Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Banho quente, alívio para os corações solitários

O banho quente pode não curar as feridas de um coração solitário, mas alivia as dores. Ao menos é o que garante um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que associou tempo gasto no banho, água a altas temperaturas e sentimento de exclusão social.

A pesquisa analisou o comportamento de 400 voluntários, com idades entre 18 e 65 anos. Aqueles que se sentiam solitários demoravam, em média, 25% a mais no banho e preferiam água quente. Para John A. Bargh, coautor da pesquisa e especialista em ciência cognitiva, o banho quente e demorado pode provocar a mesma sensação de satisfação que a motivada pelo calor físico proveniente de outra pessoa.

Segundo o psicólogo, o sentimento de solidão, quando muito intenso, pode provocar pequenas reduções na temperatura corpórea. Daí, a predisposição do ser humano a buscar contato com a água quente. “É o que chamamos de autorregulação”, diz Bargh.

Idit Shalev, outra coautora do estudo, acrescenta que esse comportamento é inconsciente. Os pesquisadores o associam ao sentimento de segurança que os bebês experimentam ao serem colocados em contato com o corpo da mãe. A criança para de chorar, sem dar-se conta, é claro, que a temperatura é a principal razão para a sensação de conforto. É uma situação diferente das pessoas que, embora sós, sentem-se bem.

A exclusão social, de acordo com a psicóloga, causa distress (stress prejudicial à saúde), quadro que leva à hipotermia. Nesse estágio, as pessoas apresentam queda de temperatura corpórea, especialmente nas extremidades do organismo. O banho quente, nesse caso, tem a função de equilibrar o organismo por meio do controle de temperatura.

“Todos os nossos sentidos são importantes, mas a pele é abrangente e contorna todo o corpo. Isso transforma o tato em um dos sentidos mais relevantes”, diz a especialista. “É por essa razão que o banho quente acalenta as pessoas. O contato com a água transmite a sensação de proteção e equilibra, biologicamente, o organismo”, completa.

A psicoterapeuta acrescenta que o banho de banheira ativa a memória corporal, recuperando a sensação que experimentamos no útero materno. Isso faz com que as pessoas se sintam ainda mais confortáveis e em segurança quando imersas na água quente.


Especialista: Karina Haddad Mussa, psicóloga e psicoterapeuta da Clínica do Sono
Envolvimento com o estudo: Mussa se especializou em psicologia cognitiva comportamental pelo Albert Ellis Institute, em Nova York, e desenvolvou um trabalho de pesquisa na área de virtude, ética e felicidade na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Conclusão
O banho quente é realmente reconfortante. Vale ressaltar, no entanto, que a pesquisa americana vai ao encontro de outras teorias já defendidas por especialistas em psicologia cognitiva, que associam o desequilíbrio corporal a sintomas da solidão. Talvez o que falte para Thom Yorke, vocalista do Radiohead, conhecido por suas composições tristes, é uma boa ducha quente. Só isso!
(Por Renata Honorato)





Selma
de:  http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/

10 comentários:

  1. O meu coração foi solitário até 1981, quando então conheci a prinesa, ela mudou completamente toda a minha vida. Até conhecê-lá, eu acreditava que o mundo era mais importante que eu, hoje eu e o mundo encontramos o nosso ponto de equilíbrio: o mundo não se importa comigo e nem eu com ele!

    ResponderExcluir
  2. Não seja como o HosakaAndréMala : ateu é outra coisa - não tem nem comparação. O Hosaka crê em Deus porque tem um medo danado de morrer e se bórra todo nas calças. Mas, quem não tem um medo danado de morrer não precisa de papais e mamães do céu, ou coisa que o valha ! Ardendo muito aí , Hosaka ?

    ResponderExcluir
  3. Será um comentário do Andros Ateu Gaúcho?

    ResponderExcluir
  4. Não, Selma,esse que escreveu a graça,é mais um fã do Teacher.

    Aliás, eu vivi a mesma história "bucólica" do sr.Hosaka.(kkkkkkk...)
    Na minha bela "história de amor"- antes do Príncipe, eu não fazia parte do mundo "que não prestava".

    Depois do Príncipe, eu me "socializei".
    O mundo continuou igual.

    E eu -continuei uma bobona.

    (hahahaha...)


    Bom almoço a vcs.

    ResponderExcluir
  5. Vira e mexe a Maluquetinha vem com orquídeas num Blog de discussão de religião. Só pode ter cabeça de camarão mesmo.
    Mas, se o Hosaka namorasse a Maluquinha e naquele vira e mexe ele lhe dissesse ao ouvido "agora vira e mexe". Virar-se, para ela, deve ser fácil, porque ela é redondona. Difícil seria mexer, porque mulher gorda cança fácil.
    Namorinho bem gozado seria o pequeno Japa safadinho com a maluquinha gordona.

    ResponderExcluir
  6. como dis o Hosaka, errar é U Mano !

    ResponderExcluir
  7. Dona Nihil, pra falar com a Dith, de duas uma:
    Ou ela morreu e então vai ser preciso recorrer a um centro espírita; ou está internada como das outras vezes num sanatório e vai ser preciso visitá-la.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de saber se o primeiro e se o último Anônimos,são joões,pássaros,aviões ou clones.(fiuuu...)

    Tádos dos "joões" daqui.(fiuuuuuu...)

    Mas,o sr.Hosaka já tem a boa companhia da primeira Princesa da vida dele- ou de alguma princesa que apareceu em segundo lugar.

    Boa tarde prá todo mundo.

    ResponderExcluir
  9. dia 21 de julho, dia da maior farsa que houve:
    homem na Lua, kikikikikiki.
    É dificil acreditar que foram lá, filmaram tudo na Área 51, uma área no deserto totalmente reservada dos EUA.
    O Homem jamais esteve na lua.

    ResponderExcluir