo é falar com o pessoal da Bahia, informações que poderiam ser passadas em cinco minutos, eles levavam meia hora. Para piorar a situação, o pessoal decidiu jogar o Imobilizado em minhas mãos, todo mês recebia um relatório enorme de quinhentas páginas. Haja tanto papel e tanto desperdício, tudo para dar respaldo ao valor contábil da depreciação. Naquela época, o pessoal classificava o PC de Imobilizado, e toda vez que alguém comprava um PC, eu mandava uma etiqueta de controle. Era um trabalho chato, eu só consegui aguentar quatro anos. Pedi a conta em 1999, e desde então estou desempregado. Mais do que o medo doentio de morrer, eu tenho pavor de trabalhar.

      Excluir
  6. Não me admiro de que um crente em defuntas também aceite que Deus tinha um plano C, o qual diz que espíritos que não existem evoluem. Esse seria um plano bem idiota, depois daquele em que Ele envia seu Filho unigênito para morrer na cruz. Que é que Ele fez, então? Jogou no lixo (o Lago de Fogo e Enxofre) a cruz e o sangue de Jesus?
    Japa, às vezes você diz coisas interessantes, porém, noutras, só diz besteiras elegeístas-esiolopistas.

    ResponderExcluir
  7. Por que pra ser um bom médium rivailista ou pai-de-santo tem que ter nojo disso?

    http://odia.ig.com.br/polopoly_fs/1.443222.1338318476!/image/image.jpg_gen/derivatives/landscape_260x162/image.jpg

    ResponderExcluir
  8. Olá, Hosaka. Ardendo muito esse teu rabu católicuzudo ? Faça como o teu papa : leve de 40 em 40 minutos uma enrabadinha do Ingmar , o guarda suéco, hehehe !

    ou-

    Olá, Hosaka ! Ainda está ardendo muito essa tua buzanfa de católicuzudão ? Faça como o papa: de meia em meia hora leve uma enrabada de linguiça do Hanz Steuler ( um guarda suiço do Vaticano ) ,hehehe . ...

    Parecem iguais, mas não são. Num o guarda é suiço e no outro o guarda é suéco. Portanto, acabou-se de comprovar a sua assertiva . Parece mas não é, c.q.d.

    ResponderExcluir
  9. HosakaAndré e Nihil foram ao Mato Grosso caçar onça. Ao fim do dia a Nihil ganhou uma oncinha parda enquanto o Hosaka ganhou uma grande pintada !HEHEHE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, bom mestre. Eu já vi essa parábola da onça pintada várias vezes, mas só hoje tive a coragem de lhe perguntar: que parábola é essa?

      Excluir
  10. O texto do sr. Frank K Hosaka está mais sem graça que rodizio de carne de soja .

    ResponderExcluir
  11. Olá meus AMIGOS! Encontrei voces! mais uma parte.

    É Daniel!
    Primeiro eu encontrei o Andros e a Nihil pelo JD, depois fiquei conhecendo o Blog do william, e agora favoritei tbm este blog da selma! :D

    Que felicidade!

    É meu desejo para que todos possam estar bem!

    :D

    ResponderExcluir
  12. Denytuuuuuuuuusssssss...!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Na casa do Frank Hosaka a situação está tão precária que as formigas já estão atacando o sal !!!

    ResponderExcluir