Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quando morre vira pó ou não?

Recebi um email antiespírita que cita trechos bíblicos que tentam provar que o espiritismo não tem fundamento:


“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque sua memória jaz no esquecimento” (Eclesiastes, 9: 5). “no além, para onde vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes, 9: 10).
O que acontece com o ser humano quando morre? Para entender isto, temos que ir primeiro a Gênesis, para entender o que aconteceu, ou como foi que o homem surgiu, como ele apareceu.
Em Gênesis 2:7, diz assim: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Vamos imaginar: ali estava o boneco feito de pó, de barro, e Deus soprou nas narinas e, diz o texto bíblico, o homem passou a ser alma vivente. Isto quer dizer que, na linguagem bíblica, alma não é um espírito desencarnado, alma é um ser humano vivo. Adão e Eva quando começaram a viver, passaram a ser almas viventes.

Agora, o que acontece quando o homem morre?
Eclesiastes 12:7, diz: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.". Isto quer dizer que na hora da criação, Deus soprou nas narinas de um boneco de barro. Ora, um boneco de barro não é um ser humano vivo. Um boneco de barro não sente, não pensa, não chora, não sofre... você pode pisar, pode fazer o que quiser em um boneco de barro. Então, ele recebe o sopro de vida de Deus. Sopro, é sopro. Sopro não pensa, não sente, não chora, não tem fome, nada! Mas quando o sopro se juntou com o barro, aí então apareceu o homem, a alma vivente que sofre, que sonha, que chora, que ri, que faz tudo. Agora, quando o homem morre, acontece tudo ao contrário do que aconteceu na criação. O texto bíblico diz: "... o pó volta para a terra, e o espírito (o sopro) volta para Deus."
Quando alguém morre e seu corpo é enterrado,  passados duzentos anos, ao se abrir o caixão, só vai encontrar pó. O pó volta para a terra de onde veio, e o sopro? Biblicamente, o sopro volta para Deus. Não fica um espírito vagueando. Espíritos não existem.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


O que eu penso:

No tempo em que foi escrito o livro de Eclesiastes, atribuído a Salomão, os hebreus não tinham a crença na ressurreição, nem na imortalidade da alma. Todavia, durante o cativeiro babilônico, parte deles parecem ter adotado a crença da ressurreição.

 Os fariseus aceitaram a crença, e os que não a adotaram foram  os saduceus. A teoria da ressurreição foi a base para que os seguidores de Jesus utilizaram para passar ao mundo a idéia de que ele fosse o messias prometido por  Miquéias (profetizou o nascimento de Jesus em Belém, cerca de 790 aC). Muitas partes dos evangelhos dão a entender muito claramente que o morto esteja inconsciente, mas um dia ressuscita.

 Em outros lugares, aparece a idéia de que os mortos estão conscientes em uma forma de existência diferente, como é o caso da carta de Pedro. Segundo o Evangelho de Lucas, Jesus teria dito: “Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho (Lucas, 24: 39). Isso mostra que o autor do texto, além acreditar na ressurreição, cria também na existência do  espírito imaterial a sobreviver ao corpo depois da morte.




(Selma)

8 comentários:

  1. Dra. Selma, a senhora é religiosa, por isso está cheia de paradigmas que a fazem interpretar as escrituras erradamente, como um evangélico ou um católico. A interpretação bíblica tem de ser feita:
    1) Com a mente "zerada", isto é, sem se deixar influenciar por doutrinas aprendidas;
    2)O texto tem de ter sustentação em passagens correlatas.

