Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

O trevo da sorte

Eu já ouvi falar de trevo da sorte, mas essa é a primeira vez que vejo quatro rosas num tronco só (na foto só dá para ver três). Geralmente, associamos a sorte com a loteria, mas eu particularmente não cheguei a conhecer ninguém que ficou podre de rico na loteria. O único nome que ouvi falar foi do deputado João Alves, mas a lenda diz que ele não é sortudo, mas que comprava os bilhetes premiados para justificar o seu patrimônio. Isso, eu acho um absurdo. Como o João Alves iria saber quem ganhou na loteria, se o máximo que sabemos são a quantidade de sorteados e nada mais?

A riqueza dos deputados é resultado da venda dos votos dos eleitores por regalias que são concedidos a empresários, que aproveitam das brechas da burocracia do Estado para tirar dinheiro do contribuinte, é a famosa corrupção. Para tirar dinheiro do Estado, você precisa ter certidão negativa e seguir centenas de protocolos que tornam o negócio inviável, daí eu fico me perguntando se a Apple vai ter peito de montar os iPhones em território brasileiro. Por outro lado, há empresas que nem existem no mundo real, apresentam certidões fajutas, não seguem nenhum protocolo, e mesmo que sejam pegos pelo Tribunal de Contas, saem impunes, não vão para a cadeia e nem devolvem o dinheiro ao contribuinte.

O contribuinte é penalizado com serviços muito ruins na educação, na saúde, no transporte e na segurança. Daí eu acho louvável o contribuinte procurar em Deus uma solução complementar para o seu holeriti ou a sua empreitada na livre iniciativa. O Edir Macedo tem uma equipe de bispos especializada só para atender empresários. Eu já prefiro a Paróquia do Papa, pois o dízimo é bem mais em conta, e ninguém pede uma cópia do meu holeriti, ou seja, a Santa Tereza sabe que a minha contribuição está muito longe dos 10%, mesmo assim eu me sinto obrigado a pagar as ofertas, pois a minha contribuição não consegue pagar esses pseudo técnicos de computação que fazem do método da tentativa e erro o seu santo ofício. A Telefônica não sabe como dobrar a velocidade da minha conexão na Internet, mas eu aprendi a sobreviver sem YouTube e no Blog da Selma. Aqui, você não precisa correr para fugir dos comentários maldosos, qualquer texto que você escreve já empurra esses comentários para os arquivos mais antigos.

Mas, olhando para baixo das rosas, note que existem dezenas de trevos de quatro folhas. Isso é um presente de Santa Tereza, ela deu para mim uma mãe que cultiva um jardim exótico e faz da minha vida mais colorida. Eu devo muito à Santa Tereza, principalmente por mostrar que os impostos são importantes para pagar os serviços da Ministra Eliana Calmon - o trabalho dela é bem difícil, é provável que ela perca o emprego, mas pelo menos temos um registro histórico de que alguém tentou trabalhar em favor do contribuinte. Ela é o trevo da sorte do contribuinte. O problema é como cultivar uma planta tão rara como ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário