Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

REENCARNAÇÃO (novamente!!)




A reencarnação surgiu no norte da Índia entre os anos 1.000 e 600 antes de Cristo, exatamente na época em que Davi e seus descendentes governavam Israel até a queda de Jerusalém. A primeira referência à ideia de reencarnação tem no mínimo 2.600 anos. Aparece nas Upanichades, as escrituras sagradas do hinduísmo, até hoje a maior religião da Índia.

Como o hinduísmo é o grande progenitor das chamadas religiões orientais e de outras nascidas no Ocidente, essas religiões se incumbiram de repassar por todo o mundo a teoria de que a alma habita diversos e diferentes corpos através dos séculos e em vários mundos. No século 6 antes de Cristo, duas novas religiões foram organizadas na Índia, ambas egressas do hinduísmo e ainda existentes. A primeira é o jainismo, fundado pelo príncipe indiano Nataputa Vardamana (cerca de 599 a 537 a.C.).


A segunda é o budismo, fundado por Siddharta Gautama, mais conhecido como o Buda (563-483 a.C.). A maior preocupação de Vardamana e de Gautama, mais ou menos contemporâneos dos profetas bíblicos Ageu, Zacarias e Malaquias, era como atravessar o “rio” que separa a samsara (o ciclo interminável de renascimentos) do moksha (a soltura ou a libertação final). Neste mesmo século, o filósofo e matemático grego Pitágoras, nascido por volta do ano 580 a.C., dizia que a alma era imortal e, depois da morte do corpo, ela ocupava outro corpo, às vezes, de um animal. Daí a palavra metempsicose, de origem grega, que significa transmigração. O quanto se saiba, é a primeira vez que a teoria da reencarnação foi mencionada no Ocidente. No século seguinte (5), Platão, outro filósofo grego, nascido lá pelo ano 427 a.C., ensinava que a alma nasce muitas vezes, até mesmo durante 10 mil anos, e, depois, parte para a bem-aventurança celestial. Mais de 600 anos depois da morte de Platão (347 a.C.), alguns monges começaram a pregar a restauração final de todos os seres, até mesmo o diabo e seus anjos, por meio de um processo de purificação, que incluía a reencarnação. Essa corrente teológica, conhecida como origenismo, foi progressivamente refutada, condenada e eliminada na primeira metade do sexto século.


 A reencarnação é evocada sumariamente no VT em face das tendências imediatistas do povo judeu, mais voltado aos interesses materiais, sem cogitações de ordem espiritual.

A palavra "reencarnação" só surgiu com Kardec. Jamais seria encontrada na bíblia.

Jó14:14 - "Morrendo um homem, porventura tornará a viver? todos os dias em que agora combato espero até que chegue a minha mudança".
Não havia motivo para o patriarca questionar sua fé na sobrevivência. certamente referia-se à possibilidade de retornar à experiência humana.

Livro da Sabedoria8:19-20 - atribui-se a Salomão a seguinte afirmativa: "Eu era um menino de um natural feliz e havia obtido uma alma boa. Sendo bom vim em um corpo sem nenhuma mancha".
Fica difícil entender o sentido de suas palavras se não admitirmos que ele se refere a uma existência anterior.
O que significa um corpo sem mancha? Parece haver uma clara relação de causa e efeito... Muitos de nossos males físicos e psíquicos estão relcionados com faltas cometidas ou impurezas acumuladas em pretéritas existências.


Jeremias1:5 - "Antes que te formasses no ventre, te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei: às nações te dei por profeta".  Evidencia-se a preexistência de Jeremias e sua elevada posição espiritual, habilitando-o à importante missão junto ao povo judeu, na condição de profeta.

Êxodo20:5 - No primeiro mandamento da Tábua da Lei  está registrado que Deus castiga, até a terceira e quarta geração, aqueles que o ofendem. Uma aberração se não admitirmos que nas gerações punidas  situam-se os próprios Espíritos que delinquiram. A culpa não pode transcender a pessoa do culpado.