    Dito isso, vamos lá: O que o evangelista pretendeu ao por na boca de Jesus ressurreto que ele não era um espírito, pois espíritos não têm carne nem ossos, foi ressaltar que Jesus veio em um corpo real de carne e osso e que ressuscitou nesse mesmo corpo, porque já havia doutrinas de que Jesus não tinha um corpo real. Isso se depreende facilmente na espístola de João, porque ele frisa que "viu com os olhos e suas mãos apalparam" a Vida Eterna que estava com o Pai e que foi enviada ao mundo. Outra coisa, para os judeus, espírito se referia ao princípio vital que anima o corpo(o sopro que volta para Deus), o Espírito Santo (Deus), ou um anjo. Nada tem a ver com espírito humano desencarnado como entendem os espíritas e católicos.

    ResponderExcluir
  2. BRUXA(bru-xa)

    s. f.

    Mulher a quem se atribuem poderes demoníacos; mulher que pratica a magia negra; feiticeira.

    Fig. Mulher velha e feia.

    Bras. Boneca de pano.

    Certa borboleta noturna.

    ResponderExcluir
  3. Sra. Selma.
    A imortalidade da alma é uma crença essencial do Cristianismo, como acreditar que Jesus é o Messias e que Ele ressuscitou.
    Todos os Cristãos acreditam na existência de uma alma imortal.
    Pergunte a um Católico, a um protestante histórico ou a um batista, ou a um Cristão ortodoxo se alguém que não acredita na existencia de uma alma imortal é Cristão e todos dirão que não.
    Algumas seitas que surgiram do protestantismo, como os satânicos adventistas copiaram a crença dos saduceus de que não existia alma, mas essas seitas não são consideradas cristãs.
    A seita de adílson666 é um sincretismo do adventismo com o pentecostalismo, suas crenças heréticas foram inventadas nos EUA, a menos de 200 anos e nunca foram parte da Cristandade.
    O espiritismo também não é Cristão, é uma mistura de religiões orientais com uma adulteração do NT

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito Sr Católico, mas o Espiritismo é Cristão sim senhor. O Evangelho não foi adulterado e acreditamos na imortalidade da alma.
    O Adilson é que acredita que tudo vai virar pó.

    ResponderExcluir
  5. Cristão é quem crê em Cristo segundo o ensino do NT, portanto, católicos, espíritas e muitas igrejas evangélicas não são cristãos.
    Que ensino é esse? que o pecador teve seu julgamento aplicado a Jesus, e, portanto, não têm sobre si nenhuma culpa a ser punida.
    Católicos acham que serão salvos por Jesus mas também pela passagem no purgatório e pelos pedidos de Maria (rogai por nós...etc), logo não creem em Jesus segundo o NT.
    Os espíritas acham que Jesus era apenas um mestre e que, seguindo seus ensinos, chegarão à perfeita felicidade eterna mediante trilhões de trilhões de trilhões de reencarnações em trilhões de trilhões de mundos. Portanto, segundo o NT, espíritas não são cristãos.
    Muitas denominações evangélicas acreditam que o cristão receberá a salvação se merecer e se perseverar até o fim, isto é, por méritos de Jesus mas com o esforço de cada um. O Jesus deles é como o dos católicos, salva mas não salva; logo, não são cristãos segundo o NT.
    Simples assim, mas totalmente além da inteligência dum boçal católico que é capaz da burrice de crer que Deus tem mãe.

