Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Android ou iPhone?

Hoje, a minha sobrinha completou 21 anos, e está no terceiro ano de Direito, e faz dois meses que ela usa o celular da minha mãe, pois o dela foi roubado. Foi-se o tempo que passeava com ela em meus braços, mas hoje lembrei dela menininha e que trouxe muita alegria para mim, quando amargava a distância entre Diadema e Campinas, entre mim e a princesa. Assim, decidi presenteá-la com um novo celular. Apesar de gostar muito do Galaxy S movido a Android, a minha intuição me pediu para comprar o já batido iPhone 4, e foi aqui mesmo em Diadema que comprei o aparelho.

Ela adorou o presente, e é claro que começou a fuçar o novo aparelho. O primeiro trabalho é sincronizar o iPhone com o iTunes, e o iTunes reclamou que não era possível sincronizar, pois a versão que ela estava usando era muito antiga, tinha que ser da versão 10.1 para cima. Por sorte, eu tenho uma cópia do arquivo de instalação da versão 10.2.

Ela tem um netbook que é muito lento, levou mais de meia hora para instalar a nova versão do iTunes. O iTunes recuperou o backup do iPhone 3G que foi roubado e instalou no iPhone 4. O iTunes disse que tinha 18 atualizações disponíveis no App Store do Brasil, mas a minha sobrinha não tem uma conta nessa loja, porque ela ainda não tem nem cartão de crédito. O máximo que eu consegui foi criar uma conta nos Estados Unidos, por onde ela pode baixar os aplicativos gratuitos.

Mas adiante, ela mexeu no seu programa predileto, o Vade Mecum, mas ele alertou que havia uma atualização, e quando ela tentou atualizar, apareceu o meu nome na tela, pedindo a senha. Coloquei a minha senha, mas o iPhone não atualizou. Assim, voltei para o netbook da minha sobrinha, e coloquei a minha conta no iTunes, e consegui atualizar o Vade Mecum bem como várias atualizações que não ultrapassassem a barreira dos 10 mb (há seis atualizações com mais de 30 mb que não ousei baixar, pois a conexão de casa é muito ruim). E assim consegui atualizar o iPhone, bem como instalar o OPlayer, e com isso ela consegue executar as video-aulas da Tevê Jurídica que ela baixou do YouTube.

Ou seja, com a minha conta consigo baixar vários aplicativos no iTunes da minha sobrinha e de lá ela passa tudo para o iPhone. Eu acho o sistema da Apple muito mais seguro, qualquer aplicativo que você baixa, ele pede a senha. Já o Android da Google dá medo, ele nunca pede a senha.

Enfim, fiquei contente com o sorriso que saiu do rosto da minha sobrinha. Ela disse que o Vade Mecum melhorou muito com a nova atualização, o iPhone 4 é bem mais rápido que o iPhone 3G, e o Vade Mecum não procura mais a palavra na Legislação que você está lendo, mas em todas as legislações disponíveis em seu banco de dados.

Eu comprei o celular certo para a minha sobrinha!

Mas, só para tirar a prova dos nove, fui no meu Galaxy S e fui até o Android Market a procura do Vade Mecum. E lá estava: 3,45 dólares, muito mais barato que no App Store da Apple.

Será que eu fiz uma grande besteira?

Abri o Vade Mecum Jurídico Pro do Android, e pedi para localizar "homossexual" na Constituição Federal de 1988, e ele informou que não encontrou a palavra. Foi na tela do índice e pedi para procurar "político", e ele listou um monte de leis. Ao abrir uma delas, o aplicativo informou que não encontrou a palavra.

Enfim, o Android está chegando lá, mas a minha sobrinha precisava do Vade Mecum para ontem. Também falta no Android o Aurélio bem como o formulário do Handbase.

Concluindo, em termos de hardware, eu acho o Galaxy S e o Atrix muito melhor e mais sofisticado do que o iPhone, mas em termos de software, ainda tem muito desenvolvedor tentando criar coragem para migrar seus aplicativos para a plataforma Android, tomara que seja por motivos técnicos. Se eles não conseguiram bons resultados na App Store da Apple, aí nós que escolhemos o Android corremos o sério risco de ter um aparelho que não tem o programa que o iPhone tem e que faz muita falta. No meu caso, eu não preciso do Vade Mecum, mas o formulário do Handbase faz muita falta, principalmente agora que fiquei sabendo que eles já desenvolveram o formulário para o iPad e o iPhone.

Frank K Hosaka
fhosaka@uol.com.br (11)8199-7091 Diadema-SP

Um comentário:

  1. O Android Market tem dois editores para o Vade Mecum, a que eu experimentei não funciona, já o outro é tão bom quanto o do App Store da Apple.

    ResponderExcluir