Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

As razões do coração

“O coração tem razões que a própria razão desconhece”

Célebre frase dita por Pascal -  filósofo que morreu jovem. Segundo ele, o espírito puramente racional não dá conta de responder aos grandes anseios da existência humana, sobretudo para lidar com situações como a morte, o sentido da vida e as emoções mais profundas da vida humana.


Em relação a Deus, Pascal desenvolve uma maneira prática de pensar: não sabemos e nem nossa razão é capaz de pensar de maneira eficaz sobre a existência ou inexistência de Deus resta então apostar.

Apostar na existência de Deus e viver de maneira ética é um ato inteligente e segundo ele "lucrativo": se tivermos apostado em Deus e ele realmente existir teremos ganho tudo.
Se apostamos que Ele existe e Ele não existir não teremos perdido nada; teremos vivido uma vida ética e coerente e teremos apenas lucrado. Assim, o melhor é apostar que Deus exista.


Precisamos certamente de mais humanidade e menos busca pura e simples do material.
O iluminismo, movimento dos filósofos que acreditavam que a razão iria resolver todos os problemas da humanidade acabou encontrando com uma grande decepção quando das Guerras Mundiais percebemos um desencanto com a racionalidade tão endeusada.
 Mais do que inteligência certamente numa perspectiva de Blaise Pascal, precisamos de um espírito de finura, se sensibilidade humana capaz de reconstruir um mundo mais solidário e fraterno.



Assim, encontramos na própria atualidade um fundamento para refletirmos que precisamos de uma educação voltada não apenas para a racionalidade mas também para a formação dos sentimentos, formando a inteligência emocional.


"O coração tem razões que a própria razão desconhece" constituiu uma reflexão válida para os dias atuais e também um instrumento de solificação e embasamento de uma nova sociedade com menos violência e mais justa e fraterna.





Selma

14 comentários:

  1. Como será que é a nihil pelada?

    ResponderExcluir
  2. Sr.Árvore - eu não faria isso por nenhum pagamento.
    Mas,não é errado pensarmos em nós "ao natural" porque nascemos assim,e ainda por cima,carecas,e sem dentes.(hahahaha...)

    Continuem lendo meus versos de toda semana.
    Nessa sexta feira agora, vou postar um conto botânico com inspiração lírica.
    Caso eu não mudar de idéia,e não postar outra poesia antiga.

    ResponderExcluir
  3. Contarei a vcs um equívoco meu desses anos.
    Na história das "crianças índigo".
    Eu acredito nas cores da aura-e imagino que são mesmo catorze,com mais umas duzentas combinações de pares.

    Como sou interessada nas questões do cérebro- acho que um dia, todos serão gênios superdotados.
    Minha atitude nesse assunto,contudo,tem sido "popperiana"-
    Porém,confundi a história dos "índigos" com essa minha esperança.
    Lembrem-se dos livros sobre as crianças com essa cor de aura.
    A autora da idéia,não foi científica nisso.

    Outros que acreditaram nessa teoria, supõem que os "índigos" estão nascendo há uns séculos,e que eles são gênios e humanistas.
    Foram cidadãos como Michelângelo,Beethoven, foram os grandes místicos,cientistas e estudiosos conhecidos.
    Eu mesma pensei:
    _Einstein foi "índigo".
    O Amaral,por ex,leva jeito de "índigo".

    Demorei a entender que para a autora, os índigos, tem nascido apenas a partir de 1.980.(que absurdo...)
    E segundo a mesma, que manteve a máquina Kirlian numa maternidade nesse ano,todas as crianças ali nascidas, tinham as auras anis.

    Mas, então o mundo teria que ter mudado muito, pois esses híbridos de "gênios com santos" atualmente, estariam com trinta e um anos.
    Contudo,a história piorou um pouco,e as novas gerações são despolitizadas.

    Algumas especulações respeitáveis nas quais acreditei sobre isso,não foram ditas por ela,mas foram ditas pelos kardecistas- que interpretaram livremente, as idéias da escritora.

    Para início de boas prosas,nunca existiu uma geração de crianças de nenhuma cor de aura,pois isso feriria a diversidade que precisa haver na natureza.
    As pessoas,em geral,possuem todas elas,assim como nascem elementos de todos os signos zodiacais.
    Eu por ex, segundo a descrição da mesma autora mencionada, tenho a aura "violeta"- a aura do místico e metafísico.

