Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é a loucura?

Vincent Van Gogh (1853-1890)

O famoso pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), durante seu breve período de vida, sofria de crises de instabilidade de seu humor. Diversos historiadores afirmam que Van Gogh sofria "ataques epilépticos" o que para alguns seria o resultado do uso frequente de bebidas contendo absinto (Artemisia absinthium), substância que era utilizada para modificar a atividade cerebral e assim "estimular" atividades artísticas.

Houve diversas tentativas de estabelecer um diagnóstico de certeza para a doença de Vincent Van Gogh, o que tentou-se fazer através da análise de seus escritos. Atualmente, o mais aceito dos prováveis diagnósticos atribuídos a Vincent Van Gogh é o Transtorno do Humor Bipolar, levando-se em consideração os estados depressivos por que passava, alternados de episódios eufóricos (ou maníacos) que lhe faziam mergulhar em um estado de humor de grande energia e paixão. Van Gogh cometeu suicídio aos 37 anos de idade.


Por que Van Gogh cortou a orelha e depois pintou a si próprio com o curativo na orelha? Pintura essa que fez olhando no espelho.


Van Gogh cortou a orelha por causa do irmão ou  melhor, do casamento do irmão.  Dizem que o artista teria cortado a própria orelha assim que descobriu que o irmão Théo (de quem dependia financeiramente) ia casar.
Os motivos da auto-mutilação do pintor são tema de especulação no mundo artístico há décadas. Van Gogh cortou  o lóbulo  da orelha esquerda no dia 23 de Dezembro de 1888. Depois mandou embrulhado em um pedaço de papel para uma prostituta de Arles (Holanda) com um bilhetinho: “Guarde com cuidado”.


Entre as possíveis motivações já citadas para o ato está uma disputa com o pintor Paul Gauguin sobre uma prostituta chamada Rachel e um acesso de loucura causado pelo envenenamento com chumbo, metal pesado presente nas tintas.

Em um artigo no periódico britânico “The Art Newspaper”, Bailey diz que “Vincent tinha medo de perder o apoio financeiro e emocional do irmão”. Segundo o site do jornal britânico “The Times”, o acadêmico estudou o quadro “Natureza morta com cebolas e prancha de desenho”, concluído por van Gogh um mês após o incidente com a orelha do artista.

Bailey prestou atenção em uma carta representada na tela , com detalhes como o número “67”, impresso em cera no envelope. O acadêmico diz que é o número postal de uma agência de correios em Place des Abbesses, próxima ao apartamento onde residia Théo van Gogh.

A carta também teria uma marca dizendo “Feliz Ano Novo”, o que significaria que foi enviada a partir da segunda metade de dezembro. Bailey acredita que a missiva traria a notícia do noivado de Théo com Johanna Bonger – uma carta recebida pela mãe do pintor no dia 21 de dezembro de 1888 pedia permissão para o casamento e dizia que Vincent “seria a próxima pessoa a saber”.

Van Gogh sofria de distúrbios mentais e morreu no dia 29 de julho de 1889, dois dias depois de ter tentado se matar com um tiro. Psicólogos modernos já “diagnosticaram” o artista como depressivo e portador de distúrbio afetivo bipolar. Um dos pintores mais influentes do final do século XIX, ele só foi descoberto por artistas, acadêmicos e colecionadores após a sua morte.

(Baseado no portal G1)

(Selma)

 

E você? É maluco também? Teria coragem de cortar a própria orelha? Ou apenas acredita que vai virar pó? 


11 comentários:

  1. Dúvida: uma pessoa que quer arrancar a orelha do Adilson pode ser considerada maluca?

    ResponderExcluir
  2. O Hosaka quando menino gostava de jogar de centroavante para que o zagueiro pudesse entrar duro por trás dele, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Selma.

    Como eu contei em réplica a um tema sobre a saúde mental,na semana passada,eu me "apaixonei" pela obra dele, depois de saber do conteúdo das cartas do mesmo,ao irmão Theobaldo.
    Esse é um livro que estou esperando que apareça nas gôndolas de livros do metrô.
    Eu concordo que- além dele ter tido um desequilíbrio patogênico, também teve influências ambientais externas que colaboraram com seu baixo humor.
    Mas fico pensando se ele não tivesse tido acesso a uma arma de fogo.
    Ele teria estado na Semana de Arte Moderna, brasileira,em 1.922, como "padrinho".
    º
    º
    º
    Eu não li ainda, muito longamente,sobre a vida de nenhum desses pintores,mas faz meses que ando fazendo minhas leituras sobre a vida de uma poeta antiga,que dizem ter sido "pouco equilibrada".
    Ela não foi assim.
    Foi quase profanamente feliz.
    Dizem que ela se jogou do alto de um rochedo- devido a um amor não correspondido,mas ela não faria isso,porque tinha grande apreço pelo seu bom nome,e pelos seus parentes.
    Isso,eu conferi em suas poesias- nos fragmentos que se encontram disponíveis,pois seus nove livros se perderam,séculos depois.

    Devota da deusa Vênus,e do deusinho Eros, suas palavras refletiam sempre uma embriaguez encantadora pela vida cinestésica.
    Foi das primeiras pessoas a cantarem o amor, a natureza, e suas expressões,de uma forma simples e frugal.
    Não sei se ela cometeu mesmo os erros que ela deu a entender que andou cometendo,ou se foi só "pressão" que ela fez, em conversas poéticas,para ganhar admiradores num tempo em que certos comportamentos eram comuns.
    Mas,eu já consegui descobrir- reescrevendo umas vezes,uma poesia dela-mas com minhas palavras- que aquele poema da mesma foi um exagero gramatical de algo que ela não sentiu realmente.
    Ou que ela pode ter sentido,mas como uma faísca,que acabou aumentada em seus versos.
    Ironicamente- esse é o poema pelo qual ela é mais conhecida,e que a tornou mais famosa.

    "Semelhante aos deuses haverá de ser aquele
    que gostar de você,...etc..."

    Eu sempre escrevi poesias em cadernos bem guardados,mas até pouco tempo atrás,tinha vergonha de escrevê-las para os outros lê-las.
    Sempre li os poemas de outros autores,mas a descoberta dessa moça grega,para eu,foi uma surpresa tão grande(li um livro dela- em outubro último- e aí passei a pesquisar a vida da mesma)- que isso me fez "me assumir em público" como poeta.

    Poeta amadora,ainda assim- poeta.

    E cujos versos revelam alguém com um temperamento semelhante ao que ela teve.

    "Safira"- a jóia azul da Grécia,nunca enlouqueceu como as pessoas pensam que ela enloqueceu- pois tinha muito apreço por todos os seus amores.
    Mas enlouqueceu de alegria de viver.

    E ela se jogou de um rochedo,no turbilhão de um mar-figurativamente.
    Não o fez,na realidade,- não fez isso em sentido físico.
    O "turbilhão" no qual ela caiu, foi o turbilhão das grandes ilusões amorosas, humanistas, e dos ideais existenciais inatingíveis,de absoluta fusão amorosa com todos os seres,e com Deus.
    Ilusão perigosa, que lhe trouxe a provação para o futuro.
    Em sentido físico, ela morreu tranquilamente, em sua cidade natal,sonhando com seus entes queridos que já haviam se mudado para outra cidade,mantendo algum contato com a filha- que acho que continuou morando perto dela,depois de adulta- e com todos os amores que algum dia haveria ainda de ter.

    Dr.Sócrates,o filósofo que viveu depois da mesma,falou que "ela era a mais bela entre as belas".
    º
    º
    Do que eu tenho certeza,é que eu "enlouqueci" depois de ter sabido da existência dessa louca pela vida,dessa "bipolar do bem".
    E já acredito mais em minhas palavras,e em minha inspiração pela vida em suas belas formas e manifestações.
    Não tenho mais vergonha de falar na palavra Amor.