A reencarnação serve à justiça divina, que não atua na base do olho por olho, levando em consideração o horizonte cultural do delinquente, seu estágio evolutivo. E não é inexorável que nossas culpas sejam remidas por sofrimento igual ao que impusemos ao próximo. Jesus ensinou isso, e o apóstolo Pedro(4:8) assimilou bem a lição. proclama, em sua epístola primeira, que  " o amor cobre a multidão dos pecados"




Baseado em:
Reencarnação - Richard Simonetti
Editora CEAC - edição  2001

http://www.reflexoes.diarias.nom.br/CRISTAS/ALONGAHISTORIADAREENCARNACAO.PDF

S.

14 comentários:

  1. Se A palavra reencarnação teve de ser inventada por Rivail, é porque NÃO ACREDITAVAM NISSO ANTES. Veja-se que a Bíblia traz ensinamentos considerados divinos por meio de profetas. Se reencarnar, assunto tão importante, fosse ensino bíblico, estaria por todos os livros das Escrituras. Não é o que acontece, muito pelo contrário. As palavras de Jó são DELE, logo, mesmo que ele tivesse alguma esperança de voltar a viver, dever-se-iam comparar suas palavras às outras passagens que tratassem do mesmo assunto. Assim é que se interpreta a Bíblia, e não como esse idiota Simonetti.
    Que é que Jó disse antes do verso 14? Isso Simonetti não copiou, claro:
    "Assim o homem se deita e não se levanta, ENQUANTO EXISTIREM OS CÉUS NÃO ACORDARÁ, NEM SERÁ DESPERTADO DE SEU SONO." Versículo 12
    Esses dementes rivailistas acham que podem tirar do contexto um versículo e interpretá-lo a seu bel-prazer. Quem não conhece NADA da Bíblia, engole essas bobagens.
    O ensino BÍBLICO é claro: não existe vida após a morte, até que venha o dia da ressurreição:
    "Sai-lhes o alento e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios." Salmos 146:4

    "Voltar ao pó" e "perecer todos os seus desígnios" são afirmações claras que não necessitam interpretação.

    Espíritos não existem.

    ResponderExcluir
  2. Por isso,não leio livros estrangeiros sobre a religiosidade.
    Não há como escapar das inconvenientes opiniões pessoais do autor(ou dos autores)- normalmente, protestantes.

    O escritor que disse que "a invenção da reencarnação foi mil e seiscentos anos antes de Cristo,etc",ao listar as religiões hinduístas e orientais vindas para o Ocidente, esqueceu de mencionar a fundação da Self Realization Fellowship,nos anos trinta,por sri Yogananda,na Califórnia.
    E não disse que embora essas religiões vindas de outras paragens,acreditem em reencarnação,a ênfase delas,é nas práticas meditativas.
    A meditação e a ioga específica de cada uma dessas comunidades,é a "maior ligação transcendente" por elas ensinada.

    A Meditação Transcendental,introduzida no Ocidente por sri Maharishi Mahesh Yogi,que morreu em 2.008- tem como "fundo musical" a crença na "volta à forma",mas seu interesse prático,é o desenvolvimento da atenção plena.
    Sei disso,pois fui praticante da técnica.

    Eu fico cansada desses cronistas norte americanos-e europeus- sobre a crença dos outros,como fico cansada...
    ...
    melhor seria se eles se ocupassem com outros temas.

    Obrigada,Selma,por trazer esse artigo ao blog.

    °°°°

    ResponderExcluir
  3. Mas, dona srta Nihil, a senhorita mencionou em algum lugar a oxitocina, e me deu vontade de lhe perguntar o seguinte: tendo a ciência descoberto a atuação dos hormônios até na manifestação dos sentimentos, não parece razoável achar que essas historinhas de existência de alma ou espírito e reencarnações não passam de ideias antiquadas de povos sem conhecimento científicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adilson.

      Num período recente,separei demais em minha imaginação,a lógica do corpo,e a do espírito,mas estou voltando a integrar as duas partes.
      A vida é tão sensível,e autoprotetora,que sua motivação aponta para "o antes" e para "o depois" dela.

      Li um pouco sobre Blaise Pascal,um tempinho atrás.
      Catolicão,ele disse mais ou menos que o... "caminho para o céu",passava pelo ascetismo.
      Tal assertiva me confirmou o seguinte,

      -as defecções que temos,podem ser anteriores ao nosso formato atual.
      E nós nascemos,para sararmos de tais defecções,porque nos "outros mundos",só são possíveis experiências extremadas.
      Uma falha de caráter que então tínhamos,somatiza-se no corpo.
      Se o corpo é curado aqui na terra,o caráter também o será.

