Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Para as árvores de uma praça-

Para não deixar o blog muito em silêncio,e para inspirar temas de outros leitores, republicarei "no destaque" uma poesia minha de março desse ano, publicada também nesse mês,no Filosofia Matemática.
Sei que já foi vista,mas "vale a pena ver de novo".

Bom domingo a todos,bom dia dos pais.
º
º

"Árvores septuagenárias
referências urbanas pictóricas
tenho vontade de ficar abraçada
a vocês, para que me transmitam energia
para que me fundam à permeável natureza
do planeta.

vocês conhecem nossos pensamentos
vocês já viram de tudo nessa vida
são testemunhas de histórias populares
e ainda assim conseguem cumprir a função
de ecológicos nichos renitentes
abrigos de pequenos ecossistemas
condomínios de pássaros
refugiados da guerra contra a natureza
cidades de concreto para insetos
e flores
paredes que guardam segredos de diversos amores,

raízes salientes
sulcando a terra de forma candente
e eu sou como uma de vocês
eu sinto meus sulcos, e as plantas dos meus pés
e dos meus impulsos
fortemente enraizadas no chão
em deus natureza eu ponho ainda minha fé
só tenho a esse como meu mundo
extensão das minhas raízes sempre no chão.

…feito criança
ainda tenho uma esperança
de me balançar nos seus galhos
me virando de cabeça para baixo
sentindo o forte aroma da terra
e do orvalho
esquecida , num dia claro ou cinzento
ouvindo de longe ou de perto os carros
sentindo o aroma do etanol
misturado ao cheiro das flores
trazido pelo vento.

Ah, a vida não cabe num vidro de formol…
Ela é expansiva.



Enviado por: NIHIL"

2 comentários:

  1. A lenda das três árvores

    Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse:

    "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. "

    A segunda, olhando o riacho suspirou:

    "Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas. "

    A terceira olhou para o vale e disse:

    "Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus. "

    Muitos anos se passaram e, certo dia, três lenhadores cortaram as árvores. Todas três ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas, os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos. . . Que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada em
    um cocho de animais, coberto de feno.

    A segunda, virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. A terceira, foi cortada em grossas vigas e colocada num depósito.

    Então, todas perguntaram desiludidas e tristes:

    * Por que isto?

    Mas, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

    A segunda árvore acabou transportando um homem que terminou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse "Paz! ". E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra!

    Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore
    espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela.

    Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho ao olharem para ela.

    As árvores haviam tido sonhos e desejos. . . Mas sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.

    Portanto, nunca deixe de acreditar em seus sonhos, mesmo que aparentemente eles sejam impossíveis de se realizar.

    (Autor desconhecido)

    ResponderExcluir
  2. Que história mais "fofa",sr.Eucalipto.

    Vou lembrar sempre disso, - de acreditar nas "imagens" que projetamos.
    Vez por outra - elas se realizam de forma inferior,igual,ou bem superior.

    ResponderExcluir