    (continua)

    ResponderExcluir
  4. O Hosaka devia gostar de mim, porque já abri o olho dele (no bom sentido)várias vezes.
    Já disse e provei que o Magalhães é um enganador e a Teresa não existe, e tudo bem fundamentado na Bíblia que ele acha que segue.
    Mas não tem jeito, todo religiosos é idiota, caso contrário, não aceitaria tantos absurdos. Adianta chamar a tenção para as esquizofrenices, imposturas e boiolices do Emperucado? O idiota lusitano diz que acredita nas pesquisas da NASA, mas não desacredita na descrição que o emperucado fez de Marte, pode? Há um ditado no Brasil que diz que crioulo V-V-eado é maluco; mas, e V-V-eado tão feio quanto o Emperucado? Acho que por isso os espíritas, ou melhor, os kardecistas-peruquistas dizem que a Chiquita Peruca era V-V-eado, mas não era praticante. Quem é que teria coragem de "faturar" aquela coisa mais feia que o capeta?
    E o Hosaka, cinquentão e solteirinho, solteirinho...será que anda fazendo meinha com o Magalha? Todo mundo sabe das V-V-eadagens do padres.

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei muito intensamente, sempre tive vínculos intensos,mas as exigências que a vida "urbana" faz- de que mostremos uma "fachada dura" me deixaram em conflito com esse meu sentimento de bem querer- e de apreço.
    Agora, vou perdendo a timidez- e a dita "vergonha de gostar".

    Vergonha mesmo,é passar pela vida sem ter sentimentos,e sem viver em função deles,de um jeito favorável.

    Pode ser que na realidade, quase toda doença mental, é produto de uma vergonha inicial que uma criatura sentiu por "amar demais".
    E isso aumentou ainda mais sua fome amorosa.
    Transformou-a numa gula afetiva enfermiça.
    Pode ser que o remédio poético contra muitas tristezas,é assumirmos nossas necessidades,com algum desembaraço,e entender que existe muita santidade em simplesmente gostar de viver.
    º
    º
    º
    Essa parte será para o sr.Hosaka.

    Sr.Hosaka, como vai de frio nesse inverno cinzento?
    Um abraço...

    (escrevi essa crônica no word,e dividi seu envio em duas partes,porque o espaço de réplicas não comporta textos longos.)

    Mais tarde ou amanhã,tentarei replicar uma crônica sua(dra Selma) sobre família(de anteontem,e que eu ainda não consegui responder,por ser um assunto emotivamente difícil)

    Um bom dia ao blog.

    ResponderExcluir
  6. Em tempo,

    Encrenca, é o nome de uma série sobre poesia e literatura que ando compondo,principalmente,no outro blog.

    Pode ser que em algum tempo,seu conteúdo irá mudar.
    Ou ao contrário,a série irá mudar de nome.

    ResponderExcluir
  7. Hosaka Magalhães e um amigo estavam em um supermercado. Quando foram passar no caixa, a empregada falou: - Vocês estão juntos? Hosaka respondeu: - Não, só namorando... hehehe

    ResponderExcluir
  8. Oi Nihil...

    Como vc gosta de escrever poemas, participe do blog da May Almeida, que é uma das seguidoras desse nosso blog aqui. Ela quer participações de pessoas que escrevem poemas:

    http://mayalmeidapoesia.blogspot.com/


    É uma maneira de divulgar seu trabalho.
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. o 233 abriu o olho do Hosaka e ainda por cima estufou a veia do pescoço dele tambem, hehehe

    ResponderExcluir
  10. Eu já adicionei ao Favoritos,Selma.

    Obrigada pela indicação.

    Assim que eu tiver tempo,vou mandar alguma poesia para lá.

    ResponderExcluir
  11. Conferencista cada vez mais reconhecido, o pastor Silas Malafaia é um incansável pregador da Palavra de Deus com livre circulação nas diversas denominações existentes no Brasil e no exterior. Seu estilo eloqüente, franco, direto e questionador são características que marcam a sua trajetória ao longo de 28 anos como defensor da fé cristã.

    Os princípios e os valores éticos, morais e espirituais da Igreja de Cristo são a sustentação para um ministério atuante em segmentos fundamentais para a divulgação do evangelho, como as áreas televisiva, editorial e fonográfica.
    Pastor Nota 10 é esse !!! Homem incrivel !!!

    ResponderExcluir