    Eu acredito sim que,dependendo da época histórica em que vivemos, mais crianças com uma determinada cor de aura nascem, devido a novos interesses profissionais nos mercados- mas ser "índigo" não é o mesmo que ser gênio,nem santo.
    Filtrando bem a prosa da autora,entendemos que esses tipos "especiais" são atraídoss pela tecnologia,por trabalhos manuais,e costumam ser humanistas.
    E se essa descrição for aceita, e respeitada,entenderemos que não existem "crianças índigo"- pois os tais "índigos" começaram a aparecer nesse mundo,mais persistentemente a partir da revolução industrial.
    Mas, como convencer a escritora que nosso amigo Amaral,por ex, que tem minha idade,(quarenta e seis)- é "índigo"- se para ela,eles todos,tem no máximo,trinta e dois?

    Se eu aceitar essas assertivas, terei que separar essa cor de aura,da genialidade.
    Houveram muitos superdotados,que não foram índigos,e tem muitos índigos,que tem só uma inteligência comum.
    É possível que seja frequente haver uma soma entre ambas as tendências,mas isso não tem obrigação de ocorrer.

    Entretanto,para a autora,"todos os índigos são gênios".
    Isso é confundir uma tendência de personalidade- com santidade.
    Mas uma tendência de personalidade não é boa nem ruim em si mesma,-e é só uma forma de ajuste.
    Resulta de algumas evoluções-mas não passam de decisões comuns,que podem ser usadas para o bem,para o mal,ou para objetivos de sobrevivência.

    segue

    ResponderExcluir
  4. Conheci gênios superdotados,cujas personalidades não são as dos de "aura anil".
    Nem estão nascendo mais crianças superinteligentes,embora o Q.I dos pequenos tenha aumentado um pouquinho,em relação ao dos seus educadores.

    A elevação de uma cota de inteligência,é uma construção de uma sociedade- a longo prazo- bem como é uma tendência evolutiva.
    Quando houverem apenas gênios entre nós,continuarão havendo presídios.
    E a "fauna humana" presente nessa população genial, será bem igual à "fauna humana' atual,existente na nossa população de elementos mais prosaica.
    Também não é justo com os jovens de outras cores de aura, essa encanação só com os índigos.
    Todo mundo veio ao mundo com boas intenções de serviço,e portanto, precisa de apoio,entendimento,e de educação justa- e compatível.

    Ao meu ver,a dona Bárbara foi uma aventureira das idéias,e não foi uma cientista.
    Gosto mais do dr.Freud,gosto mais da Melanie Klein, dos psicanalistas conhecidos,e dos grandes pedagogos,do que gosto dela.
    Eu -que sempre fui "fria" nesses temas, me deixei levar por uma "avó" deslumbrada com a suposta genialidade dos netos, vê se pode...
    Nessas questões educacionais, todo o método usado é pouco,pois umas vezes,as pessoas que conversam sobre isso,pensam estar se entendendo,quando estão falando em temas bem diferentes,cada uma.
    Os livros que ela escreveu antes dessas teorias,sobre as catorze cores de aura,não estão errados.
    Algumas informações neles contidos,conferem.
    E darei um desconto para ela,por imaginar que ao menos,ela colaborou para que um grupo de crianças em algumas escolinhas e lares,recebesse melhor educação.
    Mas, a pecha de "índigo" sobrecarregou a geração mais jovem,com uma aura de brilhantismo que essas pessoas nem pediram.

    Temos que ter cuidado com nosso deslumbramento em algumas coisas,pois todos os cidadãos são "construtos" da sociedade à qual pertencem.
    Eu acredito piamente que existem muitos gênios,muitos índigos, muitos violetas,e cristais,que são uns perfeitos bobos.
    A formação de uma pessoa não é um banco de uma perna só,e cada comunidade fabrica os sábios que lhe interessa ter.
    Comunistas e hippies antigos,por ex, ainda bem novos,tinham a mente de "velhos".
    E não eram gênios,nem índigos.
    Mas, tipos bem treinados e bem formados pelos melhores valores vigentes, em nosso cardápio de princípios humanistas.

    Eu fiquei ferida na minha infantil esperança de ver nascer uma porção de gênios no mundo- e descobrir de um momento para o outro,que fiz "confusão".
    Falarei um pouco mais nisso,no próximo tomo.

    segue

    ResponderExcluir
  5. Sou uma eterna interessada nas questões do cérebro,e desde que notei esse interesse - esperei pelo "parto dos gênios" na Humanidade.
    Devem estar lembrados dos meus turbilhões no gd do terra,onde falei sobre meios de aumentar a inteligência.
    Nessa época,debatemos eu,o sr.Ésio,o sr.Brioso,o sr.William,e mais alguns- sobre Educação,e esse meu tema esteve contido nesse assunto.

