Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sobre a prosa com o Opegno,nesses dias.- mala nihil

Uma vez que o Blogger,na quinta feira passada,sumiu com uma réplica longa que ele fez a mim, a uma mensagem minha para ele do dia 04 de abril de 2.011- nessa mesma quinta feira,doze de maio,e com minha tréplica também longa a ele- vou relembrar o que ele escreveu a mim,e irei reescrever o que eu escrevi a ele,nesse dia.

Ele disse que leu aquela minha mensagem,entitulada "Ao André Pegnoratto" no dia em que a postei,mas que adiou a resposta.
Disse que se desanimou com a religião,porque seu interesse é eminentemente cristão- e que quando ele frequentou grupos evangélicos,ele percebeu principalmente interesse financeiro,por parte desses grupos.
Disse que não entra numa igreja,há quatro anos.
Afirmou que "ele não é o sr.Hosaka",disse que tem vinte e quatro anos(pelas minhas contas,ele tem mesmo, e seu aniversário é em dezembro)- e que vai casar com uma "princesa" de vinte e dois.
Pediu o e-mail e a senha do blog, para conseguir postar mensagens em destaque aqui,e quando o Blogger sumiu com nossas mensagens,ele se espantou.
"Não o vimos mais".

Eu respondi a ele,  ou seja, a esse resumo que fiz do que eu lembro que ele disse,o seguinte:

-Minha vida também passou por umas poucas,mas marcantes mudanças.
Dificuldades de usar os computadores conhecidos e disponíveis- e uma previsão de mudança de horárioos na minha rotina-me levaram a comprar um notebook, e a por uma internet nele.
O notebook foi comprado, porque na época,me preocupei com meus problemas de vista,e vi que precisava de um pc de tela média.
Depois,vi que ele seria difícil de transportar,e que eu também precisava de um cuja bateria durasse mais,e que não me obrigasse,portanto,a carregar fios para todo lugar.
Então, há menos de um mês comprei um pequeno.
Estou mais tranquila em relação à continuação da minha inclusão digital,agora.
Mesmo que por motivos de desemprego,não der para continuar pagando uma banda larga ótima,  conseguirei ter uma "alternativa".
E o melhor,é que esses bens adquiridos,com sua garantia de inclusão digital,são para sempre.

Em função  disso,já deixei de viver sobrecarregando minhas estantes com tudo quanto é revista.
Livros eu continuarei comprando,mas com mais critério.
Aliás,eu ganhei uma estante nova,dentro da qual guardei todas as minhas revistas antigas de arte e de botânica,e essas -por serem bonitas,eu vou continuar comprando.

Então, já posso usar a internet com maior calma,e fazer dela uma arma mais útil para a minha vida.
Por causa disso- já ando menos capenga em questões virtuais.

Mudei de seita do budismo,porque eu não estava mais conseguindo ir no templo do budismo Terra Pura,que também é frequentado pelos budistas de outras "linhas"- e estou seguindo uma religião Vajrayana,atualmente,que é o "caminho do diamante" no budismo.
Não perdi nada por fazer isso,está sendo muito bom para eu, e está sendo uma verdadeira surpresa - na realidade.
Fui em Diadema no inicio do ano,para uma consulta médica(só deu para marcar ali,porque é difícil marcar neurologistas pelo convênio), fiquei conhecendo a cidade onde mora o sr.Hosaka.
Uma semana depois,voltei lá para assistir uma cerimônia budista no templo Tendai- e passei,nas duas vezes,na frente do Jardim Zoológico e do Jardim Botânico.
Foi então que escrevi uns versinho sobre Diadema aqui no blog,e foi então que eu tive aquela idéia de escrever o conto sobre Adão,Eva e a serpente,no paraíso.(Adão-sr.Hosaka,Eva Nihil,Serpenteacher),conto que garantiu uns dias de diversão para nós.(hahahahahahaha...)

Estou de "aviso prévio".

Eu, que uns anos atrás,fui quase avessa à tecnologia,agora me preparo para ter um telefone celular,até agosto,para ter uma câmera digital,em janeiro do ano que vêm,para eu fotografar as dálias e os miosótis daqui do bairro- planejo aprender a tocar um teclado sintetizador de sons,e até o final do ano que vêm,vou ter uma brainmachine.
Porque não tenho mais reservas contra o uso da tecnologia para alcançarmos um estado de melhoria pessoal.(vide turbilhão 705,mais abaixo. Postei até um site dessas máquinas)
Poderei muito bem juntar as rotinas da meditação mais naturalista,com a induzida por máquinas.
Deus nos deu a inteligência para produzirmos meios de vivermos melhor, e de fazer o que é do interesse - também  melhor.
E não nos proibiu de usar essa inteligência.

Li uns meses atrás,um livro de poesias de uma poeta da antiguidade,e isso me levou a retomar a escrita das minhas poesias.
Eu costumo escrevê-las,desde pequena,lotei um monte de cadernos escolares com elas, destruí alguns desses cadernos.
Quando encontrei os gds do Uol e do Terra - "dei um tempo" -porque comecei a me ocupar com os textos correntes para esses sites,mas nos últimos meses,voltei a escrever e a reescrever versos antigos.

Que nem Safo de Lesbos, a poeta cujas poesias eu só conheci no ano passado,eu gosto de escrever versos naturalistas, ecológicos, poemas de amor,e preces em forma de versos.
Mas,vcs não conheciam essa minha inclinação- porque sempre fiquei constrangida em mostrar essas rimas,mas a loucona da Safo me ensinou a não ter mais essa vergonha.
Ou a diminuir esse constrangimento.

