Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Vírus

Apesar de eu conviver no mundo da informática há muito tempo, só ontem de meia noite é que eu tive o meu primeiro contato com um vírus de computador. Era o notebook da Itautec da minha sobrinha, sem fazer nada, o Windows abria uma janela do Chrome. Eu tentei digitar algo, mas aí surgiu outra janela do navegador Chrome, enfim não era possível navegar nessas condições.

A primeira coisa que eu fiz foi desinstalar o Chrome. Mas, aí, o Windows começou a abrir janelas do Internet Explorer. Enfim, deduzi que a principal tarefa do vírus era abrir várias janelas do navegador definido como padrão no sistema.

Enfim, não sabia o que fazer. Como eu vivo muito no mundo católico, aquele castigo que estava enfrentando só tinha um culpado: eu mesmo. Todo mundo debochava da minha confiança no Norton AntiVirus, e quando passei o notebook para a minha sobrinha, eu deixei o Norton de lado, apostei no Microsoft Security Essentials, pensando que fosse tão bom quanto o Norton, principalmente por ser gratuito.

Arrependido, tentei instalar o Norton, mas não dava para ser feito pelo notebook da Lilian. Usei o meu mesmo, e passei o arquivo de instalação no outro notebook, usando o pendrive. Comecei rodar o Norton e lá pelas duas da madrugada, o Norton havia encontrado dois cokies maliciosos e ele também havia isolado essas ameaças, e ele estava escaneando 390.000 arquivos. O computador moderno é uma loucura, é um número gigantesco de arquivo. Mas aí a bateria do notebook da Lilian acabou e eu decidi dormir.

Mas, nas duas horas em que o Norton estava escaneando, li alguns textos sugeridos pelo Google, contando casos semelhantes com outros usuários. Um disse que se tratava de um vírus chamado Sality e informou que o Norton não era capaz de enfrentá-lo, e ele indicou um aplicativo criado pela AVG que lida com o Sality. Ele é bem mais simples que o Norton, só vasculha os executáveis e os arquivos com extensão .scr - mas ele não conseguiu abrir vários arquivos, e assim não conseguiu localizar ou exterminar qualquer tipo de ameaça.

Hoje decidi mandar o notebook da Lilian para a assistência técnica, mas no final da tarde o Erick disse que não conseguiu nada. Esgotado todos os recursos, é nessa hora que começo a rezar para a Santa Tereza de Ávila. Aparentemente, a Santa Tereza é para os devotos aquilo que Kardec chamava de "espírito", mas ele fala de vozes e imagens, já na convivência católica, tudo não passa de uma silenciosa oração, aliás, nem chega a ser isso, é apenas um suspiro de desespero, e quando ela atende a nossa prece, é nesse momento que acendemos uma vela para a santa. Não existe nada de racional nisso, isso é o que o William mais abomina, a tradição. Mas como a Santa Tereza sempre tem atendido as nossas preces e nunca reclamou das velas, é por isso que mantemos a tradição. É o que o técnico Leão sempre ensina: em time que vence, não se mexe.

4 comentários:

  1. “Apesar de eu conviver no mundo da informática há muito tempo, só ontem de meia noite é que eu tive o meu primeiro contato com um vírus de computador.
    Arrependido, tentei instalar o Norton, mas não dava para ser feito pelo notebook da Lilian.” [Frank]
    ~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-
    Não sei quantos anos a Lilian tem, mas sei que a maioria dos vírus chega por ingenuidade do usuário.
    Com minhas filhas eu já falei tudo que elas não devem fazer, mas sabe como são crianças, se aparecer algum vírus nos equipamentos que elas usam não ficarei surpreso.
    Eu também falo para elas não deixarem roupas jogadas pela casa e raramente sou atendido numa boa...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH! [Tenho que dar uns gritos e ameaçar dar uns cascudos]

    Eu ainda não tive problemas com vírus, não abro arquivos desconhecidos e desconfio de ofertas muito generosas.
    Eu uso o AVIRA faz alguns anos, ele é muito bom o chato é que sempre chega propaganda, mas o custo beneficio tem compensado.
    Boa Sorte!
    E eu não sou contra a Tradição só não quero ser proibido de questiona-la, verificar se a teoria corresponde aos fatos observados.
    Um abraço e boa noite!

    http://www.avira.com/pt-br/avira-free-antivirus

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse problema aqui no pc(para atualizar o Java,precisei desbloquear os "pop-ups"),mas estou controlando, usando o "faxinador" CCleaner,que o Teacher uma vez recomendou.
    Toda semana, ele faz uma limpeza de uns minutos,e então- fica possível impedir a multiplicação das telas.
    Eu tenho o McAfee,mas vou ter que usar o McAfee-Plus.
    Ou vou testar o Avira do sr.William,ainda que um notebook não devêsse precisar de dois antivírus.

    'ssa prosa oorreu na hora certa.

    ResponderExcluir