    ResponderExcluir
  6. Sra. Selma, a Sra. não entendeu.
    Qualquer seita pode se proclamar cristã, até a menor, mais fanática e mais insignificante.
    Eu disse o que a maioria dos Cristãos do mundo considera um Cristão.
    Os Católicos, os Protestantes históricos, alguns batistas e os Cristãos ortodoxos.
    Até um herege pode ser considerado Cristão, menos alguns, depende da heresia.
    Eu expliquei que para ser Cristão herético ou não, deve acreditar em algumas coisas básicas.
    Que Jesus Cristo é Deus e Homem, que as Duas Naturezas de Cristo, Humana e Divina são inseparáveis.
    Que toda pessoa possui uma alma imortal, dada por Deus.
    Que Jesus Cristo é o Messias prometido no AT.
    Que Jesus Cristo ressuscitou em Carne.
    Que Jesus Cristo redimiu o pecado original com seu Sacrifico na Cruz.
    Que a Bíblia é a Palavra de Deus e é perfeita.
    Um judeu não pode ser Cristão porque não acredita que Jesus é o Messias.
    Alguns pentecoistais não são considerados Cristãos por que são nestorianos, dizem que Jesus tem duas Naturezas separadas, uma humana e outra divina.
    Os Tjs e Mormóns não são considerados Cristãos.
    A Sra. não é considerada Cristã por Católicos, protestantes históricos, alguns batistas e os Cristãos ortodoxos por que a Sra. não acredita que Jesus Cristo é Deus nem que seu corpo ressuscitou.
    Adílson666 não é considerado um herege, é considerado um não cristão porque não acredita na existência da alma e porque acredita que a Biblia foi escrita errada. Se foi escrita errada a Bíblia é a interpretação dos Evangelistas e não a Palavra de Deus.
    Eu não disse que a Sra. não se considera Cristã, eu disse que a maioria dos Cristãos não considera os espíritas Cristãos pelo que expliquei.

    ResponderExcluir
  7. O católico, coitado, acredita que a Bíblia ensina que temos alma imortal. O pobre homem não pode sequer supor que a religião que segue é uma grande mentira. Imortalidade da alma existe em muitas religiões, principalmente na romana papista, mas não é ensino bíblico. Mas o idiota vai reafirmar que a "religião cristã" ensina tal coisa etc e tal...pois então, que ele mostre um versículo bíblico que ensine que temos alma, e que ela é imortal.
    Por que Roma ensina que temos essa tal alma imortal? Ora, como iriam ensinar que existe purgatório, inferno, santos no céu e outras heresias antibíblicas? Como iriam cobrar para rezar missa pelas almas no purgatório? Como iriam ensinar a fazer pedidos aos santos?

    ResponderExcluir
  8. enviado pelo Esio recebi em meu e-mail essa "perola" abaixo... depois de ler é facilimo verificar o quanto de imensa trampa vai nas mentes desses 233's e catolicos da vida....

    sim... facilimo vereificar mesmo, mesmo!!....
    ------------------
    A religião não é apenas uma, são centenas.
    A espiritualidade é apenas uma.
    A religião é para os que dormem.
    A espiritualidade é para os que estão despertos.

    A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.
    A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
    A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
    A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

    A religião ameaça e amedronta.
    A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
    A religião fala de pecado e de culpa.
    A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".

    A religião reprime tudo, te faz falso.
    A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!
    A religião não é Deus.
    A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.

    A religião inventa.
    A espiritualidade descobre.
    A religião não indaga nem questiona.
    A espiritualidade questiona tudo.

    A religião é humana, é uma organização com regras.
    A espiritualidade é Divina, sem regras.
    A religião é causa de divisões.
    A espiritualidade é causa de União.

    A religião lhe busca para que acredite.
    A espiritualidade você tem que buscá-la.
    A religião segue os preceitos de um livro sagrado.
    A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

    A religião se alimenta do medo.
    A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.
    A religião faz viver no pensamento.
    A espiritualidade faz Viver na Consciência.

    A religião se ocupa com fazer.
    A espiritualidade se ocupa com Ser.
    A religião alimenta o ego.
    A espiritualidade nos faz Transcender.

    A religião nos faz renunciar ao mundo.
    A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.
    A religião é adoração.
    A espiritualidade é Meditação.

    A religião sonha com a glória e com o paraíso.
    A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.
    A religião vive no passado e no futuro.
    A espiritualidade vive no presente.

    A religião enclausura nossa memória.
    A espiritualidade liberta nossa Consciência.
    A religião crê na vida eterna.
    A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

    A religião promete para depois da morte.
    A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.
    -------------
    mais palavras não são necessárias... está aí o essencial do que é VERDADEIRAMENTE preciso entender!

    VVolta

    ResponderExcluir