Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O passado é importante?

A TV Cultura também comemorou o décimo ano do atentado às Torres Gemêas em seu programa Matéria de Capa, usando como título "O dia que o mundo mudou". Eu não vi o programa, pois estava na Internet, tentando entender porque a mudança do protocolo de segurança no roteador travou o funcionamento de um programa.

O desenvolvedor do programa Wifi File Explorer escreveu que o seu programa funciona, e ele está contente com a sua pontuação no Android Market, mas há uma avalanche de comentários, tudo em inglês, onde usuários como eu experimentaram a frustração do programa não funcionar. Um deles disse que desativou o Ap Isolation do roteador, e assim o programa começou a funciionar. Eu fiquei horas e horas, tentando encontrar esse item na configuração do roteador, mas não achei nada, mas percebi que o nome do celular não estava presente na lista do Host Name do roteador.

Achei uma dica de como colocar o Host Name no roteador, mas na hora de testar, o celular não conseguia mais se conectar à rede sem fio. Ele ficou bastante instável, assim como o portal do AndroidZ. Lá no Facebook do AndroidZ, usuários reclamavam a mesma coisa, mas ninguém se prontificou de dar uma resposta.

Para saber se o programa estava com problema, baixei um outro programa no Android Market, o Wifi Keyboard. É um programa bem inútil, mas servia para o meu propósito. A ideia é escrever no celular, usando o teclado e o navegador do PC. Outra vez enfrentei o mesmo problema: o Windows não consegue encontrar o celular na rede sem fio, mas o Ubuntu e o iPad conseguem.

Esse é o momento que sinto vontade de jogar a toalha, e concordar com o Marciano Alado, chamando o Sistema da Microsoft de Ruindows, mas eu sou desses velhotes que habitam o planeta e que defende a tese de que o passado é importante. Eu devo muito à Microsoft, foi com o Windows que aprendi a navegar, editar, calcular e obter informações numa base de dados, já o Linux me faz sentir idiota,  não consigo navegar na Caixa Econômica, perdi informações de dez anos quando editei uma planilha do Excel no BROffice, e o banco de dados do Linux é cruel, é pior do que o DBase dos anos 90, existem trocentas configurações e eu já perdi o Ubuntu umas duas vezes só porconta dessa aventura.

Já o Windows é tão velho quanto o Ubuntu, e oferece uma alternativa menos ruim. Já que não dá para conectar o navegador no celular, por que não forçar o celular conectar no Windows? Esse é o propósito do gerenciador Astro, que é distribuido gratuitamente no Android Market. Claro que é muito ruim navegar na rede sem fio através de um celular, mas quem não manja nada de Linux, melhor ter um Wi ndows do que nada. Aliás, o Windows ainda é o único que consegue sincronizar os celulares com o PC, o que me faz concluir que o Marciano Alado está sincronizando o seu celular com a Internet, essa é uma solução moderna e bastante esperta, mas ainda não tenho coragem de experimentar. Isso porque a Internet é uma gigantesca torre e a qualquer momento pode aparecer um hacker mal intencionado para derrubá-lo, pelo menos é isso que presumo que esteja acontecendo com o portal do AndroidZ.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

3 comentários:

  1. Oxalá o sr. resolva logo o caso.
    Ainda não sei quando vou à TIM, para "concluir" a solução da minha internet lenta.

    Eu não queria o Ubuntu nem de graça.
    Sei disso,por acompanhar seus artigos,e os do sr.Católico,a respeito.
    Acho que o sr.quis ter um,para não precisar comprar programas piratas de windows.
    O sr. é um internauta ético- e ainda bem que pode proceder assim.

    ResponderExcluir
  2. A malinha não entende nada de Ruindows, menos ainda de Linux. É mais fácil que roubar doce de criança. É CLARO que precisa de um mínimo de treinamento, assim como o Windows e o Mac OS.
    Depois de TREINADOS, até um símio opera. Se vcs não sabem é pq não foram treinados... kkk... perco os amigão mas não a piada... rsrsrsrs...

    Agora sem brincadeira: o Ubuntu recnhece a maioria dos hardwares existentes automaticamente. Qdo não tem o driver, propõe baixá-lo. O sistema operacional pode ser atualizado automaticamente, a cada modificação feita, INCLUSIVE versões novas, nem precisa reinstalar.. Ah, DE GRAÇA, obviamente.. vcs já se prepararam para PAGAR pelo novo Ruindow 8??? Bem feito!

    ResponderExcluir
  3. Mais fácil que roubar doce de criança?

    "como uma maçã esquecida na árvore mais alta,
    não,não foi esquecida.
    não pôde ser alcançada..."

    Hã...mas eu gosto mesmo,é de cerejas.

    ResponderExcluir