Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

O que é mc^2?

A equação mais comum que usamos no dia a dia é o somatório de a x b, quantidade vezes preço. É muito raro usar uma variável na forma de potência, o máximo que calculamos é a hipotenusa de uma porta, para ver se dá para passar um objeto de 3m numa porta que mede 1m x 2m.

A equação que mais uso no Blog e no Fórum é a seguinte:

Satisfação do Leitor = 1 / Número de Parágrafos, ou seja, quanto menos escrever, mais contente eu deixo o leitor.

Enfim, muito do que o professor de Matemática passou na sala de aula tem aplicações práticas. Imagine que você coloca o Adilson num prédio de 300m de altura, que ele tenha 120 kg, e sabendo que a força da gravidade é de 10 m/s^2, através da cinemática é possível calcular o tempo que sobra para o Adilson deixar a última mensagem nessa encarnação, depois dele gritar três vezes "Meu Deus, Meu Senhor, Não me abandone!"

Na última mensagem do Adilson, no entanto, ele pergunta qual a utilidade da equação de Einsten. Usando o exemplo anterior, temos os seguintes valores:

E = m.c^2

E = 120_kg x (10_m/s^2)^2

E = 12000 Kg x m^2 / s^4

Esse é um resultado bem difícil de entender. Se o Adilson levar um segundo para cair do prédio, ele vai aplicar a força de 12 toneladas numa área de 1 m^2. Mas se ele gastar 2 segundos, a força cai para 750 kg numa área de 1 m^2. Ou seja, quanto mais tempo o Adilson gastar para atingir o solo, menor será o impacto da sua queda na sarjeta.

Claro que essa equação é simplista demais, ele pressupõe que o Adilson começa com 120 kg a 300m de altura e termina com 120 kg na sarjeta. Nem toda massa é constante. O Adilson começaria com 120 kilos e terminaria com 90 kilos ou até zero, vai que ele desencarna antes dele chegar na sarjeta: nesse caso não teríamos nenhum impacto e nem a alegria de ouvir o Adilson espatifar no chão.

Ou seja, não sei para que serve a equação de Einstein, supostamente o pai da relatividade, entender os segundos de forma linear já é difícil, imagine elevado à quarta potência!

4 comentários:

  1. Mamãe, deixa eu usar sutiã? - Não! - Por favor, mamãe! - Jamais! - Mas mãe, eu já tenho 15 anos! - Não, não e não! Eu já falei que não e vê se pára com essa conversa, Robson !!!!

    ResponderExcluir
  2. >< Hosaka san,

    Eu entendi o que o senhor está tentando dizer.

    Mas, a rigor, a representação matemática da sua tese tem uma contradição insolúvel.

    Se “Satisfação do Leitor = 1/Número de Parágrafos”, então nós temos um paradoxo.

    Pois neste caso, para deixar o leitor maximamente satisfeito, não deveríamos escrever nenhum parágrafo.

    Isto seria uma contradição lógica intransponível pois, para ser LEITOR maximamente satisfeito, ele tem de ser LEITOR de algo que tenha sido escrito.

    Apesar do pequeno deslize lógico, eu entendi a mensagem e passo a minha, sem contradições: deixemos que cada leitor decida por si o que ele quer ou não ler. E o quanto.

    Já disse para não se preocupar, logo devolvo o blog da Selma para você.

    []s

    Um aprendiz
    Apenas a Verdade prevalecerá
    Paz, saúde e felicidade a todos

    P.S.: (1) o “c” da fórmula é a velocidade da luz no vácuo (~3.10^8 m/s).
    (2) 10 m/s² é o valor aproximado da aceleração da gravidade terrestre.

    ResponderExcluir
  3. Ateus existem que acreditam que a questão da existência ou inexistência de Deus é metafísica e que, portanto, não pode ser respondida pela Razão. Satisfazem-se com o conhecimento do mundo propiciado pela Ciência.

    ResponderExcluir
  4. >< Cada qual é livre para ter a religião que deseja, inclusive o ateísmo.

    O chato é que, em geral, cada grupo religioso se diz o único portador da verdade, tratando ou considerando intimamente os demais como pouco esclarecidos ou ignorantes.

    Que é exatamente o que os ateus fazem, com o aval de modelos provisórios que fatalmente terão um destino pior que o de Ptolomeu.

    Isto é, no futuro darão um pouco de risada do Ptolomeu (afinal ele escreveu o que escreveu na antiguidade clássica) e ROLARÃO DE RIR dos modelos atuais, montados com todo o aparato tecnológico de que dispomos.

    Aguardemos um pouco mais, o modelo atual está fazendo água há algum tempo. O tempo é o senhor da Razão e apenas a Verdade prevalecerá.

    []s

    Um aprendiz
    Paz, saúde e felicidade a todos

    ResponderExcluir