      Mesmo que não puder ser curado,se a doença for controlada,e se conseguirmos não sofrer muito,e evitarmos fazer outros sofrerem,então ao "voltarmos" para lá, estaremos com o problema diminuído.

      Outrossim,num universo material, espíritos só podem ter uma existência carimbada.
      Ainda que pudessem se manifestar,não seriam vistos nem ouvidos.
      Seria o mesmo que vc ter um acesso ao pc,sem conseguir manejá-lo.
      Aí,vc decidiria que ia nascer no mundo,para continuar sendo o Adilson 233-e ter dedos fortes,e materiais,para escrever num teclado material de pc.
      (hehehe!)

      É isso aí.

      Excluir
    2. ...sem uma "existência material", espíritos não conseguem viver,nem se manifestar na terra.
      Será que não poderiam então,ficar em "paragens mais adequadas"?
      Mas,é nesse nicho terreno que sabemos viver melhor.

      °°°°

      Excluir
  4. Perguntas para a dra. Selma, porque o burraldino lusitano não sabe responder:

    1) Por que fantasma de alemães não sabem falar alemão?

    2) Por que digitais de espíritos materializados são sempre dos vivos, geralmente o médium ou seu ajudante?

    ResponderExcluir
  5. já gora... tambem gostaria de saber através da Drª Selma (ou de quem saiba de forma bem séria e bem sustentada algo sobre esta questão) se alguma vez... o "fantasma" que o triste 233 tanto menciona obsessivamente :))... DISSE PUBLICAMENTE que não sabia falar alemão...

    desde já grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VV!
      Coloquei um post intitulado "Frederick von Stein" sobre essa questão que vc levantou.
      Dizem que o espírito do alemão sabe falar alemão sim...

      Excluir
  6. Hahahahahahaha!
    Como é idiota esse lusitano! Ele quer que o falso fantasma de alemão declare publicamente que não sabe falar alemão!


    Mim non zaber falar alemon!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem na lua?
      Só quem tem baixo QI que acredita nessa propaganda de guerra americana.
      Você acredita que a Nasa ia gastar 1 bilhão de dólares para construir um foguete para ir na Lua quando era mais barato contratar o Spielberg e fazer um filme no deserto de Nevada cheio de efeitos espaciais?
      Você é muito burro, seu QI é muito baixo.

      Excluir
  7. Ok, Selma... grato pela informação... :)...

    Enfim...tal como eu já calculava, o infeliz 233, COMO SEMPRE(!!!)... recorre à sua conhecida desonestidade intelectual e reconhecido fanatismo doentio... para fazer anti Espiritismo a qualquer jeito...

    com certeza, ele, NUNCA(!!!) teve acesso a qualquer prova que lhe assegure de forma honestamente concludente que o" Espirito do ex-médico alemão" que assiste no Frei Luiz, não sabe falar alemão...

    só mesmo a indómita má-fé que caracteriza este coitado 233 é que o leva a estar constantemente a repetir essa porcaria de (des)argumentação....

    já agora... caminho para mensagem em inglês, escrita de trás para a frente, psicografada pelo profícuo médium Espirita, Francisco Cândido Xavier

    http://sorriso.mforos.com/1736440/8282228-mensagem-especular-de-tras-para-frente-e-em-ingles/

    ResponderExcluir
  8. Mensagem em ingLês escrita de trás para frente? E o panaca lusitano acredita nisso...coitado!
    Otário, não existe espírito nenhum, nem de alemão, nem do raio que parta otários iguais a você. Aquele fantasma de médico nazista é um V-V-eado loiro que se fantasia, seu trouxa!
    A a Selma fica dando corda num doente mental que acredita até na Josefa Musselina com artigos de sites esp..., digo, rivailistas. O gajo já é meio retardado, lendo essas besteiras vai piorar cada vez mais.

    Por que é que ela não explica por que espírito alemão pronuncia EKSpirrituall? (Tenho fita gravada)
    Por que não explica as digitais?
    Por que ela não explica os marcianos voadores?
    Pergunte a ele para poder me responder, galego trouxa.

    ResponderExcluir