A leitura do livro de poesias dela me inspirou o inicio de uma série,chamada Encrenca,onde  eu falo de literatura, filosofia,e onde às vezes, falo de redação,idioma, e de outros temas culturais.
Vez por outra, eu escrevo um ou outro número da série Encrenca aqui no blog também.

Será que fiquei mala + uquete de verdade?
Eu era mais conhecida pelos textos da série Turbilhão,Carpideira,pelos envios artísticos e botânicos.

As muitas imagens das quais eu sempre me vali- disfarçavam minha dificuldade,ou minha insatisfação com a chance das minhas palavras traduzirem a sublimidade invisível presente na natureza e na arte.
Também um dos motivos que me levaram a retomar a poesia, foi um problema que tive num dos pcs,que me impediram de usar essas imagens.
Pois a cada vez que mandava uma postagem delas,eu tinha problemas de conexão.

Já não estou usando mais esse pc,e ando pensando se vale a pena mandar  consertá-lo.

Em meus textos Encrenca,ando refletindo mais sobre literatura,sobre as palavras,sobre a religião, e ando fazendo mais reflexões filosóficas.
Espero que todas as conclusões às quais eu ando chegando,sobre as coisas,e que estão me deixando mais segura,atualmente,não sejam só uma miragem.

Voltei  a assistir o programa Provocações na TV Cultura de Sâo Paulo,toda terça feira,a partir das vinte e três horas e dez minutos.
É apresentado pelo sr.Abujamra,e é uma atração onde se fala principalmente,de cultura.
Dá para assistir pela web.

Sei que eu não falei isso tudo para o André.

Eu lembrei das réplicas (duas) que eu dei a ele,e acrescentei mais temas.

Espero que ele goste desse texto- se ver.
Lembrarei aqui que já mandei para ele ontem,por e-mail,o e-mail e a senha desse blog.

Obrigada pela paciência  de vocês,leitores.

Espero que tenha sido tudo- que não haja mais nada.

Uma boa tarde a todos.

4 comentários:

  1. Estou lembrada de algo que eu disse a ele,mas que esqueci de por na crônica.

    Ando interessada em Psicanálise,e assim como quero tocar teclado samplerizado,também planejo estudar na Sociedade Brasileira de Psicanálise.Ainda é possível fazer isso ali,sem prestar vestibular.
    A Psicanálise não é uma mágica que resolve todos os problemas,mas promete semre diminuir a infelicidade humana.
    Eu tenho forte interesse nas questões de saúde mental,mas dificilmente vou poder cursar uma medicina,então a Psicanálise- subdivisão da Psiclogia atualmente, parece ser do meu interesse.
    Psicologia eu não cursaria- porque meu interesse em relação às questões da mente,é muito específico mesmo.

    Eu me interesso especialmente pela "filosofia da mente enquanto entidade metafísica" e a Psicanálise dá chance de encararmos as coisas desse jeito.

    Eu gostaria de ir mais vezes no templo Tendai de Diadema,mas de onde moro até lá,é uma viagem de várias horas,e acho uma pena não poder ir a esse templo de vez em quando.

    Esse foi o primeiro ano em que todas as árvores das flores dama da noite,floriram de uma só vez,aqui no bairro.
    O cheiro intenso dessas flores dominou ruas, vilas e casas por mais de um mês.

    Considerei isso um presente dos "santos antigos" de sanghas já desativados.

    Por causa da poeta Safo,passei a me interessar mais por mitologia grega,e "descobri' a deusa Vênus,e o deus Eros.
    Forças que moldaram nossa civilização tal como a conhecemos.

    Vênus é a matriarca nada linear de todos os nossos valores e tradições.
    Fora da cena "olímpica" nesses tempos atuais, e num mundo que talvez sempre tenha sido muito carente da noção de ser cuidado por uma "mãe universal".
    Para poder ser mais sensível e humano.

    De vez em quando,eu "falo mentalmente" com senhora de Vênus.

    E por causa dela,estou ainda mais budista do que antes.
    Porque o que ela deseja,é que sejamos fiéis a todas as mensagens dos Ícones que ocuparam a cena do mundo,após sua saída de cena.

    Porque foi "ela' que ensinou tudo a eles.

    Essa é minha suposição poética,mas que eu suspeito que não esteja tão longe da realidade.

    Isso aí,acho que acabou mesmo- agora.

    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

    ResponderExcluir
  2. Oi Nihil!
    O Globo repórter dessa sexta será sobre budismo.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Eu vou ver pela web,Selma,brigada de me avisar.

    Ainda tenho mais uma adição a fazer à minha mensagem acima.

    Claro que atualmente,escrevo minhas poesias e resenhas no word,ou no meu e-mail.
    Estou fazendo isso há dois anos.
    E sendo melhorzinha um pouco,para as árvores do planeta, bem como para a minha mão- pois já fiquei com tendinite,de tanto escrever com a caneta.
    Com minha caligrafia muito desenhada,que me faz escrever devagar.

    A poesia sempre caberá em todos os tempos.
    Mesmo na era dos robôs,mesmo nas viagens pelo espaço.

    Isso aí.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite a vocês,hoje,vinte e maio,- agora, meia noite.

    Onde vcs estão?

    Está um silêncio barulhento aqui no blog.(hohó!)

    É,eu vi que não é possível assistir nenhum dos programas da Globo,ao vivo,pela internet.
    Usei a televisão mesmo,para ver o Globo Repórter sobre o Butão.

    (vamos todos embora para lá? hehehe...)

    ResponderExcluir