Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Documento histórico

Esse é um jornal de Jacareí, minha cidade natal, de 29 de dezembro de 1929! Nessa época ainda se escrevia Jacarehy (com hy), do tupy guarani que quer dizer rio de jacarés.

Nesse jornal se você prestar atenção poderá ver no cantinho inferior, que fica do seu lado esquerdo um pequeno anúncio( clique para aumentar):

                                 AVISO


O Centro Espírita "Amor e Caridade" na rua Santa Cecília iniciará a propaganda da Sciencia Espírita no 1º domingo de Janeiro p. com entrada franca das 6 às 7 horas da tarde com explicações por um adepto.




Esse Centro Espírita ainda fica na mesma rua, depois de  oitenta anos. Era o CE que meu avô frequentava e que eu frequentei quando criança e adolescente. Talvez esse "adepto" disposto a explicar a doutrina Espírita fosse até meu jovem avô (que deveria ter 29 anos  naquele tempo), e que um dia relatou que os espíritas não eram vistos com bons olhos naquela época.

Pena que a máquina do tempo não existe. Queria poder dar uma espiadinha em 1929.


S.

18 comentários:

  1. Olha Selma, tem muita coisa que eu queria dar uma espiadinha, menos em 1929. Já pensou encontrar a Nilzinha, brincando de Bat-Beg nas esquinas de Jacareí?

    ResponderExcluir
  2. Ah, vc acredita que eu tinha um bat-beg? E que outro dia eu vi uma criança aqui em Minas com um? Faz tempo que não vou para Jacareí... Abs.
    Nilzinha é a Nihil?
    Ah, vc deletou seu FB né, Hosaka?

    ResponderExcluir
  3. Deleitei sim, eu tenho muitas contas, o Uol, o Hotmail, o Gmail, o iPhonemod Brasil, o Blog do iPhone, o Blog da Selma, o Baboo Fórum, para que preciso do Facebook?

    ResponderExcluir
  4. Não,eu não sou Nilzinha.
    Esse que imaginou o nome Nilzinha como diminutivo de Nihil,deve ser um gênio.

    Jacareí deve ser uma cidade bonita- nunca fui lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce que deve ser uma gênia. Nilzinha é diminutivo de Nilza, se fosse Nihilzinha seria de Nihil. Voce e o Hosaka estão mais por fora que cebola em salada de frutas.

      Excluir
    2. Nilzinha,o Tinoco morreu.

      Excluir
    3. O Teacher tanto fez no gd do Terra,para "aparecer" e "segurar lugar",que acabou conseguindo,à revelia do "ambiente" que criou.

      Agora,cadê ele?
      Que não conseguiu usar as vantagens que criou.
      No JD, quase reina só o silêncio.
      Todavia,alguém deve estar ouvindo as prosas do mesmo.
      Talvez,as páginas do word do pc dele,estão fazendo isso.

      Excluir
    4. Eu gostava(e gosto) muito dos dois.
      Do professor e do sr.Hosaka,e não consigo pensar em um deles,sem pensar em outro.
      Desde o começo.
      Jamais poderei evitar gostar de um,ou de outro.
      Ninguém controla o que sente.

      Já falei demais.
      Vou passear um tanto,na web.

      Excluir
  5. Voltei para saber das novidades, postagens interessantes tive um bom proveito. Seu blog é o meu favorito.Nova post lá no blog, passa lá. http://jpbigblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O Hosaka agora virou leiteiro, está deleitando, quiquiquiqui

    ResponderExcluir
  7. o doce que o japinha Hosaka mais gosta é doce de deleite, rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Eu não acredito em Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  9. COMPANHEIROS:

    Tenho dito a exaustão: "O Espiritismo é uma merda!"

    Esio Lopes - Espírita.

    ResponderExcluir
  10. Mulher nas Oropa, a cachorrinha me sorriu latindo. Tremenda depressão multifacetária me maltrata. Gostaria de saber : Hosaka, voce continua sentindo aquela ardência endócrina em seu emperdenido fiofó ? Voce continua sendo um cabeça de porongo seco ? hehehe

    ResponderExcluir
  11. A crise está grande na Europa
    Cuidado para ela não ser comida por um europeu desempregado e esfomeado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (para o autor das duas msgs acima)

      Ainda bem que eu disse a ele(o professor) que todos iam ler a postagem dele.
      Vc foi um dos que leram.

      Excluir