Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Conectando o Ubuntu na Internet 3G

O meu irmão pediu  para testar o modem Huawei para conectar o netbook da minha sobrinha na Internet, e pediu para mim estudar um meio de melhorar a velocidade. Se você usar o Windows, ele é auto executável, ele pede para configurar o tipo de rede a utilizar, e por tentativa e erro, o melhor que consegui foi a rede do tipo corporativo. Para melhorar a velocidade, eu encontrei um vídeo do YouTube que aumenta a velocidade do modem no painel de controle, mas isso em pouco adiantou.

Já o Ubuntu exige muita leitura. Comecei na página http://frontlinesms.ning.com/forum/topics/ubuntu-linux-driver-for-huawei e de lá fui para a página http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081114034456AAH93W0 e na base da tentativa e erro, cliquei no ícone que configura a rede, e finalmente consegui conectar o Ubuntu na rede 3G da Tim.

Não dá para rodar o YouTube em tempo real, é a mesma situação aqui de casa, você precisa de uma conexão de 280 kbps, e o máximo que eu consigo é 20 kbps, o 3G da Tim é quase a mesma coisa. O custo da banda larga é de R$ 100,00 pela Telefônica e R$ 120,00 pelo 3G na Tim (o meu irmão aderiu ao plano, pois eles prometeram cobrar só R$ 50,00 para quem é usuário da Tim). Ou seja, se você conseguir essa boquinha de R$ 50,00 na Tim, certamente o melhor custo benefício é o da Tim, pois você precisará de 15 minutos para baixar um vídeo de 2 minutos no Youtube, só que pela metade do preço. Quanto ao teste no rádio UOL, o 3G do Tim passa no teste (desde que você não se importe que a música seja interrompido umas duas vezes...).

Enfim, eu gostei dessa tranqueira, pelo menos dá para escrever nesse "prestigiado blog" (palavras do pseudo Paulo Rogério).

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

2 comentários:

  1. Sr.Hosaka,nem tudo aqui, "não é o que parece ser".

    Aquele - foi o Rogério,ou foi uma formidável imitação.
    Eu vou reler sua crônica de agora.
    Porque estou precisando entender como ver clipes com o meu 3G.
    Apesar de que o meu caso,não tem nada a ver com o Ubuntu.

    Até depois.

    ResponderExcluir
  2. Um japonês paulistano bem conhecido era meio tímido e levou a namorada pro cinema.

    Então ela teve de tomar a iniciativa, com todo jeitinho. Devagarinho, ela foi enfiando a mão pela braguilha a dentro e nada, aquela dificuldade.

    De repente, o japonês diz: - Ta duro, no?

    E ela: - É tá , tá duro de achar.

    ResponderExcluir