Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

O drama dos anexos txt

No iTunes Store existem centenas e centenas de navegadores, o pior deles é a versão iPad Opera Mini. O menos ruim é o Safari que já vem embutido no iPad, principalmente para quem puxa extrato bancário do Santander e Bradesco, a tela não fica trepidando como acontece no Atomic Web ou Perfect Browser.

O ruim é quando você recebe um anexo txt, coisa que não é permitido publicar nesse forum. Se você quer exibir um texto tal como ela é, use o Adobe Reader, recurso que existe a partir do Office 2007 no Windows ou qualquer edição do BrOffice do Ubuntu. Mas não há como padronizar os usuários que mandam mensagens para você, alguns vivem de nostalgia, usam e abusam do Notepad do Windows ou do gEdit do Ubuntu.

Só existem duas maneiras de abrir a sua caixa postal, ou você usa o Safari ou você usa o Mail do iPad. No Safari, ele abre o anexo txt com fontes garrafais. No Mail, você tem a opção de diminuir a fonte no painel de Ajustes, só que o aplicativo usa uma fonte de tamanhos variáveis, o que torna ilegível qualquer texto tabulado com fonte de um espaço fixo para qualquer caractere.

Para encontrar uma solução para os anexos txt, só encontrei uma saída: você é obrigado a instalar no iPad qualquer navegador que abra o anexo em tamanho pequeno, como é o caso do Atomic Web, Perfect Browser ou Skyfire, caso você só queira visualizar o arquivo na tela do navegador, ou usa Filer, caso você queira baixar uma cópia do anexo no seu iPad.

Para usar o Filer, primeiro você seleciona o anexo na janela do Safari e executa o comando Copiar e na janela do Filer você seleciona a opção Download.

--------------------------

Dica de última hora para quem usa o PC: durante muito tempo eu usava o Firefox, mas as recentes atualizações tornaram-no incompatíveis com o iMacro (um programa que automatiza a navegação na Internet, por exemplo, você chama a macro chamado Santander, ele vai até o site daquele banco, coloca para você o número da agência, aquele número quilométrico da sua conta e, se você quiser mas não aconselho, até a senha). Por isso, eu precisei voltar ao IE, agora na versão 9 e que agora é compatível com o iMacro. Só que eu publiquei uma crônica no Blog da Selma, usando a palavra bruxa com ch, foi um tremendo vexame. Hoje descobri que também existe um complemento para corrigir a ortografia, quando você escreve na Web com o IE. É o Speckie, não é fácil instalar, e quando você conseguir, você precisa baixar o dicionário Português Brasil. Espero que você consiga instalar.

Apesar do iPad não ter o recurso do iMacro no Safari, eu prefiro usar o iPad para navegar pelos bancos, porque o iOs está sempre no ar, na hora que você aperta o botão início, já o Windows leva muito tempo para ser ativado, e o IE o mesmo tanto. Para pegar o número da conta, eu uso o recurso do copiar e colar entre o Numbers e o Safari.
 
Fórum do iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário