Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O suposto vírus

A Lilian reclamou que o vírus voltou no Notebook da Itautec, e deixou o aparelho comigo. Eu pensei em levá-lo de volta ao Edson, mas pensei, pensei e pensei, e decidi estudar um pouco sobre os vírus, com o tradicional Google. Li vários textos, um dizia que o vírus é um produto inventado por quem vende anti-vírus. Outro dizia que é inútil formatar o HD, pois o vírus se esconde na memória do computador para depois voltar com segurança no HD. Enfim, depois de ler tanto texto inútil, decidi me reportar ao Norton.

No portal do Norton, eles oferecem de maneira gratuita o Norton Eraser, mas ele não localizou nenhum vírus. Então, o Nortou sugeriu o Norton Power Eraser, que também não localizou nenhum vírus. Finalmente, o Norton ofereceu o Norton Bootable, você monta um CD com um Windows básico e o serviço de varredura do HD - nesse caso, você precisa ser cliente do Norton, o que eu já sou desde 1990. O disco de boot do Norton, no entanto, também não detectou nada.

Finalmente, eu decidi pegar o meu HD externo, onde eu consegui instalar o Ubuntu. Depois do boot, eis a surpresa: antes que eu pudesse me logar no Ubuntu, ele já havia aberto umas quatro janelas na área de trabalho. Isso é um absurdo. Vírus é um programa chato que torna o Windows inoperacional, mas vírus no Ubuntu (uma variante do Linux), isso é novidade.

Conversando com o Edson, chegamos à conclusão de que não se trata de um vírus, mas sim de problema no hardware. Como o notebook do Itautec custa apenas R$ 1.200,00 é fácil concluir que o pessoal da fábrica não tem ninguém na área de controle e qualidade, e vende esse aparelho de baciada nas prateleiras da Magazine Luiza. Eu gostei bastante do Itautec, principalmente o preço, mas como não existe assistência técnica em Diadema, eu decidi estudar um pouco mais o problema.

Tudo o que o suposto vírus faz é abrir janelas do navegador, praticamente o programa mais usado nos PCs de hoje. A pergunta é: como um simples mortal pode abrir o navegador? A resposta é simples: apertando o botão Web, de acordo com o Edson. Então, quando o suposto vírus abria o navegador, eu já apertava duas vezes o botão Web do notebook. E assim descobri que o suposto vírus parava de abrir janelas. Desconfio que o teclado foi montado em Aceburgo, bem no começo de Minas Gerais. Passei a dica para a minha sobrinha e devolvi o notebook.

Agora, estou de volta à minha rotina, e o primeiro texto que eu vejo é o do fim do mundo, da Selma. Eu também fiz as minhas previsões catastróficas, eu acreditava que o mundo iria acabar em 1984, baseado num romance de Arthur C Clarke "1984, a escolha do futuro". E acabou mesmo, foi o último ano em que eu e a princesa trabalhamos juntos na mesma fábrica, em Campinas. De lá, voltei para São Paulo, é a cidade do corre-corre. Aqui o tempo voa, a gente vive só de comer. Em Campinas, sempre botava a minha cabeça para funcionar, arquitetando um plano para roubar o abraço da princesa. Aqui, não, tem o MB, o Adilson, o William, testando e testando a minha paciência... sim, o mundo acabou em 1984.

6 comentários:

  1. “Aqui, não, tem o MB, o Adilson, o William, testando e testando a minha paciência... sim, o mundo acabou em 1984.”
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~---
    Sim Frank o mundo acabou em 1984, mas um novo mundo começou e você chegou aqui até nossos tempos e a pergunta que não quer calar é...
    A Nihil tem o mesmo modelo de micro, o mesmo suposto vírus? [agora pode ser defeito de fabricação].
    Você pode dizer que não é da minha conta e não é mesmo, mas eu não ligo...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA!
    É que se a Nihil inventou um problema só para puxar assunto com você... caraca que amor!
    Já que a princesa ficou lá em 1984, em 2012 você poderia ser mais legal com a Nihil do que a princesa foi com você.
    Eu sempre desejei tudo de bom aos pombinhos e continuo desejando.
    Não precisa casar, morar junto, vocês já se acostumaram a individualidade.
    Esqueçam, o politicamente correto.
    A vida é curta, antes do que pensamos pode ser tarde de mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...hehehe!

      Eu não inventei isso.
      Tive o mesmo problema no pc com speedy - a partir de novembro de 2.010.
      (por ora,estou usando só a TIM)
      Baixei três antivírus ali,e aí,ficou tudo bem.
      Aqui no "note" porém,não dá para ter três.
      Um,é o do Windows,outro é o McAfee,que já está ajudando.

      Meu pc da Lenovo é bem sofisticado,mas quando o comprei,estava em liquidação.
      Contudo,o problema é mesmo vírus.
      Se não fôsse,a varredura não adiantaria.
      O "jeito" será tentar eliminá-lo com um limpador diferente de cada vez,conforme foi sugerido pela Selma,e pelo sr.M.B,ontem.
      Ele(o intruso) ainda não voltou,depois da última varredura.

      Também "gravei" a dica de clicar no botão da web,duas vezes,quando as telas começarem a se multiplicar.
      Estou habituada a entrar nos sites "de costume", apertando o lado direito do mouse,e em seguida, o esquerdo, no nome desejado na telinha dos "mais frequentes".

      Sr.William,o sr.Hosaka ficou "pálido"...(haha!)

      ...mas a vida é assim.
      'tro dia eu pensava no Príncipe.
      Ainda serei atraída a ele,novamente.
      O contato era um pouco ...sistemático...mas com ele aprendi meu linguajar atual,e uma certa ética.
      Ninguém vive uma ruptura real com as origens.
      Todavia, não consigo ser tão rigorosa em minhas crenças,quanto ele consegue.
      Eu gostaria de ter a esperança ígnea que motiva alguns- e tento fabricar uma para mim,e quem sabe,ele ainda poderá voltar a colaborar nisso.

      Acho que a Princesa do sr.Hosaka,transmitia muita serenidade ao mesmo.

      Ainda bem que ele conseguiu consertar o pc da Lilian.

      -srta Nihil

      Excluir
  2. A Nihil quer dar pro Hosaka faz tempo, mas ele se esquiva porque ele é gorda e ele tem piu-piu pequenininho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a minha pantomina
      cheia de tradição
      brilhos e fantasias,
      te pergunto, como vão
      todas as suas sílabas
      terminadas em "ia"?
      Em outras palavras,e siglas,
      - sua algaravia?

      (uai,mas que poemão...)

      Excluir
    2. Essa poeta é "véia" mesmo.
      Tem uns milhares de anos.

      Já fez muita cirurgia plástica.
      (kkkk...!)

      Excluir
  3. Lugar de bandido é no fundo da cadeia, ou estrebuchando na ponta de uma corda!! Não se preocupe - quem não deve, não teme! Olá, Hosaka, muita ardência nesse teu turbulento rabicózinho de católicuzudinho !

    ResponderExcluir