Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pau-Brasil X Periquitos

 Há tempos fiquei de postar aqui a foto de uma árvore que me disseram ser um pau-brasil e que está lá no meu sítio, com a idade atual de dez anos aproximadamente.

As folhas são bem pequenas

Pau-brasil é um dos nomes populares da espécie Caesalpinia echinata (echinata significa "com espinhos"), uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil. Seu nome em tupi é ibira pitanga, ou "madeira vermelha". Parece que há vários tipos de pau-brasil, isso deve explicar a diferença entre as folhinhas entre a minha árvore e as fohinhas da mudinha do Hosaka.
              Até o século XVI havia bastante Pau-brasil em nosso país, mas logo começou a derrubada das árvores e o trasposrte para outros países. A devastação das matas começou  depois do dia 22 de abril de 1500 quando Cabral aqui chegou. Para rezar a primeira missa com certeza os padres jesuítas pediram para derrubar várias árvores e muitos Pau-brasis... Até escolher aquela que tivesse o tronco mais certinho, mais harmonioso... E é claro, muitas outras tiveram que ser derrubadas para formar uma bela clareira  e a missa ser rezada...







               Tá vendo Hosaka? Quem começou a devastação da mata Atlântica foi a Igreja Católica...

Pela foto  essa plantinha que sua mãe diz ser pau-brasil parece não ser pau-brasil... Apesar de existirem muitas espécies.








Quanto ao periquito australiano, eu tinha uma amiga em São José dos Campos que tinha vários. Acima do bico deles existe uma manchinha que pode ser azul ou marrom. Se for azul é macho, se for marrom é fêmea. Eles não comem alface... Gostam muito de um preparado que se vende em caixinhas, tipo  um bastãozinho, onde há uma mistura de alpiste e mel.




Abraços.


Selma



Tronco do Pau-brasil: cheio de espinhos. Hoje tem por volta de 10 anos e 3 metros de altura.

3 comentários:

  1. Obrigado pelas aulas de Ornitologia, Botânica e a Teologia ecologicamente incorreta dos Jesuítas. O difícil vai ser convencer minha mãe que ela pegou uma muda de capim e o pássaro não passa de um pardal que encostou numa parede de tinta fresca. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. “Tá vendo Hosaka? Quem começou a devastação da mata Atlântica foi a Igreja Católica...” [Selma]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

    È Frank, tu tá fazendo escola.
    A Selma não quis queimar o braço na churrasqueira, mas te carco o espeto...HAHAHAHAHAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  3. Com esse calor todo o Hosaka chega no bar em Diadema e pede uma cervejinha bem gelada. O balconista lhe diz:

    — Desculpe, mas estamos sem energia elétrica.

    E o Hosaka :

    — E daí? Eu vim aqui para tomar cerveja, não para tomar choque!

    ResponderExcluir