    Safo de Lesbos,a herói política da Grécia antiga, antes de virar poeta,leu a Odisséia,e a Ilíada -de Homero.
    E se interessou por uma "trama' na segunda saga,que foi o caso de Leda com um cisne.
    Lenda monumental,com uma canção moderna a ela dedicada,que me emociona.
    O Cisne,na verdade,foi Zeus,que,atraído pela Lêda, apareceu no casamento dela com Tíndaro,e a seduziu.
    Bem ali na festa.
    Típica comédia pastelão-mas depois do carnavalesco ter batido as asas para longe, nasceram quatro filhos geniais,-e entre eles- Helena de Tróia.
    Tíndaro perdoou a traição da noiva,casou com ela,e assumiu os filhos de Zeus.
    Quando li sobre isso,fiquei emotiva ao ponto de escrever uma poesia a respeito,para depois descobrir que Safo também escreveu...
    (hã...ficarei devendo esses versos,para o blog nesse mês,...ao menos,os meus, ficarei devendo...)

    Ela então,se apaixonou pelo inexplicável fenômeno da genialidade,suponho eu.
    Acho que...essa então é uma "herança antiga minha".
    (li sobre essa poeta pela primeira vez,em outubro último...)
    Entretanto,não tenho arroubos nessa parte.
    Um dia, os "filhos dos deuses"- vão existir, e eles existirão,porque iremos transferir uma cota maior de saúde e cognição,a eles,que serão nossos descendentes.
    Não descarto que eles serão idem produtos farmacológicos do futuro,ou consequências de uma evolução.
    O mínimo que podemos fazer,é não atrapalharmos a história.

    Eu já considero maravilhoso saber que atualmente,muitas crianças vão melhor em matemática,do que seus pais se saíram bem nessa matéria,na escola.
    Entretanto, o aumento da nossa cognição,bem como da nossa moralidade,não virá a bordo de um disco voador,nem será um fenômeno mágico a aparecer em toda parte- como supõem alguns.
    Será o resultado de uma longa colaboração coletiva, de uma educação sistemática das gerações, de transmissão de saúde e de conteúdos.
    E para o futuro se efetive,inclusive,teremos que nos mantermos vivos,e que teremos que manter nosso planeta,vivo também.

    Não chamarei mais meus "filhos de Zeus" de "índigo".
    Eles são apenas "filhos de Zeus".
    E terão todas as cores de aura.
    Não serão necessariamente nosso "futuro" nem serão nossos salvadores.
    Serão nossas invenções- e serão os desdobramentos dos nossos sonhos e ideais humanistas.

    º
    º
    º
    Acho que finalizei.
    Obrigada pela paciência que tiveram com meu texto.

    ººººººººº

    ResponderExcluir
  6. Quem, visitando o Blog a procura de assunto religioso, lerá as bobagens da Maluquete e voltará?
    Caraca! A mulherzinha é de amargar!

    ResponderExcluir
  7. Se você se interessou pelo meu tema,sr... "João", não saia ,pois tenho um acréscimo.

    Fica quietinho...(rs...) aí,até eu terminar.

    ResponderExcluir
  8. Eu devo parte do meu "esclarecimento" nesse tema de hoje, a uma prosa que tive com o sr.William um tempo atrás.
    Em filosofia,é comum, ao fazermos nossas elucubrações,chegarmos onde ninguém jamais esteve.
    Que nem diria Capitão Kirk,ou Amyr Klink.

    Isso aí.
    Pronto.(seja quem for o autor do comentário)
    Vc está liberado.(kkkkkkkk...)

    ResponderExcluir
  9. ...dizendo melhor, seja quem tiver sido o Anônimo que comentou antes.

    ResponderExcluir
  10. A Maluquete acha que escreve coisas interessantes e o William acha que é filósofo...Duas bestas quadradas a chatear e a pensar que nos agradam.

    ResponderExcluir
  11. Seu problema (sr. Anônimo) é por vc ser "etéreo".
    "Joões" não sabem sobre a vida,e não a entendem.
    Sugiro(lhe) uma consulta à Fada Azul, - aquela que deu a humanidade ao Pinóquio.
    Essa réplica irá se chamar Carpideira,porque esse é o meu título para temas pessoais,ou para temas apenas- engraçados.

    Não se chateie tanto-
    e aproveite a vida...(ops...)...é...esse foi o melhor que consegui dizer...

    Até mais aos blogonautas.

    ------malú nihil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...pensei que nunca mais iria achar o turbilhão 807!_e toda aquela história baseada na lenda da "Lêda e o Cisne"!...

      Alegria,alegria...

      Excluir
  12. Quem, visitando o Blog a procura de assunto religioso, lerá as bobagens da Maluquete e voltará?
    Caraca! A mulherzinha é de amargar!

    ResponderExcluir