Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

iBooks: The Beatles Yellow Submarine

O Submarino Amarelo e o Manual do iPhone são os dois livros que estão no topo da lista dos gratuitos dessa semana na App Store, mas eles têm comportamentos diferentes dentro do iBooks. No livro Submarino Amarelo, não há como aumentar a fonte, mas ele oferece a opção dele ler para você e se quiser até virar a página para você. No livro do Manual é possível aumentar a fonte, e assim facilitar a leitura - apesar de muita coisa ser óbvia no iPhone, lá você encontra informações que não são tão óbvias. Por exemplo, você sabia que pode mudar a música que você está ouvindo, dando dois cliques no botão do fone de ouvido? Você sabia que você também pode ativar o Voice Control, apertando o botão do fone de ouvido por vários segundos?

Falando no Voice Control, nessa semana li uma dica da Internet, onde você pode perguntar a ele "Que horas são?", e ele responderá a hora. Isso é inútil, eu sei, mas se você acorda no meio da noite e não quer ver toda aquela luz do iPhone ardendo o seu olho, nesse caso, o Voice Control é a melhor opção. O Voice Control funciona quando você aperta por vários segundos o botão Home, mesmo estando na tela de bloqueio.

Mas, voltando ao Manual do iPhone e o Submarino Amarelo, hoje estive fuçando o iTunes. Na categoria Livros, eu coloquei o mouse encima do Manual, e pedi para abrir no Windows Explorer. O navegador do Windows 7 me informou que se tratava de um arquivo do tipo Epub. Quando pedi para abri-lo, o Windows 7 abriu o programa Adobe Digital Editions, e o Manual é muito mais fácil de ler num monitor de 32 polegadas do que no iPhone de 4 polegadas. Eu não lembro como instalei o Adobe Digital Editions, mas acredito que você poderá baixar gratuitamente no portal da Adobe.

Mas na hora de fazer a mesma façanha no Submarino Amarelo, aí deu pau. Perguntei para o poderoso Google se não havia nenhum programa no PC que pudesse abrir o Submarino Amarelo da Apple, ele disse que não, e que só dá para abrir no iBooks do iPhone ou do iPad. Eu vi o Submarino Amarelo no iPad, lá é fácil perceber que o texto muda de cor na medida que está sendo lido, já na tela do iPhone, você tem que prestar muita atenção, isso se você conseguir enxergar alguma coisa.

Um comentário:

  1. Frank K. Hosaka ontem foi almoçar com um amigo conhecido como Coló.A pergunta : Sr. Frank, onde Coló comeu ???? hehehe

    ResponderExcluir