Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

11 anos

Essa é a décima e primeira vez que participo da festa de aniversário do Diego, em Campinas. Dessa vez, eu tinha duas tarefas, consertar o iPod e montar o novo micro. Pensei em levar o notebook, mas como eu ia montar um novo micro, deixei o meu notebook de lado.

Eu detesto montar micros, eles têm cabos demais, eu já não tenho PC em casa já faz muito tempo, apesar da Lilian viver reclamando que falta um. Quando terminei de montar o micro, eis a surpresa, não era Windows mas sim uma versão do Linux que eu não conhecia. Então, fiquei sabendo que o Vanderlei é que havia comprado o micro. O Vanderlei é um desses tios do Diego que não aparece em seu aniversário já faz muito tempo, aliás, nessa festa, a esposa do Vanderlei também não apareceu.

Era tão pouca gente, que dessa vez eu consegui conversar mais, participar mais da festa. Ali na mesa da cozinha, haviam duas moças. Uma delas, chama-se Fran. Durante dez aniversários, sempre houve uma ligeira confusão entre os nomes, ela tem quase o mesmo nome que o meu. Mas, dessa vez, fiquei sabendo que ela trabalha numa creche da prefeitura, e também estava lá uma outra funcionária, falando do seu desespero que é trabalhar no berçário, ela só não sai de lá, pois ainda não conseguiu encontrar outra colocação dentro da prefeitura. Apesar do descaso do atual prefeito, que vai aumentar a sua remuneração em 100% e dos demais funcionários em 5%, ele conseguiu comprar um enorme fogão para as creches. O problema é que o fogão não cabe na cozinha, "é um desperdício de recurso, quando o correto é valorizar mais os monitores das creches ou, pelo menos, tirar os capins das praças".

"Capim? Que capim?" Perguntei. "É que você só aparece de noite aqui em Campinas, só de dia é que você consegue enxergar a pouca vergonha desse prefeito", continuou a mãe do Diego.

Enfim, a mãe do Diego não ficou nada contente ao saber que eu não podia consertar o iPod. Para consertar um brinquedo desses é necessário o Windows e o iTunes. A mãe do Diego decidiu telefonar para a esposa do Vanderlei, e eu pedi para ela pegar o iPod e tentar consertar no sitio onde ela mora, onde o Vanderlei tem um computador a base de Windows.

A Fran ouviu toda a conversa e comentou que detesta o iTunes, que é uma porcaria, e é difícil gerenciar as músicas através dele. Apesar de eu ser usuário do iPhone, na hora decidi marcar presença, concordando com a Fran, afirmando que o iTunes é uma porcaria mesmo, mas era o único meio que eu conhecia para consertar o iPod. E por cinco minutos consegui um pouco de silêncio, todos ouvindo a minha pequena aula de Linux, elogiando a escolha do Vanderlei. O Diego já havia infectado tanto o PC de sua mãe com os vírus com os jogos que ele pega do seus amigos,  tornando o PC de sua mãe um aparelho inútil, principalmente na mão de pseudo técnicos de Campinas "que enchem o gabinete de durex", que eu achei muito sábio a decisão do Vanderlei.

Só não sei por quanto tempo o Linux vai aguentar o Diego. Como ele já tem onze anos, dentro de pouco tempo ele vai saber que é possível instalar o Windows no novo micro com apenas R$ 10,00, o único problema é quem vai instalar o Windows - se depender de mim ou do Vanderlei, o Windows não será instalado tão cedo, pois o Linux é o melhor sistema operacional para esse pequeno psicopata que gosta de jogar futebol num quintal com os seus primos e amigos cheio de janelas e portas de vidro.

11 comentários:

  1. Se você não é ateu periga morrer estrebuchando na ponta de uma corda! hehehe, o Hosaka se bórra todo nas calças de medo de morrer!hehehe,

    ResponderExcluir
  2. Hosaka gostaria de lhe fazer uma pergunta:
    É que eu sempre estou modificando os meus jogos, isso deixa-os pesados e um dia quando fui iniciar um novo jogo utilizando a mod (modificação), apareceu aquela tela azul do windows, graças a Deus quando religuei o meu note, tudo estava funcionando normalmente e ela nunca mais apareceu.
    O que pode ter ocorrido nesses casos??,seria um erro da minha modificação??, vírus tenho certeza que não é.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Diogo,

    Eu só tive o problema com a tela azul (a tela da morte), quando tentei instalar o Windows através do HD Externo. O Windows afirma que ele teve que cair fora para proteger o computador. É difícil saber por que o Windows faz isso, mas muito mais difícil é saber como ele funciona.

    Veja a seguinte situação: quando pego um fio de uma tomada e encosto no buraco de outra tomada, o que eu espero é que haja uma explosão, um curto circuito que derrube os disjuntores. Mas, na prática, não é isso o que acontece. A impressora está energizada. O computador está energizado. Mas ambos estão conectados através de um cabo. Como é que o Windows consegue evitar o curto circuito entre a impressora e o computador?

    Mais intrigante que a tela da morte é a habilidade do Windows fazer tudo funcionar, inclusive até video-games. Os novos computadores vêm equipados com o Windows de 64 bits, eu acho esse sistema fantástico, pois ele é muito rápido. O problema é que muita coisa que funcionava no mundo dos 32 bits não funciona no mundo dos 64 bits: por exemplo, o Windows de 64 bits não deixa você definir o Internet Explorer de 64 bits como navegador padrão, ou navegar no serviço de bancos do Santander. Para contornar esse problema, o Windows de 64 bits oferece a possibilidade de rodar o Internet Explorer de 32 bits. Existe muita engenharia por trás desse sistema, o máximo que eu consegui entender foi o DOS na década de 90: naquela época eu estudei um pouco de Assembly, onde mandava alguns códigos através de uma porta que imprimia o meu nome na tela, isso é mais ou menos fácil de entender. Agora, escrever no Blog da Selma, isso eu acho fascinante e muito mágico, e isso eu consigo fazer sem ter a menor noção do que seja rede, teclado, monitor - enfim, o que me assombra é que o Windows funciona. Por falar nisso, tem uma nova versão do Missão Impossível 5, onde o agente Hunter se depara com várias situações embaraçosas, onde quase nada daqueles equipamentos sofisticados deixa de funcionar, como o montador de máscara, o escaner visual, a luva magnética, o flutuador de agentes, vale a pena ver.

    ResponderExcluir
  4. Essa música lembra o grande amor de cada um de nós.(o Príncipe e a Princesa)
    A versão original dela,está com cortes.
    Mas,essa também é muito boa.

    http://www.youtube.com/watch?v=rXAkwE46Rp8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franquinho :

      Você sempre espera que algo bom aconteça em sua vida. Por favor, pare de esperar e deixe que eu seja esse algo bom pra você.

      Excluir
    2. Franquinho :

      Você sempre espera que algo bom aconteça em sua vida. Por favor, pare de esperar e deixe que eu seja esse algo bom pra você.

      Excluir
    3. Quem é essa Nilzinha que te chama de Franquinho? humf...

      Excluir
    4. Nilzinha
      Nihil alternativa
      escrevo "prá mode"
      saber como vão vossas...entropias.

      Excluir
  5. Mas será que formatando o PC o meu problema será resolvido??
    Muito obrigado pela dica de filme, parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
  6. Tô afim de ver é o filme Os vingadores, pelo que ví em sinopses é muito bom

    ResponderExcluir